Mandalas e Feng Shui

As mandalas se apresentam na maioria das vezes em círculos, mas podem aparecer em formas ovaladas, octogonais ou quadradas, sempre com uma estrutura fechada e uma imagem central. 

Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, integração e totalidade.


Encontrei um estudo de mestrado sobre mandala (de autoria de Monalisa Dibo) que traz uma definição, segundo C. G. Jung: “A palavra sânscrita mandala significa “círculo” no sentido habitual da palavra. No âmbito dos costumes religiosos e da psicologia, designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente, ou danças”.



E mais: Jung usava desenhos circulares que fazia com seus pacientes, associando a mandala com o Self, o centro da personalidade como um todo. 

Nesse estudo também encontrei que "manda" significa essência e "la" significa conteúdo. Em diferentes tradições e culturas, as mandalas foram usadas como orientação espacial, práticas espirituais, rituais sagrados e meditação.


Quando mandalas aparecem em sonhos ou na sua trajetória de vida, elas representam beleza, integração, cura, transformação, harmonia e equilíbrio.

Outros significados: círculo mágico, proteção, ponte para dimensões superiores; caminho a percorrer, busca interior, energia e movimento. Mandala é o fim e o começo; a morte e o renascimento.


No Feng Shui são ótimas para serem usadas como proteção acima da porta de entrada (do lado de dentro ou do lado de fora) ou no hall de entrada.

Mandalas representam a harmonia dos espaços, a mandala é harmonia, a mandala é a morada da divindade.

Dentro de casa simbolizam energia de totalidade e integração e também o alinhamento interior.

Você pode utilizar as mandalas em qualquer área da casa, de acordo com a sua intuição ou com as cores dessa área. Por exemplo:

No canto dos relacionamentos use mandalas com as cores rosa, branco e vermelho.



No canto da família, com tons de verde e azul.

No canto do sucesso, vermelho e dourado.

Para prosperidade as cores são púrpura, azul, vermelho e verde.

Para espiritualidade: tons de azul, verde e roxo.



Para criatividade: mandalas coloridas (aliás esse é um dos melhores cantos para colocar uma mandala!).

Para amigos: tons de cinza e branco e também é ótimo uma mandala aqui pela sua forma.

Para a carreira, tons de azul índigo e preto.


Para o centro da casa escolha mandalas com tons do elemento terra que são amarelos e laranjas.



E, claro, o baguá é uma mandala!!! É um octógono que representa a harmonia entre o ser humano, a Terra e o Céu a partir de um centro que contém o símbolo yin e yang - o equilíbrio das energias do feminino e masculino!!!



Imagens:
Mandala Mosaico: Jussara Moreira, imagem do blog Cris Poetto Arte, Mandalas.ch, Mundo das Mandalas
Baguá - imagem pinterest