Feng Shui para Home Office


Olá, pessoas queridas!

Acredito que muitos de vocês, neste momento, assim como eu, estão trabalhando em casa (ou de casa) ou montaram sua mesa de trabalho ou seu escritório em casa.

E, trabalhar em casa é uma arte. É preciso muita disciplina, concentração, organização e planejamento. E também muita atenção para não ultrapassar os limites sutis da vida profissional e da vida pessoal. Por esse motivo é importante organizar sua rotina de trabalho para que as horas sejam proveitosas, lucrativas e produtivas. E o Feng Shui pode lhe ajudar nesta tarefa, trazendo boas energias para quem trabalha por conta própria.

As sugestões deste artigo podem até parecer óbvias, mas é muito fácil esquecê-las quando se está envolvido com o trabalho. Espero que as dicas colaborem com a produtividade e a organização do seu espaço. Afinal, ser chefe de si mesmo é uma arte, um desafio e um aprendizado diário.

ORGANIZAÇÃO E AMBIENTE
Tenha um espaço limpo, arejado e organizado: mesa, computador e telefone para uso profissional. Prateleiras e caixas por perto ajudam a manter papeis, pastas, livros e outros materiais de trabalho em ordem. Para ter mais foco, agilidade de raciocínio e comunicação, cerque-se de itens de cor amarela. A iluminação deve ser boa e a presença de plantas ajuda a alegrar o ambiente. Se possível, tenha um cômodo exclusivo para o seu escritório ou um espaço demarcado (por meio de um biombo, uma cortina ou um tapete).

MESA DE TRABALHO
Para atrair clientes e melhorar a comunicação, coloque o telefone na área dos amigos (canto inferior direito da sua mesa). Se a intenção é estimular o estudo sobre sua profissão, coloque livros com temas específicos no canto da sabedoria (lado inferior esquerdo da mesa). Para atrair a prosperidade ou amenizar a energia eletromagnética do computador, tenha por perto pedras preciosas como o citrino, a pirita, a ametista ou a turmalina negra.

VISUAL
Nada de acordar e ficar trabalhando de pijama, camisola ou moletom velho o dia todo. A roupa pode ser confortável, mas vista-se para atrair sucesso para sua carreira. O vermelho ajuda a ter mais energia e atitude, enquanto o amarelo auxilia na comunicação, concentração e foco. Já o laranja estimula a criatividade, o verde ajuda a ter equilíbrio, o roxo atrai prosperidade, e o azul é indicado para dias mais tranquilos.



COMUNICAÇÃO E NETWORKING
Fale com pessoas pelo telefone, faça contatos, ligue para os clientes, agende reuniões virtuais.
Programe sua semana para divulgar seu trabalho e estimular o networking. Outra dica é afirmar para você mesmo (e até para os clientes e público alvo) que o seu escritório fica em casa, e não que trabalha em casa. Isso ajuda a transmitir uma mensagem mais segura e profissional.

HORÁRIOS
Estipule uma hora para trabalhar e prefira o horário comercial para que você possa atender a demanda do mercado e do segmento no qual atua. Com o trabalho autônomo e com o Home Office, podem ocorrer exceções, pois acabamos trabalhando fora do horário comercial, mas evite e respeite o seu horário. E muito importante: faça pausas para o almoço, café ou lanche.



Texto: Cris Ventura
Imagens: Unsplah  e Foto da cadeira da Casa da Cris Ventura/Arquivo Pessoal