Feng Shui nas Paredes

Olá, pessoas queridas! Tudo bem?
Hoje vou falar sobre as paredes da casa e o feng shui.

Ao entrar numa casa, como morador ou visitante, uma das primeiras coisas que observamos e captura a nossa atenção são as paredes. Os motivos são os mais diferenciados possíveis: uma cor forte, o tom monocromático, muita claridade ou muita escuridão, pintura desgastada, quadros, espelhos, fotos ou a falta de imagens, prateleiras, móveis altos ou baixos, enfim, acabamos por notar o que chama a atenção pela falta ou pelo excesso nas paredes dos ambientes.

A questão é que isso tudo tem a ver com a energia vital (chi) que pode acelerar ou estagnar e, assim, também causa desajustes nas pessoas que habitam a casa.

As paredes absorvem todo o tipo de energia do lugar: músicas, vozes, palavras positivas ou negativas acabam ficando impregnadas nas paredes. Por isso, sempre que for comprar ou alugar um imóvel a recomendação é raspar e pintar as paredes para eliminar memórias ruins e energias antigas que podem não ser boas.

Paredes muito lotadas de quadros, fotos, imagens e prateleiras passam a sensação de excesso de informação. Já as paredes muito vazias simbolizam falta de otimismo.

Portanto, o caminho do meio é o ideal: ao decorar uma parede com quadros e/ou outros itens, deixe uma outra parede mais limpa ou até mesmo vazia.

Já em relação a cor, você pode optar por uma cor mais vibrante ou diferente em um ambiente  ou pelo papel de parede com padrões que combinem com a função do cômodo e que ajude a harmonizá-lo.

As dicas de hoje são ligadas aos elementos da natureza simbolizados pelo feng shui (água, madeira, fogo, terra e metal) e também às energias mais indicadas para cada cômodo, usando o papel de parede com a cor a cor e a padronagem adequados para cada lugar da casa. Confira:

Entrada: use um mix de cores claras e desenhos geométricos neutros para atrair boas energias.



Cozinha: uma estampa retrô, alegre e ao mesmo tempo suave é o ideal para uma cozinha onde há a mesa de refeições, criando uma divisória e trazendo pinceladas de elemento água (verde claro) para equilibrar com o elemento fogo (vermelho).



Quarto: os motivos florais criam um clima de romantismo e suavidade, bons para o ambiente com esse papel de parede para o quarto e traz também a energia do amor.



Quarto de Criança: prefira sempre cores suaves, delicadas e claras. O azul com nuvens traz a sensação de sonho e relaxamento, energias boas para o quarto das crianças.



Home Office: concentração, clareza mental e estabilidade são indicados para esse ambiente. Os círculos e o cinza representa o elemento metal ligado aos pensamentos e ao lado racional. Já o marrom e caramelo simbolizam estabilidade do elemento terra.



Banheiro: sensação de pureza, renovação e paz são transmitidas na padronagem desse papel de parede que ilumina e purifica a energia do banheiro. Também é indicada para lavabos.



Sala: o papel tem o padrão "tijolinho" que simboliza a estabilidade da energia da terra e é ótima para ambientes com muitas janelas.





Imagens: Papel de Parede dos Anos 70