Banheiros: cada um no seu guá


No Feng Shui o banheiro geralmente é visto o lugar que leva a energia embora.

Esse simbolismo tem fundamento por conta da presença dos ralos, dos vasos sanitários e da constante movimentação da água. E, dependendo da localização do banheiro numa residência ou empresa é preciso ainda mais cuidado se ele estiver no centro do imóvel ou em um desses guás: prosperidade, sucesso e relacionamentos. 

Vale lembrar que o banheiro também é o lugar do banho, da purificação, do relaxamento, da renovação de energias. E que os banheiros devem ser bem decorados para garantir a boa energia no ambiente.

E agora vamos aos exemplos dos banheiros em cada um dos guás do baguá do Feng Shui:

Trabalho: esse guá é regido pelo elemento água e as cores aqui são o azul-índigo e o preto que podem ser usadas em detalhes como acessórios, tapetes, toalhas. O espelho deve ser amplo e belo. 

Amigos: o elemento aqui é o metal que pode ser usado com elegância e modernidade nas peças ou acessórios. As formas arredondadas e as cores branco e cinza são as mais indicadas.

Criatividade: o elemento aqui também é o metal e além do branco tom pastel, o colorido é apropriado. Decore com objetos de artesanato, pinturas e motivos infantis.

Espiritualidade: aqui o elemento é terra que pode ser simbolizado por objetos de cerâmica. As cores são o lilás e o azul que ajudam a relaxar e a sintonizar com o lado espiritual. Velas e incensos são bem-vindos.

Família: toda a harmonia do verde em diferentes tons e da decoração floral ajudam a estimular esse guá regido pelo elemento madeira - que pode estar presente no armários. 

Centro: amarelo é a melhor cor para um banheiro nesse local. Plantas em vasos com terra e cristais de quartzo representam o elemento terra e são muito indicados.

Prosperidade: o elemento é madeira que pode estar em armários ou prateleiras. Decore com objetos luxuosos e as cores desse guá: roxo ou vermelho. Itens dourados e prateados são bem-vindos.

Relacionamentos: organize os objetos aos pares. Decore com flores naturais, velas, motivos românticos e use as cores rosa, vermelho e/ou branco.

Sucesso: aqui o o elemento é o fogo pode ser afetado negativamente pelo elemento água dos banheiros, por isso inclua a cor vermelha, velas, boa iluminação e formas triangulares na decoração.


Dicas gerais: manter as portas fechadas e as tampas dos vasos sanitários dos banheiros e lavabos sempre abaixadas. Plantas em vasos com terra são ótimas para equilibrar as energias dos banheiros. Importante lembrar que as dicas desse post ajudam, mas existem outras curas de feng shui que podem ser sugeridas durante uma consultoria.

Imagens: Bathroom Heaven, IreneAdisty's Blog,  Clear Lead, Decorology, My Home Ideas,8rd.org.