28 de mai de 2013

Yin e Yang


Para os taoístas, não existia divisões no início do mundo e antes mesmo do universo surgir, havia apenas um vazio puro e pleno e nele habitava o Tao. Duas grandes forças, de polaridades diferentes e ao mesmo tempo complementares, deram início ao universo e ao movimento da vida. Essas forças chamam-se Yin e Yang e interagem para influenciar ciclos como o dia e anoite, o calor e o frio, o claro e o escuro. A união do Yin e do Yang é representada pelo símbolo que se chama Tai Chi: dentro de um círculo as duas formas sinuosas (yin – preto e yang – branco) se encontram e contém a semente um do outro.

A força Yin simboliza a energia do feminino, as cores escuras, a suavidade e a passividade. Enquanto o Yang representa a energia masculina, o dinamismo, a força, a luz. O Feng Shui analisa essas energias em um ambiente para harmonizá-lo.

Vale lembrar que o Feng Shui não se associa a nenhuma religião e não é uma religião. No entanto,
o taoísmo - considerado uma filosofia e uma religião - possui conceitos muito antigos e utilizados pelo Feng Shui como a observação meticulosa da natureza e o desenvolvimento da intuição.

24 de mai de 2013

Tapetes e Feng Shui

Adoro chegar em casa, tirar os sapatos (que trazem energia da rua) e andar descalça pela casa...E, apesar do piso de madeira, gosto de tapetes ao lado da cama, nos banheiros, na sala e na área de serviço.

Tapetes simbolizam conforto, aconchego e estão na base/na estrutura/no chão da casa. Onde se pisa a energia deve ser boa, ou seja, um carinho para os pés, um conforto para a estrutura, uma leveza para o ambiente. O tapete, portanto, é um recurso de decoração e de feng shui que capta e transmite muita energia.

Casas com pisos "frios" - pedras, mármores, lajotas, granitos - podem receber o aconhcego de um tapete de fibra no verão e de um tapete de tecido (com material "mais fofo") no inverno.

O material e o desenho do tapete pode ser adequado ao ambiente e ao guá. Por exemplo: tapetes de fibra e/ou com listras e/ou com motivos florais podem representar o elemento madeira (bom para quartos de criança e guá da família). Tapetes de tecido e/ou com desenhos triangulares e/ou com tons de vermelho/laranja/amarelo simbolizam o elemento fogo (bom para salas, escritórios e guá do sucesso).

Mais dicas:

- Nos banheiros tapetes amarelos para simbolizar a cor do elemento terra que ajuda a estabilizar as energias desse ambiente.

- No quarto do casal, dois tapetes iguais e aconchegantes, um de cada lado da cama.

- No quarto das crianças ou no espaço para brincar: tapetes coloridos.

- Nos corredores, vários tapetes ou um tapete grande (tipo passadeira) para conduzir a energia.










Imagens: Home Design Base, MaquiagemeSeusAfins, Apartment Therapy, ByKamy,  Decoração.com

21 de mai de 2013

Móbiles e Feng Shui

Um móbile movimenta o ar de um ambiente, estimula a circulação da energia vital (chi) e fortalece harmoniosamente a energia fraca dos lugares.

Os móbiles são muito indicados para energizar halls de entrada estreitos, cantos vazios ou para esconder quinas e flechas.

Em um corredor muito longo os móbiles são usados para conduzir o chi (energia vital) por toda a sua extensão.

Os móbiles também são usados para reduzir a intensidade da entrada de energia de janelas muito grandes.

E os quartos de crianças ficam mágicos e encantados com móbiles coloridos e graciosos.

Os modelos podem ser criativos, delicados, coloridos e ousados!

Portanto, muito mais do que um enfeite para a casa o móbile pode ser usado como um objeto de cura de feng shui!




14 de mai de 2013

Entradas


As entradas das casas são os portais de ligação do mundo interno e externo de nossas vidas e atraem ou repelem o chi (energia vital).

Por isso, as entradas externas e internas de casas e apartamentos (inclusive os halls de entrada) devem ser bem iluminadas, com cores vibrantes e/ou claras, bem decoradas com quadros, vasos, cristais, flores, plantas e/ou espelhos e muito importante: livre de obstáculos.


O Feng Shui analisa também os caminhos que levam ao imóvel. e, então, as entradas dos prédios, condomínios, portões de casas e jardins também devem seguir essas dicas para garantir boas energias, beleza e a entrada do bom chi!!!

Imagem: Múlltiplas Impressões e Foto do Instagram Cris Ventura 

12 de mai de 2013

Singela Oração

Se as palavras tem poder, rezar é bom! Ler em voz alta uma oração e frases positivas mudam a energia da pessoa e do lugar. E foi durante um dos cursos com o arquiteto e consultor de Feng Shui Carlos Solano que ouvi pela primeira esta linda oração que deixo de presente para todos e, em especial, para todas as mamães do Céu e da Terra ;-)

ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Bem debaixo, Senhor, da tua asa, coloca a nossa casa.
Nossa mesa abençoa, e o leito, e o linho, guarda o nosso caminho.
Brote, em torno, o jardim, frutos e flores, em nossa boca, louvores.
Conserva pura a fonte de cristal, longe o pecado e o mal.
Repele o incêndio, a peste, a inundação, reine a paz e a união.
Bem haja na janela o azul do dia, na parede, Maria.
Encontre a noite quieta a luz acesa, quente sopa na mesa.
Batam à porta o pobre e o viajor, e tu mesmo, Senhor.
Tranqüilo seja o sono sob a cruz, que a outro sol conduz.


Imagem de Nossa Senhora da Apresentação do Museu do Oratório

10 de mai de 2013

A magia das cores: Verde

Verde que te quero ver-te sempre verde! Cor que marca o início da primavera e está diretamente ligada com seu simbolismo no Feng Shui: novo ciclo, desenvolvimento, crescimento, expansão...Representa tranquilidade, frescor, esperança, saúde, renovação, longevidade!

Verde - com todos os seus maravilhosos tons - representa o elemento madeira que se expande e leva as sementes de seus frutos e flores de um lado para outro fazendo florescer projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos, nascer inspirações e assim criar e recriar para que a casa, o trabalho, o amor e todas as áreas da vida fiquem mais harmoniosas e equilibradas.

Cor do Guá da Família e do chacra do coração! O verde claro é ótimo para quartos - principalmente quartos de criança. Uma boa cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo, por exemplo, um novo lar!











Imagens: House Beautiful, Apartment Therapy, Martha Stewart, Decorology, 
Furniture Fashion e Room Envy, Home Decor, Decoholic