28 de mai de 2013

Yin e Yang


Para os taoístas, não existia divisões no início do mundo e antes mesmo do universo surgir, havia apenas um vazio puro e pleno e nele habitava o Tao. Duas grandes forças, de polaridades diferentes e ao mesmo tempo complementares, deram início ao universo e ao movimento da vida. Essas forças chamam-se Yin e Yang e interagem para influenciar ciclos como o dia e anoite, o calor e o frio, o claro e o escuro. A união do Yin e do Yang é representada pelo símbolo que se chama Tai Chi: dentro de um círculo as duas formas sinuosas (yin – preto e yang – branco) se encontram e contém a semente um do outro.

A força Yin simboliza a energia do feminino, as cores escuras, a suavidade e a passividade. Enquanto o Yang representa a energia masculina, o dinamismo, a força, a luz. O Feng Shui analisa essas energias em um ambiente para harmonizá-lo.

Vale lembrar que o Feng Shui não se associa a nenhuma religião e não é uma religião. No entanto,
o taoísmo - considerado uma filosofia e uma religião - possui conceitos muito antigos e utilizados pelo Feng Shui como a observação meticulosa da natureza e o desenvolvimento da intuição.

24 de mai de 2013

Tapetes e Feng Shui

Adoro chegar em casa, tirar os sapatos (que trazem energia da rua) e andar descalça pela casa...E, apesar do piso de madeira, gosto de tapetes ao lado da cama, nos banheiros, na sala e na área de serviço.

Tapetes simbolizam conforto, aconchego e estão na base/na estrutura/no chão da casa. Onde se pisa a energia deve ser boa, ou seja, um carinho para os pés, um conforto para a estrutura, uma leveza para o ambiente. O tapete, portanto, é um recurso de decoração e de feng shui que capta e transmite muita energia.

Casas com pisos "frios" - pedras, mármores, lajotas, granitos - podem receber o aconhcego de um tapete de fibra no verão e de um tapete de tecido (com material "mais fofo") no inverno.

O material e o desenho do tapete pode ser adequado ao ambiente e ao guá. Por exemplo: tapetes de fibra e/ou com listras e/ou com motivos florais podem representar o elemento madeira (bom para quartos de criança e guá da família). Tapetes de tecido e/ou com desenhos triangulares e/ou com tons de vermelho/laranja/amarelo simbolizam o elemento fogo (bom para salas, escritórios e guá do sucesso).

Mais dicas:

- Nos banheiros tapetes amarelos para simbolizar a cor do elemento terra que ajuda a estabilizar as energias desse ambiente.

- No quarto do casal, dois tapetes iguais e aconchegantes, um de cada lado da cama.

- No quarto das crianças ou no espaço para brincar: tapetes coloridos.

- Nos corredores, vários tapetes ou um tapete grande (tipo passadeira) para conduzir a energia.










Imagens: Home Design Base, MaquiagemeSeusAfins, Apartment Therapy, ByKamy,  Decoração.com

21 de mai de 2013

Móbiles e Feng Shui

Um móbile movimenta o ar de um ambiente, estimula a circulação da energia vital (chi) e fortalece harmoniosamente a energia fraca dos lugares.

Os móbiles são muito indicados para energizar halls de entrada estreitos, cantos vazios ou para esconder quinas e flechas.

Em um corredor muito longo os móbiles são usados para conduzir o chi (energia vital) por toda a sua extensão.

Os móbiles também são usados para reduzir a intensidade da entrada de energia de janelas muito grandes.

E os quartos de crianças ficam mágicos e encantados com móbiles coloridos e graciosos.

Os modelos podem ser criativos, delicados, coloridos e ousados!

Portanto, muito mais do que um enfeite para a casa o móbile pode ser usado como um objeto de cura de feng shui!




19 de mai de 2013

Feng Shui no Chão

Você tem olhado por onde pisa? Pois é, o chão da casa e/ou de um ambiente significa - literalmente - a base, a segurança, o apoio e a estrutura de nossas energias. Por exemplo, um chão de vidro pode simbolizar transparência, mas, por outro lado, também pode simbolizar insegurança. Um piso frio pode deixar o ambiente depressivo. Já um piso com material muito liso, pode tornar a vida um tanto escorregadia. E um piso de madeira deixa o ambiente mais aconchegante.

Claro que as interpretações descritas nesse post dependem de uma análise de energia mais completa (pois há também o desenho e formato dos pisos que podem influenciar na análise), então, encarem apenas como exemplos gerais.

O ideal é combinar o estilo da decoração, o material do piso e a segurança do lugar para garantir conforto e um bom feng shui na estrutura do ambiente.Vale lembrar que o piso/o chão também simboliza a jornada/o caminho de nossas vidas.




Dicas simples para o chão do seu lar:

- Limpar (física e energeticamente) o chão por onde você pisa. Sempre recomento o óleo essencial de eucalipto (9 gotas para 1 litro de água) na última água (após a faxina geral) com um pano. O ambiente ficará com um cheirinho de sauna e purificado.

- Deixar os sapatos logo na entrada da casa para não trazer as energias da rua para o piso de seu lar. Reserve meias ou chinelos ou mantenha os pés descalços dentro da sua casa.

- Tapetes confortáveis são bons para o seus pés e para a sua energia.

Dica para o seu pé

- Sempre que puder pise na terra ou na areia. Você recarrega sua bateria, descarrega energias ruins e entra em contato com a natureza e o elemento terra que é bom para a concretização dos desejos.


Beijos e pé no chão!
;-)

Imagens: MulherUOL, OGlobo.com, ProjetosdeCasas, Casaejardim

14 de mai de 2013

Entradas


As entradas das casas são os portais de ligação do mundo interno e externo de nossas vidas e atraem ou repelem o chi (energia vital).

Por isso, as entradas externas e internas de casas e apartamentos (inclusive os halls de entrada) devem ser bem iluminadas, com cores vibrantes e/ou claras, bem decoradas com quadros, vasos, cristais, flores, plantas e/ou espelhos e muito importante: livre de obstáculos.


O Feng Shui analisa também os caminhos que levam ao imóvel. e, então, as entradas dos prédios, condomínios, portões de casas e jardins também devem seguir essas dicas para garantir boas energias, beleza e a entrada do bom chi!!!

Imagem: Múlltiplas Impressões e Foto do Instagram Cris Ventura 

12 de mai de 2013

Singela Oração

Se as palavras tem poder, rezar é bom! Ler em voz alta uma oração e frases positivas mudam a energia da pessoa e do lugar. E foi durante um dos cursos com o arquiteto e consultor de Feng Shui Carlos Solano que ouvi pela primeira esta linda oração que deixo de presente para todos e, em especial, para todas as mamães do Céu e da Terra ;-)

ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Bem debaixo, Senhor, da tua asa, coloca a nossa casa.
Nossa mesa abençoa, e o leito, e o linho, guarda o nosso caminho.
Brote, em torno, o jardim, frutos e flores, em nossa boca, louvores.
Conserva pura a fonte de cristal, longe o pecado e o mal.
Repele o incêndio, a peste, a inundação, reine a paz e a união.
Bem haja na janela o azul do dia, na parede, Maria.
Encontre a noite quieta a luz acesa, quente sopa na mesa.
Batam à porta o pobre e o viajor, e tu mesmo, Senhor.
Tranqüilo seja o sono sob a cruz, que a outro sol conduz.


Imagem de Nossa Senhora da Apresentação do Museu do Oratório

10 de mai de 2013

A magia das cores: Verde

Verde que te quero ver-te sempre verde! Cor que marca o início da primavera e está diretamente ligada com seu simbolismo no Feng Shui: novo ciclo, desenvolvimento, crescimento, expansão...Representa tranquilidade, frescor, esperança, saúde, renovação, longevidade!

Verde - com todos os seus maravilhosos tons - representa o elemento madeira que se expande e leva as sementes de seus frutos e flores de um lado para outro fazendo florescer projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos, nascer inspirações e assim criar e recriar para que a casa, o trabalho, o amor e todas as áreas da vida fiquem mais harmoniosas e equilibradas.

Cor do Guá da Família e do chacra do coração! O verde claro é ótimo para quartos - principalmente quartos de criança. Uma boa cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo, por exemplo, um novo lar!











Imagens: House Beautiful, Apartment Therapy, Martha Stewart, Decorology, 
Furniture Fashion e Room Envy, Home Decor, Decoholic

8 de mai de 2013

Chi, a Energia Vital

A energia vital é chamada de chi ou ch’i e sua pronúncia é “tchii”. 

Aqui no blog usarei a grafia chi e muitos traduzem seu significado como energia ou força vital.

No dicionário Aurélio encontramos definições sobre energia que nos ajudam a entender o que é o chi.

"A energia pode ser a maneira pela qual se exerce uma força e se manifesta de diferentes formas: calórica, mecânica, elétrica. Já a força tem o sentido de vigor e saúde. E vital é tudo aquilo ligado a preservação da vida."

Portanto, pode-se afirmar que o chi é a força que movimenta a nossa vida e que o chi também está em nós e na nossa essência.

Também gosto muito da definição de Sarah Rossbach e do mestre Lin Yun no livro Feng Shui e A Arte da Cor:

“Chi é um alento essencial para manter o equilíbrio físico, ambiental e emocional”.

Não podemos ver o chi, mas podemos ver suas manifestações nos espaços como, por exemplo, a disposição dos móveis e objetos de um ambiente. Para que haja movimento do chi é preciso existir um espaço para circulação natural como um caminho, um contorno, um fluxo. E não obstáculos, barreiras ou passagens bloqueadas. Às vezes, o visual de um lugar também é capaz de despertar sensações agradáveis ou desagradáveis, de acordo com o chi desse lugar e das pessoas.

Há diferentes tipos de chi: o cósmico – as estrelas, os planetas, o clima e as diferentes estações, o terrestre – a Terra e seu campo magnético, além dos espaços com seus formatos, cores e construções e o Humano – a energia que circula pelo corpo humano que pode ser constituída da herança genética, do alimento e do ar.


Enfim, todos os tipos de chi interagem constantemente e influenciam tanto o nosso corpo, como a nossa mente e o espaço onde vivemos. E para que haja equilíbrio e harmonia é necessário cultivar o chi que vive em nós e em nossos ambientes com práticas saudáveis e uma delas com certeza é o Feng Shui ;-)


Imagens: Cerejeira: photo © Japan Art and Architecture, Howstuffworks, LuckCharm, An Indian Summer

4 de mai de 2013

Cantos com Feng Shui

Tem dia que acordo cheia de palavras em mente que precisam ser expressas por meio deste teclado que "vos fala"...Tem dia que apenas pesquiso imagens tão encantadoras que não tenho vontade de dizer nada, apenas de publicá-las para que os olhos alheios as contemplem...E tem dia que a combinação de imagem e palavra torna-se poesia. Hoje contemplei essas imagens e quero dividir com vocês apenas mencionando para que canto elas podem ser usadas, para ajudar a visualizar um determinado guá do baguá. Hoje eu definiria o Feng Shui como um encontro de palavra e imagem, lembrando que a definição pode mudar assim como tudo na vida muda a cada instante, mesmo que a gente não perceba. Melhor ainda: um lugar com bom Feng Shui é aquele canto que te convida a ficar, relaxar, desfrutar, contemplar...Os cantos energizados ajudam a viver, cuidar, morar ;-)

Canto do Trabalho: o azul índigo e a 
planta sinuosa indicam movimento da vida

Canto dos Amigos e Viagens: com a expressão 
de um lugar que deseja conhecer

Canto da Criatividade: cores, misturas e
alegrias que inspiram ideias inovadoras

Canto dos Relacionamentos: pares, tons suaves e a 
imagem das peônias criam romance

 Canto do Sucesso: a vibração do
elemento fogo nos objetos em vermelho

Canto da Prosperidade: madeira, tons dourados e espelho 
simbolizam riquezas e bênçãos

Canto da Família: madeira, verde e 
objetos que contam a história da família

Canto da Sabedoria: cores relaxantes e 
conforto para ler e meditar


Imagens: Múltiplas Impressões, Via Amelie, An Indian Summer