25 de ago de 2012

Feng Shui, Arte e Mantras

Muita gente tem dificuldade de escolher quadros ou imagens na hora de decorar. E, claro, com toda a razão. E eu faço parte desse grupo. O quadro - e sua imagem (abstrata ou não) precisa me fazer sentir que ele foi feito com muito amor, positividade e boa energia para fazer parte da minha casa e da minha vida. O quadro tem uma simbologia, uma procedência, uma criatividade, uma energia que é transmitida quando é contemplado. Por isso, há uma atração imediata - ou não - por determinados estilos, cores e imagens.

Por isso, quero apresentar para vocês uma arte feita com boas vibrações, emoção, magia e cores e  por uma pessoa que tem uma visão de mundo espiritualizada, uma vida recheada de viagens sensacionais e mente, alma, coração e mãos abençoados e capazes de transmitir em sua arte toda essa energia maravilhosa...São as aquarelas de Cláudia Proushan, artista que admiro há bastante tempo e tive o prazer de conhecer ao vivo recentemente.

Cláudia selecionou com carinho algumas de suas artes que estão relacionadas a cada um dos guás do baguá. Vou falar um pouco da imagem e um pouco sobre o guá e um pouco sobre o mantra que há em algumas das imagens. Vamos lá:


Trabalho: o guá da missão, da carreira, do destino. 
Representado pelo azul índigo e traços sinuosos.

Aqui temos o mantra OM TARE TUTTARE TURE SOHA que significa:
Tara verde elimina interferências internas (como medo, ressentimentos e insegurança) e externas. Acelera a realização das ações positivas. Traz proteção, fé e coragem;


Espiritualidade: o guá do autoconhecimento, da sabedoria, da fé. 
Uma de suas cores é o azul e aqui temos também o trigrama do guá.

Há a presença do mantra OM MANI PADME HUM que desperta a compaixão abrindo o chakra do coração, também conhecido como mantra do amor universal.

Família: o guá dos ancestrais, da força, da superação de crises.
O verde - em qualquer tom - é a cor desse guá.

O mantra é OM TARE TUTTARE TURE SOHA que significa: Tara verde elimina interferências internas (como medo, ressentimentos e insegurança) e externas. Acelera a realização das ações positivas. Traz proteção, fé e coragem.

Prosperidade: o guá das bênçãos materiais e espirituais, do fluxo financeiro.
A cor é o púrpura e o vermelho e o elemento madeira (representado pela folha).

Aqui o mantra é OM VAJRA SATVA HUM, um mantra de purificação (em geral depois que se recita outros mantras , este é recitado para purificar e limpar qualquer impureza)

Sucesso: o guá do reconhecimento, da luz e das realizações. 
A cor é o vermelho e na imagem temos também o trigrama do guá.

O mantra OM TARE TUTTARE TURE SOHA que significa
Tara verde elimina interferências internas (como medo, ressentimentos e insegurança) e externas. Acelera a realização das ações positivas. Traz proteção, fé e coragem.

 Relacionamentos: o guá do amor, da parceria, da sintonia.
O rosa em todos os tons representa esse guá.

Mantra das Três Jóias (Buddha, Dharma e Sangha):
"De sol a sol, à noite ou ao meio dia, possam as três jóias  concederem-nos suas bênçãos, ajudar-nos a alcançar todas as realizações e espalharem sinais auspiciosos em nossas vidas."

Criatividade: o guá do futuro, da alegria da vida, das crianças, dos projetos.
O branco e tom pastel ativam esse guá.

OM TARE TUTTARE TURE SOHA que significa:  
Tara verde elimina interferências internas (como medo, ressentimentos e insegurança) e externas. Acelera a realização das ações positivas. Traz proteção, fé e coragem.


Amigos: o guá dos benfeitores, das viagens, da sincronicidade.
Os tons metalizados representam o guá juntamente com o trigrama.

Aqui temos o lindo mantra das Três Jóias (Buddha, Dharma e Sangha):
"De sol a sol, à noite ou ao meio dia, possam as três jóias  concederem-nos suas bênçãos, ajudar-nos a alcançar todas as realizações e espalharem sinais auspiciosos em nossas vidas."

Centro: o guá da saúde física e mental, do equilíbrio, da estabilidade.
A cor é o amarelo e tons da terra. 
E temos o símbolo do tai chi com yin e yang representando o equilíbrio.

O mantra OM TARE TUTTARE TURE SOHA que significa:  
Tara verde elimina interferências internas (como medo, ressentimentos e insegurança) e externas. Acelera a realização das ações positivas. Traz proteção, fé e coragem.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho da Cláudia Proushan aqui: www.claudiaproushan.com, ou fale com ela pelo e-mail: cproushan@uol.com.br

7 comentários:

Roberta Maia disse...

Nossa que bom ter encontrado o seu cantinho através da Casa Claridade...tenho muito para aprender aqui e ler seus posts vai ser de grande utilidade para minha vida!!!

Parabéns!
Muita Luz!!!

Sheila Taniguchi disse...

São todos muito bonitos mas tenho uma queda, um tombo pelo verde, foi só bater o olho e já gamei, lindo post, belos quadros =)

Sandra Louzada disse...

Cris que lindos! maravilhosos deleites para os olhos, obrigada! mais uma vez, encheu meu coraçao de alegria e paz, a arte tem esse poder de embelezar nossos coraçoes. O Belo juntamente com o Mantra que nos eleva! Obrigada! Um grande abraço e beijos! Sandrinha-Brasilia (chicory88@gmail.com)

Paula disse...

Um trabalho lindo e delicado assim só pode vir de uma pessoa iluminada... E é da nossa natureza brasiliana essa mistura de coisas boas, cores, formas e palavras que se conjugam para a alegria da alma.

É sempre enriquecedor vir ao teu espaço!!

Beijo grande!

epoxi disse...

Aprendi bastante, obrigada!

aikatherine disse...

on hyvin kauniita maalauksia, sydän pitää niistä paljon. ja silmä. mielenkiintoista. en ymmärrä paljon feng shui mutta ehkä opin. kiitos

Daniela Rhodry disse...

Adorei! Leitura muito boa! Mais um ótimo aprendizado!

Bjs
Danie
www.lindaecheiadegraca.blogspot.com