21 de ago de 2009

Dona Resiliência

Há um bom tempo li um matéria na revista Vida Simples sobre um tema que eu não conhecia: resiliência. A palavrinha estranha aos meus ouvidos começou a surgir em diversas áreas da vida pessoal e profissional (terapia, psciologia, revistas, carreira, ecologia e por aí vai...).

E por que falar de resiliência num blog de Feng Shui? Porque acredito que Feng Shui é vida (uma leitora, a Fabianne, me disse uma vez que meu blog era sobre a vida...) e a vida nos leva ao aprendizado na prática e, acho que já fui resiliente algumas vezes e isso me fez uma pessoa melhor.

O assunto de hoje pode parecer "muito cabeça", mas eu já tinha anotado esse tema como "rascunho", mas acho que vale a pena dividir com quem não sabe ou relembrar para quem já sabe que:

" Resiliência é um conceito que vem da física e significa a capacidade de um objeto recuperar-se, de se moldar novamente depois de ter sido comprimido, expandido ou dobrado, voltando ao seu estado original. O dicionário Aurélio define o termo como 'a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica' "
Isabel Camilo Galieta

"Enfrentar as adversidades da vida não é fácil. Mas, quando conseguimos subjugar os problemas, saímos restaurados, firmes para continuar em frente.
Isso é resiliência, afinal."
Rafael Tonon

E para que a "dona resiliência" nos ajude a ter uma vida mais simples, aqui estão algumas dicas que encontrei na matéria (leia aqui o texto completo).

- OTIMISMO. Manter o bom humor é necessário nas adversidades. Recuse-se a se ver como vítima e mantenha o pensamento positivo.

- FLEXIBILIDADE. Aceite que existem altos e baixos. Jogo de cintura é imprescindível.

- LEGITIMIDADE. Procure reconhecer seu valor: você é quem melhor pode se ajudar a enfrentar os problemas - e a sair deles.

- ESTABILIDADE. Não permita que as adversidades ou os outros o invalidem: busque conhecer a natureza exata de suas falhas.

- UNIÃO. Conte com as pessoas para ajudá-lo: compartilhar ajuda a enfrentar os problemas.

- HUMILDADE. Reconheça que os problemas exigem de você uma postura diferente: é preciso aprender maneiras novas de agir perante eles.

- PERSISTÊNCIA. Tenha a certeza de que há uma solução. Não desista antes de chegar lá.

- AÇÃO. Renove suas energias e mantenha sempre a disposição: não basta querer, é preciso ter vontade e agir.

- CRIATIVIDADE. Não acredite em receitas preestabelecidas: confie em si mesmo para incrementar novas soluções.

- LIBERDADE. Livre-se dos padrões de certo e errado: busque alternativas segundo seus instintos e crenças.

- FÉ. Determine um sentido espiritual para sua vida: é ela que rege o significado de sua existência.

- AMOR. Amar é a melhor forma de ajudar aos outros: integre a adversidade a sua história, fale dela, seja solidário e sirva como exemplo.

Bom fim de semana ;-)

Imagem: RedBubble

12 comentários:

Karina K. disse...

Oi, Cris!

Muito legal esse post. Boas palavras pra gente refletir e encerrar a semana!

Beijos e obrigada por partilhar esses pensamentos.

Margaret disse...

Um post cabeça porem super gostoso de ler.
Beijo grande e tenha um excelente final de semana.

Debor@h disse...

Oi Cris,

Gostei muito do seu post. Não sabia o que era a palavra resiliência e achei interessante seu significado.
Obrigada pelo post, que é lindo e seu blog é simplismente cheio de vida!
Bom fim de semana para vc.

Eliana disse...

Oi Cris, adoro passar por aqui. E hoje especialmente após ler seu post. Tenho passado este ultimos dias por pesadas decisões e sempre fui muito otimista, persistente, com liberdade de pensamentos e ações e acima de tudo muita fé.
E ontem tudo se concretizou da maneira com planejei e pedi a Deus, é claro que tem horas de desespero e mau humor terriveis, mas consegui contornar todos.
O seu post veio me trazer um certo alivio de pensamentos, principalmente quando li sobre AÇÃO, onde diz para renovar as energias para poder agir. E hoje estou me sentindo com elas renovadas. Beijo grande e ótimo fim de semana.

Licsk disse...

Nossa Cris esse post ficou show...adorei !!!!!!!!!!!
Bjuuuuuuu grande

Eneida disse...

Uma beleza essas dicas!
Precisamos colocá-las em prática!
São liçòes de vida!
Resiliência!
E adoro papo cabeça!
Beijo!

Debor@h disse...

Olha eu novamente aqui. Queria dizer que tem um selinho no meu blog para você, caso esteja interessda é só passar lá. Deixo o endereço e um ótimo final de semana.

http://www.doce-vida-dura.blogspot.com

Rúbia disse...

Olá!
Faz pouco tempo que " conheci" este cantinho de boas energias. Procuro acessá-lo semanalmente e neste fim de semana adorei seu tema "cabeça".Neste post encontram-se ingredientes básicos para se ter uma vida feliz e em paz.
Parabéns...
Rúbia

Cristina Perneta disse...

Olá
Recebeu o selo “Blog Viciante”.

Pode ir buscá-lo aqui : http://senteanatureza.blogspot.com/2009/08/selo-o-seu-blog-e-viciante.html

Cumprimentos,
Cristina

Ana disse...

oi Cris

Adorei sua vistinha !!!
Vivendo e aprendendo...
Ando entrando em contato com a fé,com uma linda oração que recebi, tenho rezado por mim e pelos outros que sei que estão precisando ...
E sinto que isso está me trazendo uma renovação, uma energia nova, coisas positivas e tudo isso é muito bom!!!

linda postagem!
bjus ana maria

Tania Resende disse...

Presente prá você no http://afirmacoesdeluz.blogspot.com/

Luz e Paz,

Tania Resende

rosita disse...

amo este cantinho cris! tenho uma sintonia muito grande c ele...tive um entrevero muito grave, muito triste c pessoa da familia semana passada. nesse dia(olha só...)encontrei o link do DINÂMICADOINVISIVEL, q me deu uma força inesperada!se eu não tivesse minha firmeza de espirito, agora provavelmente estaria deprê, caidaça...e entendi lendo agora este teu post antigo q tbém sou RESILIENTE! amei!aqui sempre encontro respostas, direta ou indiretamente! DEUS TE ABENÇOE!bjks!