26 de nov de 2008

Quanto custa um sorriso?

Estou na casa de mamãe cuidando dela...Pela manhã eu a acompanhei até um hospital para ela fazer uma endoscopia (creio que está tudo bem). Ela só tá meio "doidona" com o efeito do remedinho e dormindo bastante. Fui encontrá-la e usei o metrô para evitar o trânsito...Antes de passar pela catraca uma moça sorridente veio em minha direção e eu logo pensei: "Ai, meu Deus, a moça vai me pedir alguma informação e eu tô com presa..." Mas a moça me disse sorrindo: "Vai pegar o metrô? Use esse passe aqui que eu não vou usar..." Respondi passando por ela: "Mas você não vai usar outro dia?" Ela disse que não, pois usa uma van que dá direito ao passe de metrô mas ela não precisa usá-lo porque trabalha ali perto e faz isso todos os dias. Então, eu sorri, agradeci e usei o passe tranquilamente. E mandei uma bênção mental para a moça que distribui um presente para as pessoas diariamente no seu caminho ao trabalho. Quando cheguei no hospital, me deparei com recepcionistas de caras amarradas...Encontrei mamãe - sorrindo quando me viu - e logo ela foi fazer o exame. Fiquei um tempão aguardando, pois ela ficou na observação para passar o efeito da anastesia. Fui tomar um café na lanchonete e o moço que me atendeu tava de cara feia, mal falou comigo. Sentei-me e estava me deliciando com um bolo de laranja muito gostoso e um café com leite (raridade bons sabores em lanchonetes de hospital ou laboratório) e um senhor de cabelos bem branquinhos e boné, parecia um europeu de filme, me perguntou - sorrindo: "Quanto custa um sorriso?" E eu apenas sorri e fiquei pensando...Acho que ele se referiu ao moço invocado da lanchonete...Pois é, como diz o poeta da paixão que é uma de minhas paixões: "É melhor ser alegre que ser triste...Alegria é a melhor coisa que existe...É assim como a luz no coração..." (Vinícius de Morais). Tento me lembrar do valor do sorriso toda vez que olho para meu filho, para meu amor, para minha mãezinha, para mim no espelho (por mais que eu ache que todo dia tem um fio de cabelo branco novo e um danado de um pé de galinha em volta do olho). Toda a vez que olho para o meu lar e para a minha vida e vejo que só tenho a agradecer...Com sorrisos infinitos!!!

Sorria....Você não está sendo filmado, mas está sendo tocado por uma mensagem e uma bênção virtual ;-) E não custa nada não ;-)

Para alegrar a casa:
Uma cor: amarelo que tem a cor do sol, alegra e estimula a comunicação
Um aroma: flor de maracujá para a sua diversão
Uma pedra: amazonita para alegrar e revigorar
Uma planta: alecrim que tem o poder do amor e da felicidade
Uma flor: begônia para a inspirar
Um óleo essencial: lemongrass para concentração e criatividade
Um objeto: use um brinquedo para decorar com descontração
Uma música: a que você mais gosta de ouvir ou cantar
Um presente: um sorriso seu no seu espelho ;-)

15 comentários:

Vivian disse...

que lindas as palavras. Abençoada a pessoa que te deu um sorriso, espero que mesmo pra esses funcionários mal humorados, vc tenha ritribuido o sorriso que recebeu da estranha, pq assim tbem poderá alegrar a vida de alguém que nao está muito de bem!!!!

bjks

Flávia disse...

Querida,
um sorriso não custa nada e não tem preço para quem o recebe!
Beijo

bade disse...

Olá, Cris.
Só para dizer que li a sua postagem e sorri.
Um abraço,
Carlos - DecorandoTudo!

Hazel disse...

Cris, gostei muito deste post, e faço votos para que ele seja lido por milhões e milhões de pessoas que estão quase sempre de cara feia... kkkk

A moça que te deu o bilhete foi muito generosa. Concerteza é uma pessoa iluminada, e será recompensada pela sua boa acção pelo Universo, como sempre acontece.
São já poucos os que acreditam, o que é uma pena...

Hazel disse...

Cris, gostei muito deste post, e faço votos para que ele seja lido por milhões e milhões de pessoas que estão quase sempre de cara feia... kkkk

A moça que te deu o bilhete foi muito generosa. Concerteza é uma pessoa iluminada, e será recompensada pela sua boa acção pelo Universo, como sempre acontece.
São já poucos os que acreditam, o que é uma pena...

Claudia Pimenta disse...

oi cris! concordo plenamente - um sorriso é o mais lindo cumprimento que podemos receber... dos outros e de nós mesmos! daqui, mando um sorriso p/vc! bjs, querida!

Lenita disse...

Cris, duvido que quem tenha lido seu post não tenha dado um sorriso. Penso que essa coisa do "sorrir" também precise ser ensinada. Explico: tenho dois filhos, um mais extrovertido e, portanto, sorri mais facilmente. O outro, mais tímido, precisou de muito incentivo para entender que sorrir faz bem, muito bem, para a alma e para o corpo. E, a propósito, em relação aos laboratórios (já que você esteve num) sabia que há um movimento para, digamos, "humanizar" o tratamento dispensado a quem vai lá fazer exames? Em setembro fui sondada por uma empresa de RH que recrutou senhoras, com noções de informática, com experiência de vida, e que soubessem...sorrir!
Bjs

liler disse...

Oiii!!!
Cris, adoro a sua sabedoria...
Bjs e até mais...

Chris disse...

Olá conheci seu blog hoje e amei.

Parabéns ele será parada obrgatória diariamente.

Felicidades

Mari Mello disse...

Cris, que bonita a reflexão.
Adorei.
Beijos sorridentes pra vc,
Mari

Raquel disse...

Deixo aqui o meu maior sorriso!!!

:-D

Raquel disse...

Selinho e desafio de Natal pra vc lá no meu blog!
beijos

Maluxa disse...

:D
Sorriso para si :)))
E rápidas melhoras de sua mãe!!!
Beijo com sorrisos :) :) :)

Cris Ventura disse...

Quantos sorrisos!!! ;-)))) Agradeço a todos com muitos sorrisos!!!

Samantha disse...

Oi Cris,

Um sorriso não tem preço, é uma das coisas mais simples a oferecer e mais reconfortantes de receber. Um sorriso é capaz de iluminar o dia de alguém! :-)