Baguá Feng Shui


O Baguá é uma espécie de mapa com formato octogonal – usado pela Escola do Chapéu Negro – aplicado à planta da casa, apartamento, terreno, loja ou escritório para identificar cada um dos guás. Os guás, ou cantos, simbolizam as áreas da vida: a carreira, os amigos, a criatividade, o relacionamento, o sucesso, a prosperidade, a família, a sabedoria e a saúde. A seguir, saiba quais são as cores, as formas, os elementos e o que significa cada um deles.

AMIGOS
Cores: Branco, Cinza
Forma: Redonda
Elemento: Metal
Além do seu círculo de amizades, os amigos são todas as pessoas que te ajudam. Sabe aquele anjo que caiu do céu? Pois é, ele realmente foi um anjo enviado para te ajudar no momento em que você mais precisava. Portanto, os amigos são os seus benfeitores. Esse guá também está relacionado com viagens.


CARREIRA
Cores: Preto, Azul-Escuro
Forma: Redonda
Elemento: Água
O movimento e a idéia de continuidade regem essa área que está relacionada com a sua vida profissional e também com as rotinas diárias. Tudo vai bem no seu cotidiano e no ambiente de trabalho quando há harmonia nesse guá.

SABEDORIA
Cores: Azul e Verde
Forma: Quadrada
Elemento: Terra
Desenvolvimento é a palavra chave desse local onde se cultiva o intelecto, a intuição, o auto-conhecimento e a clareza mental. Também é chamado de guá da espiritualidade por que tem a ver com o seu crescimento interior e suas crenças religiosas.

FAMÍLIA
Cores: Verde
Forma: Retangular
Elemento: Madeira
É o local dos laços de família desde os ancestrais até os parentes mais próximos. Para superar os obstáculos e fases difíceis da vida, recorremos às nossas origens e raízes para encontrar essa força mágica e revigorante.

PROSPERIDADE
Cores: Roxo, Vermelho
Forma: Retangular
Elemento: Madeira
Sim, essa é a área da riqueza e da prosperidade. Mas vale lembrar que é a área da abundância em todas as áreas da vida como saúde, amigos, felicidade. Para ser próspero é preciso saber agradecer e lidar com a energia do dinheiro de uma forma positiva e equilibrada.

SUCESSO
Cores: Vermelho
Forma: Triangular
Elemento: Fogo
Sua reputação só depende de você, por isso cuide da integridade de sua imagem com sinceridade para que as pessoas possam reconhecer suas qualidades em todos os aspectos: profissional e pessoal. Assim, você se sentirá realizado e chegará ao sucesso.

RELACIONAMENTOS
Cores: Rosa, Branco e Vermelho
Forma: Quadrada
Elemento: Terra
Esse é o guá do amor e do casamento. A felicidade e a harmonia dos relacionamentos só acontecem quando têm como base emoções verdadeiras. Aqui é preciso cultivar a confiança, o romance, a sintonia e a receptividade entre os parceiros.

CRIATIVIDADE
Cores: Branco e Pastel. Cores do Arco-Íris.
Forma: Redonda
Elemento: Metal
O seu futuro é aqui. Neste guá nascem as suas idéias e projetos visionários para um futuro melhor, cheio de entusiasmo, inspiração e alegria. Esse guá também é relacionado aos filhos.

CENTRO
Cores: Marrom, terra e amarelo
Forma: Quadrada
Elemento: Terra
É a conexão entre os 8 guás. No centro da casa está a unidade de todas as coisas e o equilíbrio da energia (chi) e da saúde física do ambiente e de seus moradores.


Obs. Post já publicado em 2008