Palavras de Feng Shui - parte 3

Há bastante tempo tive a intenção de escrever um glossário com as palavras mais usadas no Feng Shui. Acho válido ler e reler conceitos,
por isso algumas palavras possuem links para posts com mais detalhes. Aproveitem e explorem essas palavras mágicas e energéticas!

Lembrando que fiz apenas um resumo dos principais termos e que há muito mais entre o céu, a terra, os guás e os trigramas do Feng Shui que podem e devem ser estudados ;-)

Kan significa "água" e é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto do trabalho/carreira.  

Ken: significa "montanha" e é um é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto da espiritualidade/sabedoria.

Kun: significa "terra" e é um é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto dos relacionamento.

Li: significa "fogo" e é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto do sucesso.

Min Tang: também conhecido como palácio brilhante é associado ao tai chi e ao centro da casa como fonte de energia vital e estruturação da vida.

Quadrado Mágico: chamado também de Lo Shu, faz parte da numerologia chinesa. Cada um dos números representa um padrão de energia. São 9 divisões com números de 1 a 9 e a somatória desses números sempre tem o mesmo resultado, seja qual for a direção do quadrado. 

Sun: significa vento e é um é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto da prosperidade.

Tai chi: significa o equilíbrio e a união das forças/energias yin e yang e fica no centro do baguá

Tarataruga: um dos quatro animais sagrados do Feng Shui que simboliza resistência, coragem, proteção, segurança. A tartaruga é representada pela construção atrás do imóvel analisado.

Tigre: um dos quatro animais sagrados do Feng Shui que simboliza poder, energia, impulsividade. O tigre é representado pela construção mais baixa à direita do imóvel analisado.

Tui: significa "lago" e é um é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto da criatividade.

Yang: a força/energia masculina e simboliza a luz, o calor, o rígido, o ativo.

Yin: a força/energia feminina e simboliza o escuro, o frio, o suave, o passivo.