Ciclos dos Elementos

Os cinco elementos estão em constante movimento e interagem por meio de ciclos que são chamados de Ciclo Construtivo (ou de Criação), Ciclo Destrutivo (ou de Dominação) e Ciclo de Controle (ou Moderador).


Ciclo Construtivo
Lugares com aquela sensação agradável exploram a valorização dos cinco elementos combinados entre si e presentes em cores, objetos e formas em plena harmonia. Assim, a água nutre a madeira, a madeira alimenta o fogo, o fogo produz terra, a terra contém o metal e o metal conduz a água.

Ciclo Destrutivo
Neste ciclo a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a madeira consome a terra, e a terra represa a água. Por exemplo: imagine um canto do sucesso regido pelo elemento fogo e que deveria conter na decoração a cor vermelha. Ao invés disso, nesse lugar há paredes escuras ou uma imagem de cachoeira, ou seja, há uma forte presença do elemento água. Portanto, nesse caso, há uma tensão entre os elementos e ocorre a destruição do elemento mais fraco (a água apaga o fogo).

Ciclo de Controle
Nesse ciclo podemos inserir um item na decoração ou na arquitetura para ajudar a manter o elemento “consumido” pelo seu elemento oposto. Por exemplo: uma sala toda branca (elemento metal) e uma pequena mesa de centro de madeira. Então, podemos colocar uma fonte ou objetos de decoração feitos de vidro ou cristal (elemento água). Nesse caso, a água ajuda a neutralizar o atrito entre o metal e a madeira, pois a água alimenta a madeira que é o elemento em desvantagem (ou em perigo devido ao excesso de elemento metal que corta a madeira). No ciclo de controle a madeira ajuda a equilibrar a briga entre a água e o fogo; o fogo combate o conflito entre a madeira e a terra; a terra combate o atrito entre o fogo e o metal; e o metal combate a briga entre a terra e a água.