Escadas e Feng Shui

Imóveis com mais de um andar possuem um elemento muito importante: as escadas - que simbolizam a ligação entre dois níveis, a transição de um lugar para outro. O chi (energia vital) é conduzido de um andar para o outro por meio das escadas, por isso elas devem ter degraus não muito altos (os melhores são com 17cm de altura) e curvas suaves para que a energia flua com facilidade. As escadas devem transmitir segurança e estabilidade, devem ter boa iluminação e espelhos ou quadros com sensação de infinito e amplitude. Não deixe objetos espalhados pelos degraus ou qualquer coisa que obstrua o caminho, as escadas devem ter o caminho livre.


Escadas em Espiral - Além da forma em espiral, geralmente seus degraus são vazados e essas condições não são boas condutoras de energia e podem causar problemas de saúde nos habitantes. Essas escadas não são aconselhadas pelo Feng Shui. Se a sua escada for desse tipo, recomenda-se fechar os degraus, instalar uma boa iluminação bem no eixo central da escada e colocar um cristal multifacetado. Plantas em vasos com terra embaixo da escada ajudam a estabilizar a energia. O amarelo (cor da terra) também é uma ótima opção para melhorar a sensação de insegurança ou instabilidade de alguns tipos de escadas.

Escadas Vazadas - Fazem com que a energia fique recortada e não siga corretamente ao andar superior. A melhor opção é fechar os degraus e novamente as plantas em vasos com terra embaixo da escada ajudam a estabilizar a energia.

Escadas Estreitas - Instalar uma ótima iluminação e espelhos nas paredes para ampliar o espaço.

Escadas muito Longas - Transmitem uma sensação de dificuldade e desânimo. A solução é decorar suas paredes laterais com quadros alegres e inspiradores para facilitar a condução do chi (energia vital).

Escadas em frente a Porta de Entrada - Não é aconselhado pelo Feng Shui uma escada bem em frente a porta de entrada, pois o chi (energia vital) da casa pode ficar fraco e atmosfera de intimidade da casa pode ficar muito exposta. Mas, se sua escada for desse tipo, coloque um cristal multifacetado no teto entre a escada e a porta e plantas grandes perto da entrada e embaixo da escada. Objetos ou esculturas pesadas podem ser usadas no lugar das plantas.


Imagem: An Indian Summer