Dracena e Feng Shui


As plantas são amigas das casas e do Feng Shui. Uma planta muito purificadora e energizante é a Dracena, que tem vários tipos de folhagens e também nomes parecidos, nomes populares, alguns deles são:

Nome Científico: Dracaena fragrans, Dracaena deremensis

Sinonímia: Aletris fragrans, Aloe fragrantissima, Cordyline fragrans, Dracaena deremensis (Janet Craig), Pleomele fragrans, Draco fragrans, Dracaena albanensis, Dracaena aureolus, Dracaena broomfieldii, Dracaena butayei, Dracaena deisteliana, Dracaena janssensii, Dracaena latifolia, Dracaena lindenii, Dracaena massangeana, Dracaena smithii, Dracaena steudneri, Dracaena ugandensis, Sansevieria fragrans, Pleomele deremensis, Pleomele smithii, Pleomele ugandensis

Nomes Populares: Dracena, Dragoeiro, Pau-d'água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil

A Dracena é bem popular quando falamos em paisagismo e pode ser usada como arbusto isolado ou em grupos em conjunto com outras plantas. Trata-se de uma planta fácil de manter, porém de lento crescimento. 

Conhecida pelas suas folhas grandes e brilhantes que nascem num tronco central, essa planta pode tornar-se muito alta e funciona bem como uma planta de chão em vasos bonitos e grandes. 

Para o Feng Shui é uma planta que purifica e renova o ar e a energia dos ambientes. Ótima para cantos de cômodos, ótima para salas de estar, recepções, escritórios, empresas. Também pode ser usada em ambientes externos e varandas.




A espécie Dracena Janet Craig é considerada uma das melhores plantas para renovação do ar e de impurezas de itens e produtos que são usados nos ambientes (produtos de limpeza, tintas, materiais sintéticos, ondas eletromagnéticas dos eletrônicos). A dracena também é considerara uma excelente espécie para despoluir ambientes. Um estudo da NASA sobre a eficácia das plantas e eliminação de poluentes  da NASA afirma que a Dracena contribui para eliminar produtos como formaldeído, xileno e tolueno.




Imagens: OrangeFlowers, Pinterest
Fonte: Jardineiro Net, Livro How to Grow Fresh Air