Feliz Ano Novo Chinês e Feliz Losar!!!

Feliz Ano Novo Chinês & Feliz Losar!!!


De acordo com o calendário e horóscopo chinês, hoje se inicia o Ano do Porco ou Javali (de Terra) que é o último animal desse zodíaco indicando a conclusão de um ciclo de 12 anos (são 12 os animais que compõem o horóscopo chinês e o porco é o último deles).

A tradição diz que este ano é um período regido pela prosperidade, fartura e pela felicidade promovendo mudanças significativas em geral e para todos.

O Porco de Terra é honesto, amável, generoso, flexível, verdadeiro, bondoso, ingênio e ligado aos valores da família e suas características influenciam as energias de pessoas e situações.

O ano é favorável para a concretização de projetos, pois a percepção para os negócios estará mais apurada e o porco é um trabalhador muito responsável.

Mas o Porco de Terra também adora a alegria, a diversão e aproveita muito os bons momentos e os prazeres da vida. 



Do ponto de vista do Feng Shui há uma forte influência do elemento terra que tem a energia Yin (feminina) transmitindo as energias de solidez, estabilidade, fertilidade e introspecção. As características mais notáveis são a receptividade e a natural tendência do cuidado e da manutenção daquilo que já está dado, ressaltando os dons e as qualidades que cada pessoa já possui.



Segurança e estabilidade serão prioridades, bem como a busca pela prosperidade por meio da realização de projetos e do trabalho realizado com integridade e verdade. A introspecção pode ser um refúgio para momentos de reflexão antes de decisões, introspecção favorecida pela energia yin. 

"Recuar com sabedoria, agir corajosamente com rigor e confiar no que faz” é um bom conselho do mestre de Feng Shui I Ming.

Em São Paulo há a tradicional Festa do Ano Novo Chinês na praça da Liberdade que é linda e bem lotada! Este ano será no próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de fevereiro (10h às 20h).

Outro lugar que faz um bela celebração é o Templo Zulai em Cotia, a festa deste ano será no domingo, 17 de fevereiro ( a partir das 10h).



E hoje os tibetanos comemoram o Losar, Ano Novo Tibetano (o ano que se inicia é o de 2.146, ano do Javali da Terra) - que nem sempre coincide com o Ano Novo Chinês, mas neste auspicioso 2019, coincidiu. 

Por isso, templos como o Odsal Ling, também em Cotia, e o Centro de Dharma da Paz, em São Paulo, estão em festa com a cerimônia do Losar.


De acordo com a tradição budista, os dias que antecedem e os que sucedem o Losar são muito importantes, pois durante esse período acredita-se que os efeitos das ações positivas e negativas são multiplicados. Por isso, se trata de um momento propício para práticas espirituais, meditações, cerimônias, oferendas e ações virtuosas.



Pelos bons auspícios possam a felicidade, a bondade e a prosperidade estar presente com todos os seres e lares!!!

;-)



Fontes: Hypeness, Personare, Chinavistos, Espaço Cristalino, VejaSP, Odsal Ling,, Centro de Dharma da Paz.
Imagens: Chinavistos, FreePick, VesaSp, Columbusktc.org e fotos: Celular da Cris Ventura