Feng Shui e Organização: Livros

Poesias, crônicas, estudos, contos, dicionários, filosofias, romances, religiões, astrologia, astronomia, poemas, autoajuda, arquitetura, didáticos, guias, idiomas, viagens, gastronomia, erotismo, ilustrações, decoração, cores, cultura, aventura, numerologia, quadrinhos, matemática, tecnologia, literatura, ocultismo, realismo, feng shui...E por aí vai a lista sem fim de livros e seus temas e o maior dos dilemas: como organizar?


 Biblioteca/Livraria
- A ideia é guardar os livros lado a lado e sempre em pé, pois se estiverem deitados ou inclinados podem ficar deformados. E assim lembram as livrarias e bibliotecas, facilitando o acesso. Lembre de deixar os livros das crianças em estantes ou prateleiras baixas para incentivá-las no mundo da leitura.



Organização
- Agrupe os temas/segmentos e depois coloque em ordem alfabética pelo título ou nome do autor.


Limpeza
- Use uma escova bem macia para tirar a poeira das capas e lombadas, se ainda estiver sujo use um pano seco. Não guarde livros em locais úmidos ou sem ventilação para evitar o mofo e as traças. Cravo-da-índia ajuda a evitar traças, mas a limpeza periódica é indispensável.


Recicle/Desapegue
- Já leu? Não vai ler de novo? Desapegue. Separe em pilhar para Há vários motivos para isso e o que eu mais gosto é "esquecer" um livro no banco da praça, no metrô, no ônibus para alguém acreditar que o livro encontrado não é por acaso. Outro motivo é ajudar as bibliotecas de creches, escolas, abrigos. Mais um? Sebos reais ou virtuais, para quem quer receber um troco ou uma troca.



Decoração
- Livros de capa dura, pouco manuseados e lindos podem decorar cantos da casa. Ao lado de flores, miniaturas, esculturas ficam um charme.



Feng Shui
- O melhor local para uma estante de livros de acordo com o Feng Shui é no guá da sabedoria. Mas claro que é permitido no home office, quartos de estudo, na sala. Evite muitos livros no quarto de dormir, mantenha no máximo dois livros ao lado da cama.




Fonte: Blog Tudo no Lugar (Estadao)
Imagens: Globo.com, Esqueça um  livro tumbler, Click Interiores, Estadao