Palavras de Feng Shui - parte 1

Oi pessoal, tudo bem?

Resolvi fazer um pequeno glossário com os principais termos usados no mundo do Feng Shui. As palavras aparecem em ordem alfabética e os posts em partes (pois são muitas, muitas palavras de Feng Shui).

Acho legal a gente conhecer o que essas palavras significam,
 já que trabalhamos com tantos símbolos e significados e, mesmo para quem já sabe, vale a pena ler de novo ;-)




Auspicioso
Boa sorte, boa fortuna, bom agouro, bom destino, prosperidade.

Baguá (Ba-guá ou Pa-kua)
É o mapa octogonal que é a principal ferramenta usada pela Escola de Feng Shui do Chapéu Negro. Pode ser aplicado no terreno, na planta baixa do imóvel e também em cada um dos cômodos de um ambiente. Sua função é localizar os guás (ou cantos) relacionados com as oito principais áreas da vida.

Baguá de Proteção
É uma espécie de talismã  - no formato octogonal - usado para proteger a porta de entrada e os ambientes de energias negativas. Também serve para estimular a energia de um canto da casa. O baguá ser de vários materiais: espelho, cobre, metal, vidro, madeira. E também pode estar em quadros ou imagens.

Chen
Significa "trovão" e é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto da família.

Chi
Energia vital presente em tudo e todos. Ao analisar o Feng Shui e energizar um ambiente, sempre falamos do chi que à vezes está estagnado e às vezes está acelerado. O ideal é que o chi circule de maneira agradável, suave e constante.

Chien
Significa "céu" e é um dos oito trigramas do I Ching e está desenhado no baguá no canto dos amigos.

Curas
São soluções mundanas (objetos, cores, iluminação, disposição de móveis, decoração, imagens, espelhos comuns) ou transcendentais (espelhos convexos, espelhos côncavos, fios vermelhos, cristais multifacetados, luzes) que trazem a complementação de um guá faltante e/ou de um desenho irregular na planta do imóvel e/ou do formato do terreno. O formato interno e externo de algumas construções muitas vezes precisam de curas. Mas, as curas somente são transmitidas durante uma consultoria de feng shui - detalhada e personalizada.

Luz e Sorte!
;-)