Feng Shui e Organização: Armários da Cozinha

Feng Shui recomenda: livre-se do que não usa, do que está quebrado, do que não gosta, do que não e necessário. Itens em excesso tornam-se literalmente um peso. Na casa e na vida, que parece não andar. A leveza se conquista com o desapego aos objetos e respectivas energias que não nos servem mais. Por isso, é tão importante fazer uma vistoria na casa para doar, consertar ou reciclar os mais variados objetos (desde eletrodomésticos, móveis, itens decorativos, quadros, roupas, bolsas, sapatos, livros, ferramentas e um mundo de "posses" que podem deixar de ocupar um espaço e abrir o caminho para oportunidades e novas energias.

Esse exercício de arrumação faz um bem invisível, mas muito notável, na mente e no físico da casa e de seus moradores.

Comece devagar. Que tal arrumar os armários da cozinha que simbolizam a vida financeira? Pois é, vai lá checar o armário da cozinha e depois refaça sua planilha de controle financeiro (ou faça uma, se não tiver).

Aqui algumas dicas para te ajudar: Verifique:

-  Itens itens quebrados, lascados, rachados.
Doe ou reaproveite (um pires como prato/suporte para planta, por exemplo).

- Eletrodomésticos
Você usa realmente todos os mixers, torradeiras, forninhos, espremedor de laranja, cafeteira e outros apetrechos? Conserte o que estiver quebrado, use o que tem ou passe para frente.




- Alimentos e remédios
Faz estoque de alimentos, bebidas e remédios? Então vai lá conferir a data de vencimento. Lembre que os remédios devem ser descartados em locais seguros (há redes de drogarias que recolhem remédios vencidos) e não no lixo comum. Evite estoque para evitar o desperdício com o vencimento das datas de validade.



- Potes, potinhos e potões
Acumula potes, pois sempre acha que vai precisar? Cuidado, eles se multiplicam sem que você perceba. Recicle ou doe. Ou aproveite para usar os potes e os vidros na organização.



Outras dicas para organização:

- Organize itens pela prioridade de uso, ou seja, o que usar mais, coloque em lugares mais acessíveis, por exemplo, na primeira prateleira e primeira gaveta.

- Tesouras, objetos pontiagudos e facas não devem ficar expostos, deixe esses itens bem guardados em gavetas.

- Use o que tem. O presente de casamento ou aniversário ainda está lá no fundo do armário? Jogo de chá? Aparelho de jantar? Taças de cristal? Toalhas de mesa? Então, lembre que hoje é um dia importante e enfeite já o seu lar. Todos os dias são especiais.

E claro, inspire-se nas imagens:


 




Imagens: Casa.com