Os Cinco Elementos

Você já entrou em restaurantes, hotéis, casas, apartamentos, jardins, parques, escritórios ou lojas que transmitem uma sensação tão agradável que não dá vontade de ir embora? Provavelmente havia um bom equilíbrio dos 5 elementos nesses ambientes e que são ferramentas fundamentais para a prática do Feng Shui.

Os chineses usam a teoria dos 5 elementos no taoísmo, na medicina, na astrologia e no Feng Shui. A Escola da Forma observou e interpretou a presença dos elementos na natureza e as mudanças climáticas de cada estação que alterava a paisagem dos lugares. Confira a representação e o significado de cada um deles e comece a observar a presença deles em seu ambiente.

Madeira – expressa o início, o crescimento, a expansividade. Considerado o primeiro de todos os elementos, gera o ciclo que origina os outros quatro elementos. Está ligado a primavera, as formas são retangulares e tubulares, as cores são o verde e azul claro.

Fogo – simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares e pontiagudas.

Terra – representa a transição entre o verão e o outono como uma pausa para a transformação. As cores são o amarelo e marrom e o formato é o quadrado.

Metal – um elemento mutável e está ligado ao outono que lembra meditação, concentração, sobriedade e finalização. Suas cores são o branco, tons pastéis, cinza e prata e suas formas são as esféricas e redondas.

Água – expressa recolhimento, aceitação e introspeção que estão relacionados ao inverno.
A água também simboliza o inconsciente e a emoção. As formas são as sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro.

Imagem: http://www.rotemshen.co.uk