Mandalas - Equilíbrio e Proteção


A mandala se apresenta na maioria das vezes em círculo, mas também pode aparecer em formato oval, octogonal ou quadrado, sempre com uma estrutura fechada e uma imagem central. Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, a integração e a totalidade.

Em tibetano, mandala é “kilkor” e significa a roda ou o círculo mágico. E representa a relação de equilíbrio entre o centro e a periferia desse círculo.

Em sânscrito também significa círculo ou "aquilo que circunda um centro". E representa geometricamente a relação entre o homem e o cosmo.

Outros significados: integração, cura, transformação, harmonia, movimento, equilíbrio e proteção.  Portanto, no Feng Shui a mandala pode ser usada acima da porta de entrada (do lado de dentro ou do lado de fora) ou no hall de entrada como símbolo de proteção do lar.

Os melhores guás para colocar mandalas são: criatividade – com desenhos bem coloridos, amigos – com desenhos ovais ou circulares e tons de cinza e branco; carreira – com desenhos bem sinuosos e tons de azul índigo e preto e espiritualidade – para proteção com as cores lilás, roxo, verde e azul.

Em outros guás as mandalas também podem ser auspiciosas usando as cores de cada um deles: no guá dos relacionamentos com as cores rosa, branco e vermelho; no guá da família, com tons de verde e azul, no guá do sucesso, vermelho e dourado; no guá da prosperidade, as cores são púrpura, azul, vermelho e verde e no centro da casa com desenhos mais quadrados e tons de terra, amarelo e laranja.


Uma mandala pode ser feita sob encomenda para ser usada como um amuleto de sorte e proteção. Conforme a necessidade e de acordo com a energia pessoal, a mandala pode incluir desenhos sagrados e riscos mágicos para trazer bênçãos, abertura de caminhos, renovação de energia, estímulo para a realização de projetos, saúde mental e física e prosperidade.




As mandalas desse post são energizadas e confeccionadas em aquarela com mantras, pedras semipreciosas, folhas de ouro e prata. O trabalho artístico, maravilhoso e abençoado é de Cláudia Proushan (para saber mais ou encomendar a sua mandala, escreva para ela no e-mail: cproushan@uol.com.br).



Imagens: Cláudia Proushan.



Obs. Favor não reproduzir as imagens desse post sem autorização.