26 de dez de 2014

Cristais e Feng Shui: Ametista

O primeiro post da série sobre cristais foi sobre quartzo rosa, leia aqui.

E, agora, com vocês, a pedra que sempre me acompanhou em diferentes etapas de minha vida e que amo de paixão: ametista.

Em sua forma bruta ou lapidada, sua cor - violeta/roxo/púrpura - profunda atrai o olhar e a energia! Uma pedra maravilhosa que une prosperidade, proteção e espiritualidade.

A ametista é uma pedra comum, mas muito poderosa, pois ativa a intuição, traz coragem, facilita a tomada de decisões, elimina o stress, estabiliza as emoções, transmuta as energias negativas em positivas.

E tem mais: seu poder de cura afasta maus hábitos, pensamentos obsessivos e ilusórios. Há também uma forte conexão espiritual que abre caminhos para o autoconhecimento e a meditação. 

Onde ter a ametista em casa?
Canto da prosperidade - para a riqueza.
Canto da Sabedoria - espiritualidade.
Canto dos Amigos - generosidade.
Quarto (crianças ou adultos) - para dormir melhor e afastar pesadelos.
Salas de estudo - para ativar a concentração, a memória e a criatividade.


Imagem: Flickr, foto de Renato Freitas Romano

22 de dez de 2014

Aromas e Feng Shui: Lavanda

E que tal relaxar nesse final de ano?

Muitas atividades, comemorações, compromissos, tarefas e aquela sensação de que não vai dar tempo de cumprir a agenda e de ticar todos os itens da lista. E, talvez, não dê tempo mesmo. Afinal, estamos apenas no fim de mais um ano (e não na corrida contra o final dos tempos).

Para ajudar no relaxamento do final do dia, início da noite ou de uma sessão de massagem ou durante um banho bom, use as propriedades da lavanda.

A lavanda é conhecida na aromaterapia por suas propriedades relaxantes e seu perfume pode ajudar no combate à insônia e à depressão. Coloque um sachê com alguns ramos, folhas e flores secas de lavanda embaixo do travesseiro.

Outra boa dica é colocar de 1 a 3 gotas do óleo essencial de lavanda numa almofada próxima da cama, nos lençóis ou no colchão mesmo.

O óleo essencial pode ser usado num recipiente de cerâmica ou no aromatizador. Nesse caso o número de gotas podes ser maior: use 9 gotas.



Imagens: Casa.com, Lazlo

19 de dez de 2014

Feng Shui e Organização: Armários da Cozinha

Feng Shui recomenda: livre-se do que não usa, do que está quebrado, do que não gosta, do que não e necessário. Itens em excesso tornam-se literalmente um peso. Na casa e na vida, que parece não andar. A leveza se conquista com o desapego aos objetos e respectivas energias que não nos servem mais. Por isso, é tão importante fazer uma vistoria na casa para doar, consertar ou reciclar os mais variados objetos (desde eletrodomésticos, móveis, itens decorativos, quadros, roupas, bolsas, sapatos, livros, ferramentas e um mundo de "posses" que podem deixar de ocupar um espaço e abrir o caminho para oportunidades e novas energias.

Esse exercício de arrumação faz um bem invisível, mas muito notável, na mente e no físico da casa e de seus moradores.

Comece devagar. Que tal arrumar os armários da cozinha que simbolizam a vida financeira? Pois é, vai lá checar o armário da cozinha e depois refaça sua planilha de controle financeiro (ou faça uma, se não tiver).

Aqui algumas dicas para te ajudar: Verifique:

-  Itens itens quebrados, lascados, rachados.
Doe ou reaproveite (um pires como prato/suporte para planta, por exemplo).

- Eletrodomésticos
Você usa realmente todos os mixers, torradeiras, forninhos, espremedor de laranja, cafeteira e outros apetrechos? Conserte o que estiver quebrado, use o que tem ou passe para frente.




- Alimentos e remédios
Faz estoque de alimentos, bebidas e remédios? Então vai lá conferir a data de vencimento. Lembre que os remédios devem ser descartados em locais seguros (há redes de drogarias que recolhem remédios vencidos) e não no lixo comum. Evite estoque para evitar o desperdício com o vencimento das datas de validade.



- Potes, potinhos e potões
Acumula potes, pois sempre acha que vai precisar? Cuidado, eles se multiplicam sem que você perceba. Recicle ou doe. Ou aproveite para usar os potes e os vidros na organização.



Outras dicas para organização:

- Organize itens pela prioridade de uso, ou seja, o que usar mais, coloque em lugares mais acessíveis, por exemplo, na primeira prateleira e primeira gaveta.

- Tesouras, objetos pontiagudos e facas não devem ficar expostos, deixe esses itens bem guardados em gavetas.

- Use o que tem. O presente de casamento ou aniversário ainda está lá no fundo do armário? Jogo de chá? Aparelho de jantar? Taças de cristal? Toalhas de mesa? Então, lembre que hoje é um dia importante e enfeite já o seu lar. Todos os dias são especiais.

E claro, inspire-se nas imagens:


 




Imagens: Casa.com

17 de dez de 2014

Decoração de Natal e Feng Shui

Oi, pessoas! Decoração de Natal é sempre uma questão importante e merece atenção para que agrade a todos: família, amigos e principalmente as crianças (e as crianças que vivem dentro dos adultos!).

Algumas dicas pra melhorar a sua decoração e garantir boas energias no seu lar:


- Árvore de Natal pode ficar no guá da família, da espiritualidade ou da prosperidade.


- Decore a sua árvore com elementos coloridos, assim a chance de equilíbrio é maior. Priorize uma cor de cada elemento do Feng Shui: prateado (metal), verde (madeira), vermelho (fogo), amarelo (terra) e azul-escuro (água).

 - Bichinhos de pelúcia, miniaturas, bonecos iluminam os olhos das crianças e trazem alegria.



- Equilibre o ambiente com flores brancas (paz) e amarelas (alegria) em vasos com água (pois há muita presença do elemento fogo na forma triangular das árvores, nas luzes, velas e pisca-piscas e no vermelho que costuma imperar na decoração de natal).




Fotos: Cris Ventura

15 de dez de 2014

Dormitórios e Feng Shui

Dormitórios são os espaços mais sagrados de um lar, o lugar mais íntimo que deve ser preservado e bem cuidado. A intimidade do corpo, da alma, da vida e do sonho.

Não deve ser um lugar visto e frequentado por visitantes esporádicos.

Deve ser um lugar para os moradores e pessoas especialmente convidadas.

O que pode ter no dormitório?
- Uma cama com cabeceira forte
- Tapetes e cortinas
- Roupas de cama confortáveis
- Aromas
- Objetos aos pares

O que não pode ter no dormitório?
- Materiais de estudo e trabalho
- Aparelhos eletrônicos
- Celular e tablet
- Espelho de frente para a cama
- Bagunça

E para visualmente inspirar, alguns dormitórios harmoniosos:









Imagens: Design Sponge, Casacom, BonsFluidos, ViaAmelie

12 de dez de 2014

Cozinha e Feng Shui

Cuide bem da sua cozinha!

Ela é um lugar sagrado onde ocorre a transformação dos alimentos e consequentemente da energia vital das refeições que seguem para o corpo.
Por isso a cozinha é considerada o coração de um lar, de onde a vida flui e consequentemente a base da saúde da casa e de seus moradores.

Há também a ligação com o elemento fogo e a energia das finanças, pois o sustento e a sua energia física vem da alimentação que vem da cozinha. Então, mantenha a sua cozinha em ordem, com boa iluminação e decoração alegre. Os eletrodomésticos devem estar funcionando perfeitamente, mande consertar o que estiver quebrado e descarte, doe ou recicle utensílios e objetos não usados.

Flores, frutas, temperos e potes com alimentos podem decorar e ativar a energia da fartura.

Utensílios bonitos, coloridos e alegres elevam as vibrações e inspiram a cozinheira ou o cozinheiro.

Sempre que possível cuide você mesmo desse canto, cozinhando ou organizando.

A cozinha da foto acima é um belo exemplo: espaçosa, iluminada, criativa e colorida.

Se tiver dúvidas, prefira a cozinha toda branca.



Se quiser colorir, tenha em mente que o espaço deve ficar bem iluminado.


Evite o preto total, pois essa cor simboliza a água e entrará em conflito com o principal elemento da cozinha que é o fogo.




Imagens: Marie Claire Mason, Casa e Jardim, LaureConrad, Pinterest

10 de dez de 2014

Escritório e Feng Shui

Em casa o espaço de trabalho também deve ser bem cuidado, organizado e harmonizado.

Uma planta, quadro de avisos, fotos, mesa estruturada e uma cadeira confortável ajudam muito no conforto, bem-estar e consequente produtividade. Sempre que possível, procure posicionar a mesa e a cadeira de frente para a entrada do ambiente.

Dependendo da tarefa, uma música tranquila pode ajudar ou momentos de silêncio para organizar os pensamentos.

Dentro de uma casa o conceito do escritório está relacionado com a concentração mental e  a expansão visual (visão de futuro, projeto, planejamento).








Imagens: NadaFragil Blog
Fonte: Carlos Solano, livro Feng Shui – Kan Yu