29 de abr de 2014

Envelopes Vermelhos

Alguns profissionais de Feng Shui solicitam envelopes vermelhos para a realização de uma consultoria. Dependendo do tipo de consultoria, do ritual ou das curas, serão solicitados 1 ou 3 ou 9 envelopes, ou ainda um número maior de envelopes que seja múltiplo de 9.

Dentro de cada envelope solicita-se também uma quantia simbólica em dinheiro. Esse é um ritual geralmente seguido pela Escola do Chapéu Negro que promove reforço, prosperidade e proteção para o consultor e para o cliente ou para as pessoas que recebem a consultoria com valiosas e específicas curas de Feng Shui.

A consultora ou o profissional de Feng Shui abençoa os envelopes e depois os oferta para quem necessita ou para uma instituição de caridade.

Os envelopes devem ser novos e podem ser de qualquer tamanho e de qualquer tom de vermelho, mas é importante que sejam preparados com antecedência por quem quer receber a consultoria.

Vale lembrar que esse valor dos envelopes não se refere ao valor da consultoria, mas que esse pagamento também pode ser feito separadamente em um outro envelope vermelho.

Achei importante esse esclarecimento, pois aqui no blog vocês encontram muitas dicas práticas e que podem e devem ser usadas. Mas, cada casa é um caso, cada prédio tem um estilo, cada imóvel tem um desenho de planta baixa e uma energia diferente e precisam de curas e mudanças específicas. Há também uma análise energética que pode ser feita sobre o desenho e formato da planta (desenho feito pela própria pessoa ou a planta baixa original) ou, melhor ainda, ao vivo no local. Por isso, lembrem-se que uma consultoria é importante para que se tenha uma análise mais completa, detalhada e personalizada tanto para o imóvel como para seus ocupantes.

Um pouquinho mais sobre os envelopes vermelhos
É um costume na China oferecer envelopes vermelhos com dinheiro ao invés de presentes em celebrações como aniversários, casamentos, nascimento de bebês. No Ano-Novo também há um ritual que envolve os envelopes e o dinheiro para atrair prosperidade.


25 de abr de 2014

Almofadas e Feng Shui

Tem algo mais confortável e aconchegante que almofadas?
Elas são um carinho e uma alegria para a casa e seus habitantes.
Além de tornar a decoração mais despojada e charmosa, garantem a sensação de acolhimento e servem para tudo: encostar a cabeça, sentar sobre elas no chão, apoiar os pés e pernas cansados do dia de trabalho, brincar com as crianças, caminha para cães e gatos, encosto para namorar, se divertir, relaxar, dormir e acordar - mesmo que seja agarrada ou agarrado numa bela almofada.

As quadradas representam estabilidade e podem representar a energia yang (masculina). E as redondas simbolizam movimento e a energia feminina (yin).

Tem também as coloridas que alegram, as divertidas inspiram criatividade, os formatos de coração para o amor.

Vale lembrar que é sempre melhor ter almofadas aos pares em todos os cantos,  principalmente nos sofás e nas camas.





Imagens: ElleDecor, Casacom, CasadeValentina

22 de abr de 2014

Elemento Terra

 Terra é o elemento responsável pelo guá dos relacionamentos, pelo guá da sabedoria/espiritualidade e pelo centro da casa.

Sua força é representada pelo próprio elemento: a terra, a mãe natureza, a nutrição.

Quando pensamos no elemento terra lembramos de estabilidade, segurança, força, equilíbrio, pausa, ordem, renovação de energia.

Os objetos podem ser representados pelas formas quadradas e retangulares. Tijolos aparentes, cerâmicas, areias e a própria terra são apropriadas para os ambientes que precisam desse elemento.

A cor principal é o amarelo, mas os tons terrosos e os alaranjados também são bem-vindos.


Frase para reflexão:

"A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste."
Antoine de Saint-Exupéry

Mais sobre a energia essencial da terra, clique aqui



Imagens: Baixaqui, Decor8

21 de abr de 2014

Cantos e Feng Shui

Oi, pessoas queridas! Tudo bem?

Que tal decorar aquele canto vazio da sua casa?
Ou iluminar os cantos escuros?
Ou eliminar a bagunça daquele outro canto?
Ou simplesmente deixar o seu canto mais bonito?

Uma luminária, uma escultura, uma planta, um vaso bonito, um tecido, uma cor, um móvel, uma imagem, uma fonte são capazes de encantar e modificar a energia do ambiente.

Os cantos são espaços que devem ser bem decorados para não deixar uma energia vazia, escura, largada ou estagnada naquele lugar.

Selecionei alguns cantos que contam suas histórias por meio da decoração harmonizada.

canto do descanso

 canto de fazer o que gosta

canto dos santos

 canto iluminado

canto clean

canto romântico



Imagens: casa.com, elledecor,desiretoinspire, anindiansummerblog

17 de abr de 2014

Carrancas e Feng Shui

No Feng Shui da Escola do Chapéu Negro podemos escolher um símbolo de proteção (planta, imagem, estátua, totem, escultura, pedra) para ficar perto da entrada do imóvel, então, as carrancas podem executar essa função de proteger a entrada de residências, lojas, restaurantes, espaços comerciais.


"As carrancas remontam às culturas ancestrais de diversos povos. São totens de proteção, invocam esta energia de guardiães que se apresentam de forma assustadora para proteger a tribo Normalmente são situadas em locais de entrada. Pois guardam a entrada."






Beijos e muita proteção!
;-)

Foto: Cris Ventura (carranca na entrada de um restaurante da Vila Madalena)
Obs. A colaboração da resposta foi de Kaká Werá, post sugerido pela leitora Adriana do blog Adrianices.

14 de abr de 2014

Formas e Feng Shui: Curvas

No Feng Shui as formas tem muita importância e e afetam diretamente a energia que circula nos ambientes. Por isso, aqui estou com mais uma série de posts que falarão sobre formas na decoração e no feng shui.

As formas curvas e sinuosas possuem energia mais feminina (yin). E também simbolizam movimento e ação.

As formas sinuosas podem ser incluídas em um ambiente para suavizar ou equilibrar o excesso de energia masculina (yang).

Outra utilidade das formas sinuosas e/ou curvas: ativar e movimentar um canto estagnado ou escuro da casa.

Essas formas abstratas também ajudam a ativar a energia do canto do trabalho.

Nas imagens fica mais fácil de visualizar as ondas, sinuosidades e curvas nos detalhes, móveis e objetos para decorar e inspirar ;-)



Mesa, luminária e potinhos redondos

Relógio, abajur, vasos, tapete e até o sofá tem curvas


Imagem: Blog An Indian Summer, Adore Magazine

8 de abr de 2014

Garagem com Feng Shui

Oi, pessoas! A garagem também faz parte da casa e merece cuidados e manutenção. Confira algumas dicas importantes para harmonizar esse ambiente que guarda muito mais do que carros...Guarda ferramentas, memórias, estoques e muitas outras coisas! Atenção, todo cuidado é necessário para que a energia não fique estacionada.



- Portas: devem estar em perfeito estado e funcionamento para que a energia vital (chi) flua com prosperidade.

- Proteção: coloque um espelho baguá do lado de fora da porta da garagem para desviar energias negativas da rua.

- Entrada da casa pela garagem: se não houver outra opção de entrada, decore esse trajeto com uma ótima iluminação, plantas, quadros ou móbiles para tornar o ambiente agradável.

- Vigas expostas no teto:decore com bandeiras ou tecidos para  desviar a energia negativa e opressiva das vigas.


- Organização: se a garagem também funciona como um depósito, abuse de prateleiras e caixas para manter a ordem e garantir boas energias.

- Cores: terrosas, laranjas e tons de amarelo representam o elemento terra que é bom para equilibrar e estabilizar a energia das garagens. Essas cores podem estar nas paredes ou nos objetos.

Beijos e boa semana!

Imagens: DForceBlog, Blog Motor

3 de abr de 2014

Barcos e Feng Shui

Os barcos são imagens auspiciosas ligadas a prosperidade, fartura e riqueza - principalmente por causa do mar (o elemento água simboliza prosperidade, leia mais aqui) e também pela presença do elemento madeira no barco (madeira rege o guá da prosperidade).

O elemento água também está relacionado ao guá do trabalho. Portanto, um barco navegando pelo mar pode ser um belo símbolo para esse canto - representando sua missão, seu destino, sua jornada, sua viagem pelo trabalho e a descoberta e realização do seu propósito de vida.

Atenção: As melhores imagens de barcos em fotos ou ilustrações são em águas tranquilas (cuidado com ondas gigantes, naufrágios, tempestades e imagens agressivas).

Já as esculturas de barcos não devem ficar perto de banheiros e se estiverem no hall ou perto da entrada da casa devem a direção do barco deve ser para dentro da casa e não para fora. Isso para que a prosperidade se mantenha na casa.




Boa viagem - em águas iluminadas e fluidas!
;-)
Imagens: Dreamstime

1 de abr de 2014

Feng Shui - como se fala?

 Muitas pessoas me perguntam com frequência qual é a pronúncia correta do Feng Shui. Vou escrever literalmente e exatamente as diferentes formas que já ouvi:

FENG XUÍ
FONG SUEI
FON XUEI
FANG CHUEI
FENGUÍSUÍ
FENG SHUI/FENG XUI


Há quem defenda o Fong Suei ou Fon Xuei como o jeito correto. Já me disseram que o Fong Suei é o jeito certo da pronúncia em mandarim. Mesmo assim, já pesquisei sobre isso e descobri que existem milhares de variações da pronúncia dependendo da região da China. Eu procuro falar e recomendar que se fale Feng Shui normalmente sem intensificar nenhuma das duas palavras.


Importante: Os antigos chineses acreditavam que se você escolhesse o local certo para morar, teria uma vida próspera e equilibrada. Há um provérbio chinês que define essa busca por uma moradia harmoniosa:


“Onde o vento é suave e o sol quente, a água clara e a vegetação viçosa”

Hoje muitas pessoas não têm a sorte de morar junto à natureza, mas podemos trazê-la para nossos lares por meio do Feng Shui (que significa “vento e água”).