28 de mar de 2014

Outono e Feng Shui

O dia fica quentinho e a noite fria. Muito mais dias cinzentos do que ensolarados. Ou ensolarados com sensação de energia cinza. O sol não esquenta. O vento não gela. E, então, vem aquela sensação de vento frio e dia quase quente e de não saber o que vestir e, na verdade, melhor pegar um casaco antes de sair de casa.

Chegou o OUTONO. Chegou o tempo do centramento. Chegou a hora de rever alguns hábitos, comportamentos, ciclos, etapas, atitudes, pensamentos e deixar de lado aquilo que não está sendo útil para a sua vida pessoal, amorosa e/ou profissional. Um fase de transição entre energias e fases e estações mais concretas (e este ano tivemos um verão bem concreto com muito sol e calor).

Nessa época vale parar para refletir, meditar e atrair soluções e conclusões. Isso pode gerar uma necessidade de recolhimento e um clima de introspecção, sobriedade e até mesmo um sentimento de melancolia. Porém, tudo sob muito controle e equilíbrio - como se fosse uma pausa para a colheita de frutos e guardar energia para o inverno.

Essas características somadas ao "friozinho" fazem a ligação com o elemento metal, segundo a Escola da Forma, uma das linhas do Feng Shui.

Dica: incluir um objeto de metal ou com forma de círculo pode ajudar a ativar essa energia de outono! Caso a melancolia e a introspecção estejam exageradas, inclua objetos coloridos ou a cor laranja no ambiente para estimular o alto-astral.

Obs: Outono começou dia 20/03 e acaba dia 20 de junho.

Imagem: Desire to Inspire 

20 de mar de 2014

Feng Shui para Paz em Casa

Paz nesse mundo é praticamente tudo o que se quer e um benefício de valor imensurável.

Pausas para respirar são necessárias e ajudam a acalmar o corpo e a mente. E para ter um ambiente agradável, suave, relaxante e acolhedor, que tal seguir essas dicas e criar paz no recanto sagrado que é o seu lar?

Simples, bem simples assim:

1) Xô, energia negativa!
- Um pote de sal grosso atrás da porta de entrada capta as energias ruins.
- Tire o sapato logo na entrada de cassa para não trazer a energia tensa da rua.
- Coloque um vaso de 7 ervas perto da entrada para proteção e afastamento de energias negativas.


2) Sai de mim, pensamento ruim
- Elimine itens (imagens, quadros, fotos, objetos, recordações) que lembrem situações tristes, estressantes ou estimulem pensamentos indesejáveis.
- Insira boas energias em casa como desenhos de crianças, fotos de bons momentos, quadros coloridos, almofadas e flores. Beleza e boas lembranças despertam felicidade e bem-estar.


3) Mais cor, por favor
- Pode ser nas paredes, nos acessórios, nos móveis, nos detalhes. Um item colorido levanta o astral e traz boas sensações, desde que você sinta a vibração dessa cor. O verde refresca e inspira novos ciclos. O lilás acalma e espiritualiza. O azul é harmonia e tranquilidade. Tons claros misturados com terrosos favorecem a concentração.



4) Liberdade é circular
- Verifique se há móveis ou objetos grandes impedindo a circulação entre os cômodos da casa. Andar tropeçando e parando no seu lar não é uma boa ideia e muito menos bom feng shui. Abra espaço para a liberdade e para a paz.


5) Viva a água, o ar, a terra e a luz
- Abra a janela logo após a chuva para o ar fresco renovar e purificar a energia da casa. A luz do sol nos horários menos quentes também é bem-vinda. A água em fontes e na limpeza é pura purificação, mas use com moderação.
- Plantas em vaso com terra ajudam muito a deixar o ambiente mais aconchegante, acolhedor e pacífico.


Imagens: UOLMulher, AdoreMagazine, Casa.com, DesignSponge

16 de mar de 2014

Varandas e Feng Shui

As varandas representam o nosso mundo exterior, ou seja, como vivemos a nossa vida fora de casa com todas as atividades cotidianas e intenções para um futuro melhor. Os desejos de explorar o mundo por meio de viagens também estão contidos nesse ambiente. Por isso decore e cuide muito bem de sua varanda!

Tenha muitas plantas, sinos de vento de bambu, móbiles, água e comedouros para pássaros que ajudam a criar um clima agradável e atraem boas energias.

Uma varanda harmoniosa pode conter uma representação de cada um dos cinco elementos do Feng Shui. Por exemplo: luminária ou velas (fogo), fibras naturais e plantas (madeira), pedras ou cristais (metal), fonte (água), vasos de cerâmica (terra).









Imagens: casa.com. apartment therapy, minhacasa

13 de mar de 2014

Feng Shui e organização: gavetas

Ao pesquisar sobre organização em alguns livros, encontrei a seguinte afirmação:

"Se você não puder encontrar um objeto em trinta segundos,
 é porque ele está no lugar errado."
Donna D. McMillan

Pois é...Quando o reinado é da bagunça, perde-se tempo e literalmente dinheiro buscando, procurando e não encontrando!

Que tal começar com uma simples gaveta?
Pode ser a gaveta do gabinete do banheiro, da mesa de cabeceira ou criado-mudo, da mesa de trabalho, do armário da cozinha, do guarda-roupa...Escolha apenas uma para começar!

Para cada gaveta, uma sentença
- Escolha um tema para a gaveta e guarde ali objetos semelhantes
- Nas primeiras gavetas coloque os itens mais usados
- No fundo das gavetas coloque as coisas menos usadas
- Se preferir, rotule os temas nas gavetas com etiquetas

Dicas bem práticas
- Pequenas caixas e divisórias são indicadas para guardar coisas pequenas
- Objetos pontiagudos ou cortantes devem ficar dentro de caixas fechadas para não causar acidentes
- Organize os itens por cores (isso é bom para roupas)
- Organize os itens por função/utilidade (por exemplo: materiais de escritório)
- Reduza os itens - verifique o que realmente tem uso e descarte o que não for necessário ou útil
- Verifique a data de validade de remédios, alimentos, cosméticos e produtos de limpeza

Lembretes Feng Shui
- Excessos de objetos, itens quebrados ou sem uso e a bagunça influenciam negativamente a energia do imóvel e de seus moradores.
- Gavetas dos criados-mudos ou mesas de cabeceira simbolizam o futuro.
- Não use as gavetas para  "esconder" a bagunça.

Exemplos animadores
- Algumas gavetas bem arrumadas para você criar coragem









Imagens: CasaCom, GoodHouseKeeping

11 de mar de 2014

Decoração no Guá da Criatividade

Oi, pessoal!
O guá da criatividade é regido pelo elemento metal.
Lugar ideal para o branco, as formas redondas e pinceladas de cores e artes para trazer a energia da inspiração, da alegria, dos insights, das novas ideias.
O branco remete a clareza mental e as cores a diversidade necessária para criar e ousar.
Imagens criativas para um bom feng shui no Canto da Criatividade.
Boa semana!
Cris
;-)











Imagens: AdoreMagazine, LivingEtc, Real Simple, Apatment Therapy, House Beautiful

4 de mar de 2014

Plantas para Banheiros e Lavabos

Não canso de repetir que banheiros e lavabos precisam de plantas naturais que, além da purificação e do frescor, trazem a energia de estabilidade do elemento terra - muito útil para o equilíbrio desse ambiente.

Lembre de escolher espécies resistentes ao vapor e à falta de luz natural, muito comuns nesses locais.

Aqui estão algumas das plantas mais indicadas para banheiros e lavabos:

Asplênio: samambaia de origem asiática com folhas enroladas. Gosta de canto sombreado e perto da janela. Molhe-a a cada três dias, de modo que fique sempre úmida.

Dinheiro-em-penca: suas folhas abundantes e que lembram moedas traz o simbolismo da prosperidade. É uma planta mias ornamental e delicada e gosta de meia-sombra e evite luz direta e sol. A rega deve ser a cada dois dias, mas sem encharcar.

Miniespada-de-São-Jorge: também conhecida como espada-de-são-jorge-anã, afasta energias negativas e elimina a má sorte. Pode ser colocada perto de janelas ou no chão do banheiro, pois resiste bem em áreas de meia-sombra. Pode ser regada com uma xícara de água somente uma vez por semana. è uma das plantas mais práticas, já que não necessita nem de adubação, nem de poda.

Rosa-do-deserto: combina com clima quente e seco, condições que incentivam sua floração, por isso ela precisa de luz e ventilação e pouca água, mas com frequência – uma xícara a cada três dias. Importante a seiva é altamente tóxica, por isso proteja a mão com luvas quando manusear ou podar essa planta e deixe longe de crianças e animais de estimação.

E as queridinhas e populares de sempre: Lírio da Paz, Violeta e Zamioculca.

- Nos meus banheiros moram um Lírio da Paz e uma Zamioculca. E vale lembrar que planta de banheiro é sempre planta de banheiro, ou seja, depois de habitar esse local não deve morar em outro cômodo da casa.

- Vasos de cerâmica são mais resistentes para o banheiro (metal pode enferrujar e madeira pode ficar muito úmido). Além da parte prática, a cerâmica representa o elemento terra que é muito energético para o banheiro.

- Vale deixar janelas ou vitros abertos e, de vez em quando, pode deixar a porta aberta para renovar o ar e diminuir a umidade do banheiro.

Zamioculca

 Mini Espada de São Jorge




Imagens: Portal Decoração e Casa.com (fonte)

1 de mar de 2014

Cubos Mágicos

Oi, pessoas? Tudo bem?
Quadrado é o formato da estabilidade, do elemento terra e de milhares de modelos de estantes, prateleiras, mesas que são transformadores e transformam um ambiente tornando-o prático, funcional, energizado e bonito. A graça fica no modo de usar e nas cores. São ótimos para guás que precisam de formatos quadrados e retangulares que são relacionamentos, sabedoria, prosperidade, família e centro. E podem ser úteis - e muito mágicos - em diferentes cômodos da casa.  Confira:










Imagens: umbrinco, decoraçãoconstruir, mundodastribos, netdecor, estudiobola