Plantas no Escritório e Feng Shui

Antúrio

Uma das curas naturais e um dos conceitos mais básicos e essenciais do Feng Shui é ter a natureza por perto, ou seja, ter plantas nos ambientes internos ou externos dos imóveis que habitamos - para morar e/ou trabalhar.

Há algum tempo me pediram para escrever sobre as plantas ideais para o escritório e resolvi listar alguns benefícios também.

Plantas Ideais:

Em geral podem ser usadas as plantas indicadas para ambientes fechados. Veja algumas aqui:

Antúrio: uma planta exótica e que não gosta nem de muito claro e nem de muito escuro. A energia está relacionada a expansão e ao sucesso.

Begônia: tem uma variedade de flores e precisa de terra fértil e adubada e não pode receber luz do sol. Pela imensidade de cores e flores está ligada a energia da criatividade.

Lírio da Paz: é considerada um coringa pelo Feng Shui por sua propriedade de purificar o ambiente e renovar as energias. Gosta de sombra e claridade indireta.

Lírio da Paz


Palmeira Rafia: vai bem com todo o tipo de iluminação e precisa de terra sempre úmida. É uma planta grande e tem energia de prosperidade e sucesso.


Violeta: pequenina e notável gosta de luz indireta e terra úmida (não pode nunca molhar as folhas e as flores). Sua qualidade energética é proteção e espiritualidade.


Zamioculca: companheira resistente sobrevive e segue linda mesmo quando fica algum tempo sem adubo e água. Muito usada em recepções e empresas. Pode-se dizer que tem uma energia de resistência e altivez.


Benefícios

Ar limpo, boas energias, motivação são alguns dos benefícios as plantas no escritório que vão muito além da decoração.

Ar mais puro, limpo e úmido

Zamioculca
Uma pesquisa feita pela NASA publicada no livro "Plantas - como elas contribuem para a saúde e bem-estar do homem", de Bill Wolverton, afirma que o verde é capaz de absorver os poluentes de ambientes fechados. E isso tem efeito quando a planta fica perto de uma janela.

Além de deixar as salas de reuniões e estações de trabalho mais bonitas, as plantas ainda ajudam a diminuir em até 20% a poeira.

E tem mais: os níveis de umidade do ar melhoram, pois 97% da água absorvida pelas plantas é devolvida ao ambiente aumentando em até 15% a umidade em locais fechados.

Lembrando que o índice de umidade do ar recomendado para a saúde deve ficar entre 30% e 60%.


Mais alegria e menos estresse

Alegria e bom-humor que vem das plantas para as pessoas é o que comprovou uma pesquisa realizada na Universidade do Texas com 450 colaboradores. Aqueles que tinham plantas no escritório se mostraram mais satisfeitos do que os que não tinham.

Já na Universidade de Surrey, no Reino Unido, a psicóloga Helen Russel aplicou um teste difícil numa sala cheia de plantas e o mesmo teste foi aplicado numa sala sem plantas e ela comparou a pressão arterial e a frequência cardíaca dos participantes. 

As pessoas da sala "verde" tiveram um desempenho bem melhor no teste do que os que realizaram o teste sem plantas.


Isso mostra que as plantas têm influencia positiva na percepção das pessoas em seus ambientes de trabalho e ajuda na redução do estresse.


Imagens: Planfor, Inovare,LeroyMerlin, Foto Cris Ventura 
Fonte: Casa.com e Exame.com