29 de set de 2013

Gato da Sorte

Oi, pessoas queridas! Hoje é dia do gato da Sorte! Sabem qual é?! Não?!
Sabem sim, é que nem sempre lembramos o nome: Manekineko (pronúncia: manequíekô e tradução literal: o gato que acena). Nas lojas do bairro da Liberdade, na maioria dos restaurantes japoneses ou espaços comerciais, repare bem, o gato (sozinho ou em dupla) está lá para garantir prosperidade, sorte e proteção.


Os gatos da foto são meus há um bom tempo. E resistiram a uma queda, antes eles moravam sobre este quadro aqui:


Esse quadro um dia caiu e espatifou (depois desse quadro, uma luminária também quebrou e quando coisas começam a quebrar em casa, é bom fazer uma limpeza energética e foi o que eu fiz). Mas, por sorte ;-) os gatos ficaram intactos. Por isso, postei as duas fotos! Os meus gatinhos continuam abençoando a minha casa e trazendo boas energias!

Os gatos da sorte, ou seja, Manekinekos, podem ser muito auspiciosos para os cantos da prosperidade, sucesso e perto da porta de entrada. Também são indicados para a mesa de trabalho, lojas e espaços comerciais - para atrair boas energias, trazer proteção, sucesso e prosperidade. Mas vamos ao significado das patas e das cores de uma estátua de Manekineko:

Patas
  • Esquerda levantada: aumentar a clientela no comércio.
  • Direita levantada: Prosperidade.
  • Duas patas levantadas: muita sorte, prosperidade, fortuna. Para garantir que um novo negócio não vá a falência.

Cores
  • Branco: Pureza
  • Preto: Proteção
  • Vermelho: Saúde
  • Dourado: Prosperidade
  • Rosa: Amor
  • Verde: Sucesso na vida acadêmica
  • Colorido: Sorte em abundância
O conteúdo do post de hoje veio do amigo blogueiro Alexandre que escreve no Lost in Japan. Vai lá ver o que ele escreve ;-)

Bom final de domingo e ótima semana!
Beijos! Beijos!
Cris ;-)

Imagens: Fotos de Cris Ventura

23 de set de 2013

Beliches e Feng Shui

Se você perguntar para os consultores de Feng Shui e terapeutas de ambientes se recomendam beliches, acredito que a maioria será contra.

Um dos motivos é a sensação de opressão para quem está na cama de baixo e também para quem está na cama de cima por causa da proximidade com o teto.

O beliche não permite que a energia circule com facilidade pelo ambiente e pode atrapalhar o relaxamento e o sono.

O ideal são camas separadas, no chão. Se o espaço não permitir, tente pelo menos optar por modelos como este da imagem. E se o beliche for tradicional, opte pelos modelos mais claros e coloque um pano branco no fundo da cama superior. O teto também deve ser branco ou bem claro. A claridade do teto, parede, beliche e dos móveis do quarto ajudam a melhorar um pouco essa energia.

Mas, reforço, o ideal são camas independentes.

Sorte e luz!
Cris

Imagem: Flickr

21 de set de 2013

Primavera e Madeira

Oi, pessoal!
Além das flores que são o maior símbolo da primavera, o elemento madeira no Feng Shui também tem um forte simbolismo liagado a essa estação. O elemento madeira significa crescimento, expansão, desenvolvimento, novo ciclo, nova etapa - tudo a ver com a chegada da primavera!

E esse simbolismo somado ao sentimento da novidade (ou do começar de novo), do nascimento (ou do renascimento), da esperança (ou da fé) alimenta a nossa alma e aumenta a nossa energia física para seguirmos em frente na conquista de metas e realização de sonhos e projetos.

A primavera é aquele empurrão, tipo: "vai que ainda dá tempo o ano ainda não acabou, vamos lá, força!"  E para reforçar essa intenção, vale decorar os ambientes com a representação do elemento madeira. Confira:

A madeira é presença constante na maioria dos ambientes, principalmente nos móveis. Mas, vejam que lindo, incrível e aconchegante essa cabeceira como um painel que vai até o teto!


O verde natural - ou a cor em todas as suas nuances - também pode ser bem usado para reforçar as intenções da primavera e do elemento madeira.


As plantas - e suas folhas, frutos e/ou flores - representam a totalidade do elemento madeira e sua expansão - desde a semente até as raízes que se espalham pela terra.


Boa Primavera para todos nós!!!
;-)


Imagens: Living etc, Decoholic e CasaeJardim

18 de set de 2013

Cantos Floridos

As flores possuem um magnetismo inexplicável. Repare que com a aproximação da primavera tudo parece mais alegre e bonito. Os caminhos - antes cinzentos e cheio de folhagens amareladas, caídas ou galhos secos - agora estão cheios de vida, ou melhor, de cores, aromas e flores.

Ás vezes, sinto que não há como descrever as flores: são perfeitas, maravilhosas, belas, alegres e algumas são raras.

Nos ambientes o efeito é imediato: onde tem flor tem bem-estar e boas energias. As flores capturam olhares...Quem nunca parou na frente de uma loja, mercado ou banca florida com um suspiro e um sentimento de renovação da vida?

E não custa tanto assim colocar um vasinho de violeta, kalanchoe (flor da fortuna), rosas, ciclames, lírios, flores do campo em um canto escondido, vazio ou especial da casa.


As flores naturais, sem dúvida, ativam a energia vital de qualquer lugar. Um vaso, cachepô, copo, garrafa ou tigela transparente pode receber as pétalas das flores com água, formando um belo arranjo.

Na dúvida, fique com coringas como lírio-da-paz, violetas ou rosas na sua cor predileta. Na ousadia, misture diferentes cores e espécies no mesmo arranjo.


A combinação de arranjos de flores com livros ou objetos na decoração garantem charme e transmitem um ar romântico.



Preencha os cantos da sua casa, do escritório e da sua vida com uma variedade de flores e boas energias ;-)


E venha saber mais sobre flores para os ambientes na minha palestra no próximo sábado, dia 21 às 11h em SP. Últimas vagas, reserve a sua pelo telefone (11) 5523-0640 e aproveite para conhecer o Espaço Kaizen.



Imagens: Samovar Home, An Indian Summer

16 de set de 2013

Sótão e Feng Shui

Oi, pessoal! Algumas pessoas me perguntaram sobre o simbolismo do sótão no Feng Shui.

O sótão é a parte mais alta da casa, por isso simboliza suas ideias, projetos e aspirações mais elevados e ousados e tudo que passa pela sua mente: pensamentos e sonhos!

Então, esse lugar deve ser muito bem cuidado, limpo, organizado, claro e iluminado.

Não faça desse lugar um depósito de itens quebrados, velhos e sem uso. Isso deixa a energia estagnada e afeta a clareza de pensamentos.

O sótão, dependendo do tamanho, pode ser um canto legal para meditação e leitura, para colocar um belo altar e até mesmo um canto de trabalho, desde que não fique muito cheio e sem circulação.




Imagens: Mundo das Tribos e Casa.com




13 de set de 2013

Canto dos Bichos

Os animais de estimação são muito sensíveis em relação a energia dos ambientes.

Além de atenção, carinho, limpeza e cuidados, os bichinhos precisam de um canto especial só para eles. Seja qual for o seu "pet" reserve um espaço com objetos, tapetes, caixa de areia, tanque, potes de água e comida, brinquedos e tudo o mais que ele precisar para feliz e saudável.

Animais maltratados ou doentes podem diminuir o chi (energia vital) da sua casa, por isso trate seu "pet" com amor, carinho, comida, água, passeios, música, vacinas e idas ao veterinário.


Se quiser escolher um guá do baguá para ser o canto dos bichos, sugiro o guá dos amigos e benfeitores - pelo companheirismo, lealdade, alegria e amorosidade e boas energias que os "pets" transmitem. Afinal, eles são verdadeiros amigos ;-)



Se escolher outro ambiente como varanda, área de serviço ou um quarto ou banheiro, cuide bem da limpeza e da decoração desse lugar e garanta proteção, conforto e tudo o que for necessário para o bicho.


Curiosidade: dizem que os gatos escolhem um canto negativo da casa para ficar por mais tempo e que os gatos são "bruxinhos" e limpam essa energia. Já os cachorros correm diretamente para os pontos de energia positiva da casa.

Beijos e ótimo fim de semana ;-)


Imagens: rent.sheaaprtments.com, arquivo pessoal Cris Franco, veramentebella.blogspot, G1 e CasaeJardim



11 de set de 2013

A força da claridade

Um ambiente claro e iluminado traz imediatamente uma sensação de conforto e paz.

O branco ou tom pastel fica ainda mais energizado com cores suaves nos detalhes, plantas e flores.

Além de paz, esses ambientes promovem clareza mental e um clima natural de organização.

A luz da claridade tem muita força e - literalmente - ilumina as almas dessas casas e de seus ocupantes.







Beijos iluminados!
;-)

Imagens: Decorology, AnIndianSummer.

9 de set de 2013

Azulejos na Decoração

Um jeito diferente de harmonizar e deixar a cozinha, a área de serviço, o lavabo ou o banheiro com uma decoração charmosa e cheia de boas energias é o uso dos azulejos coloridos ou ladrilhos hidráulicos nas paredes. Podem ficar em detalhes ou podem cobrir uma parede inteira. E são ótimos para estimular a criatividade e o alto-astral. Inspire-se e alegre-se com essas imagens ;-)








Imagens: Múltiplas Impressões, Casa e Jardim, DesignInteiores

5 de set de 2013

Decoração Floral

As flores são belas, transmitem boas energias e criam um clima de aconchego, simplicidade e romance.

Em estampas de papeis de parede, móveis ou tapeçaria elas marcam presença por todos os lados fazendo com que o ambiente interno ou externo fique mais charmoso, leve e com um ar "provence".

A decoração floral harmoniza a sala, a cozinha, o banheiro, a varanda e o quarto.

No Feng Shui a decoração floral é indicada no canto da família e no canto dos relacionamentos.

E para quem quer deixar a casa bonita e com aquele tom romântico, use e abuse das flores.

Beijos e flores ;-)




 




Imagens: SamovarHome, CasadaChris, Lavander&Sage

3 de set de 2013

Música para decorar

Que tal encher a sua casa de música? E muito mais do que ouvir, a música pode estar na decoração composta pelos próprios instrumentos musicais ou pelas representações artísticas em imagens, fotos, adesivos e quadros.

No Feng Shui a música é muito importante e muitas vezes é usada para limpar energias negativas e abençoar o ambiente por meio de tambores, sinos e/ou mantras. Os espaços também ficam mais alegres com a música. É importante prestar atenção nas letras, pois as palavras tem poder, então, que escutemos boas mensagens musicais! Outra dica são músicas com sons da natureza, mantras, toques suaves, instrumentais, meditações, mensagens ou músicas com palavras de fé e otimismo que ajudam a transmutar a energia negativa em positiva.









Beijos e som na caixa, ou melhor, na casa! ;-)

Imagens: Ademilar, CoolInteriorIdeas,Extra/Globo