29 de ago de 2013

Cinco Elementos na Decoração

Uma das escolas mais antigas de Feng Shui, a Escola da Forma, observou a relação das energias da natureza e as mudanças climáticas de cada estação que altera as paisagens e criou a teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Eles possuem representações e significados distintos e podem ser combinados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (chi) e conquistar equilíbrio físico e mental. Confira abaixo:

Água - expressa recolhimento, aceitação e introspecção, que estão relacionados ao clima do inverno. As formas são sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro. Espelhos e vidros também simbolizam a água.
Onde usar: No guá do trabalho, regido pelo elemento água. Na entrada da casa com fontes ou espelhos.


Madeira - significa o início, o crescimento, a expansividade. Por isso, sua estação é a primavera. O formato é cilíndrico e a cor é o verde. As plantas são a expressão maior desse elemento.
Onde usar: No guá da família e da prosperidade, comandados pela madeira. Nos ambientes com quadros de natureza.



Fogo - simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares. Velas e luminárias são objetos mais representativos.
Onde usar: No guá do sucesso, regido pelo fogo. No escritório com uma bela luminária.



Terra - representa a transição entre o verão e o outono, como uma pausa para a transformação. As cores são amarelo e marrom e o formato é quadrado. Os objetos que expressam a sua força são os de cerâmica.
Onde usar: No guá do relacionamento e no guá da espiritualidade, comandados pelo elemento terra. No centro da casa com objetos de cerâmica ou tons de amarelo.



Metal - um elemento mutável, ligado ao outono, que lembra meditação, concentração e finalização. Suas cores são o branco e tons pastel, suas formas são esféricas e ovais e os objetos feitos de metal e pedras como o granito e cristais simbolizam sua energia.
Onde usar: No guá dos amigos e no guá da criatividade, regidos pelo metal. Na sala de estar com vasos redondos e no quarto das crianças com móbiles coloridos.




Imagem: Decorology, AnIndianSummer, Bedroom198, Apartment Therapy

26 de ago de 2013

Ciclos dos Elementos

Os cinco elementos estão em constante movimento e interagem por meio de ciclos que são chamados de Ciclo Construtivo (ou de Criação), Ciclo Destrutivo (ou de Dominação) e Ciclo de Controle (ou Moderador).


Ciclo Construtivo
Lugares com aquela sensação agradável exploram a valorização dos cinco elementos combinados entre si e presentes em cores, objetos e formas em plena harmonia. Assim, a água nutre a madeira, a madeira alimenta o fogo, o fogo produz terra, a terra contém o metal e o metal conduz a água.

Ciclo Destrutivo
Neste ciclo a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a madeira consome a terra, e a terra represa a água. Por exemplo: imagine um canto do sucesso regido pelo elemento fogo e que deveria conter na decoração a cor vermelha. Ao invés disso, nesse lugar há paredes escuras ou uma imagem de cachoeira, ou seja, há uma forte presença do elemento água. Portanto, nesse caso, há uma tensão entre os elementos e ocorre a destruição do elemento mais fraco (a água apaga o fogo).

Ciclo de Controle
Nesse ciclo podemos inserir um item na decoração ou na arquitetura para ajudar a manter o elemento “consumido” pelo seu elemento oposto. Por exemplo: uma sala toda branca (elemento metal) e uma pequena mesa de centro de madeira. Então, podemos colocar uma fonte ou objetos de decoração feitos de vidro ou cristal (elemento água). Nesse caso, a água ajuda a neutralizar o atrito entre o metal e a madeira, pois a água alimenta a madeira que é o elemento em desvantagem (ou em perigo devido ao excesso de elemento metal que corta a madeira). No ciclo de controle a madeira ajuda a equilibrar a briga entre a água e o fogo; o fogo combate o conflito entre a madeira e a terra; a terra combate o atrito entre o fogo e o metal; e o metal combate a briga entre a terra e a água.

23 de ago de 2013

Paz em casa

"Que a paz esteja convosco" é uma frase dita ao mesmo tempo em que se aperta a mão da pessoa ao lado numa das etapas da missa católica. Sempre gostei desse "ritual" desde criança. Achava engraçado as pessoas apertarem as mãos (enquanto algumas sorriem e olham nos olhos e outras não) e proferirem essas poderosas palavras sem se conhecerem.

Mas a cada dia vale perceber a importância de um simples sorriso, um olhar, um bom dia, um boa tarde, um boa noite para o vizinho, para o motorista do ônibus, para o porteiro do prédio, para quem estiver atrás do balcão da padaria ou da farmácia, para a moça do caixa do supermercado, para o segurança da escola, enfim...Quem dera dizer um "oi" para o motorista do carro ao lado no trânsito...Uma pausa para a paz...Uma paz que deve amanhecer com a gente e permanecer durante todos os momentos do dia e da noite...Paz, paz, paz...Que a paz esteja sempre com vocês e com todos nós!

Para ter mais paz em casa, aqui estão algumas sugestões:
- Livre-se de objetos que causam irritação (sem uso ou que você não gosta).
- Tenha uma fonte com um barulhinho bom de água.
- Suavize quinas e preencha cantos vazios com plantas, objetos ou móbiles.
- Aromatize os ambientes com lavanda.
- Decore a entrada com plantas ou flores brancas.
- Decore cantos e mesas com livros e flores.
- Escute mantras, músicas instrumentais calmas ou com sons da natureza.
- Substitua cores muito fortes e energéticas como o vermelho e o laranja, por cores harmoniosas e relaxantes como o azul e o verde.

Paz com tudo, tudo com paz!!!
Paz para todos nós em todas as nossas casas!!!
;-)

Imagens: AnIndian SummerBlog e LivingEtc

21 de ago de 2013

Adesivos para cada guá

Uma boa, rápida, fácil, prática, criativa e charmosa opção para decorar as paredes são os adesivos.

Confira essas dicas de Feng Shui com sugestões de adesivos de parede para cada um dos guás do baguá para decorar, energizar e harmonizar os mais variados cantos da sua casa.

Guá do Trabalho
A cor preta e as formas sinuosas remetem à água que comanda
esse guá, com movimento e suavidade

Guá dos Amigos
O prateado e o círculo lembram o elemento metal,
além das borboletas e das plantas que fazem a conexão céu e terra

Guá da Criatividade
Os unicórinios ativam a imaginação
e espelhados simbolizam o elemento metal que comanda esse guá

Guá dos Relacionamentos
Um casal para o amor, detalhes em vermelho para paixão e
 formas curvas estimulam a energia yin (feminina)

Guá do Sucesso
Pode ser energizado com o tons de vermelho que representa o
elemento fogo, regente desse guá

Guá da Prosperidade
Árvore para o elemento madeira e a cor do guá - roxo/lilás- ativam a
energia da riqueza, da abundância

Guá da Família
Bambu é um símbolo muito auspicioso e
representa força, expansão, crescimento

Guá da Sabedoria
A mensagem transmite bênçãos para o lar, seus moradores
e visitantes - energia essencial para esse guá

Guá do Centro
Imagem da natureza e o amarelo/terra/ouro garante
a energia do elemento terra para o equilíbrio físico e emocional

Para saber mais sobre o baguá e cada um dos guás, veja esse post aqui.

Imagens: DigsDigs, AllAboutYou, IStick,  DHGatecomLushlee, MyHome Decorating Ideas, BusyDoor

Obs. Post atualizado. Tema sugerido pela leitora Carmem, do blog Boas Vibrações

19 de ago de 2013

Curas de Feng Shui com Estilo

Em busca de imagens e temas bacanas para postagens, encontrei estilosas formas de "curar" e decorar os ambientes ;-)

O espelho convexo - muito usado como cura de feng shui - está emoldurado numa madeira retangular que confere charme e aconchego ao quarto.



Já a escada foi numerada com adesivos e decorada com muita graça (e em francês!). Essa indicação dos números nos degraus brancos (considerando todo o branco do ambiente) ajuda na condução da energia para o andar superior.


E uma dupla de pufes floridos que simbolizam parceria e ficam lindos no canto dos relacionamentos.


Imagens: House Beautiful, HousetoHome, DesignSponge.

17 de ago de 2013

Clima de Sonho

Estou lendo um livro de feng shui que convida a pessoa a entrar na sua casa como se fosse a primeira vez. Achei esse convite - ao mesmo tempo - muito simples e muito profundo. Simples pela ação: apenas dirija-se para o lado de fora da sua casa e entre como se fosse a primeira vez...OK, isso é fácil e daí?! E daí?! Que é de uma profundidade tão absurda você "olhar" para a sua própria casa e "enxergar" a beleza dos detalhes e também das imperfeições. Um exercício válido para todos, mesmo para quem não acredita no feng shui. E uma outra coisa legal é você olhar - e contemplar - fotos do seu lar...Um canto pode revelar um clima de sonho e a casa pode se apresentar como um refúgio e um paraíso "real" na terra. 
Escrevo "real", pois sempre existe e existirá uma parede para pintar, um quadro para pendurar, uma cortina para trocar, lâmpadas, reparos, reformas, móveis para mudar de lugar e coisas para reciclar. Ainda bem, isso é movimento e isso significa que sua casa está viva!

Mas, mesmo com tantos afazeres, não deixe de apreciar a beleza da sua casa, como ela é!  E descubra que o sonho pode estar muito mais perto da realização do que se pode imaginar! Viva aqui e agora esse clima de sonho ao olhar para o mesmo lugar, como se fosse a primeira vez, e apaixone-se novamente pelo seu lar!




As imagens desse post foram capturadas pela fotógrafa Bruna Veratti

13 de ago de 2013

Decore sua mesa de trabalho


Olá, pessoal!!! Tudo bem?
Que tal dedicar um tempo para organizar, harmonizar e decorar com Feng Shui a sua mesa de trabalho - em casa ou na empresa? Aqui estão algumas dicas simples e rápidas que ajudam a tornar esse ambiente mais confortável e energizado.

1 - No canto inferior esquerdo coloque uma imagem de sua crença espiritual, uma poesia ou frase positiva ou imagem de natureza. Ajuda a acalmar e ativa a sabedoria.

2 - No canto superior esquerdo vale colocar um cristal, uma foto de cachoeira ou um objeto dourado ou prateado que simbolize riqueza. Isso ajuda a ter mais coragem para enfrentar os desafios cotidianos e a ter mais prosperidade.

3 - No canto inferior direito inclua postais de viagens, um globo terrestre ou foto com amigos. Esse é o canto da sincronicidade, dos benfeitores e dos clientes.

4 - No canto superior direito decore com duplas de objetos ou flores amarelas, rosas ou brancas. Esse é o canto dos relacionamentos, sociedades e parcerias profissionais. Lugar que merece atenção e organização.

E aqui estão alguns cantos de trabalho inspiradores:










E Clique aqui para mais dicas de Feng Shui na Mesa de trabalho.

Um dia iluminado e cheio de boas energias ;-)
Imagens: Decorology e Apartment Therapy

8 de ago de 2013

Fontes em Casa

Na entrada da casa, de uma empresa ou espaço comercial ou no guá do trabalho uma bela fonte indica o movimento do cotidiano e o fluxo da vida. O ambiente fica calmo, fresco e com um barulhinho bom de água!

O som da água da fonte ativa imediatamente a energia do local atraindo bom chi (energia vital), prosperidade e sorte. A fonte também emite íons negativos que neutralizam os poluentes do ar. Vale mudar de lugar os objetos ou pedras da fonte para alterar os sons que ela produz até achar um tom que todos os moradores aprovem para o ambiente.

E tem mais: as fontes ajudam muito a refrescar o ambiente nos dias secos e de muito calor!!!




Imagens: Casa Claudia e Casa e Jardim

5 de ago de 2013

Detalhes nos banheiros

Banheiros e lavabos geralmente são considerados os vilões do Feng Shui, pois são considerados locais que roubam a energia da casa pela presença de ralos, muitos encanamentos e pela instabilidade do flux da água. Mas lembrem que é necessário uma análise detalhada - por meio de uma consultoria de feng shui - para verificar a localização dos mesmos e, então, providenciar as curas e modificações adequadas.

Mas o post de hoje é para dizer que os banheiros e lavabos devem ser muito bem decorados e energizados, já que também são lugares de purificação e renovação de energias.

Por isso, os banheiros são lugares que devem ser muito bem cuidados para que haja essa renovação de energias. Deve se tornar um lugar dedicado ao relaxamento e a purificação das energias do corpo e da alma.

Os lavabos são ambientes sociáveis e recebem tanto os moradores como os visitantes da casa. E precisam ser um ambiente acolhedor, bonito e pacífico.

Então, capriche bem na decoração, respeitando o seu estilo e fazendo uma grande diferença com um toque especial nos detalhes.

Boas peças para banheiros e lavabos são: plantas em vasos com terra, objetos de cor amarela, velas, flores, cristais de quartzo, boa iluminação, decoração floral, toalhas e tapetes bonitos e confortáveis, quadros com flores ou miniaturas, espelhos de boa qualidade e bem amplos, peças de mosaico, pastilhas ou azulejos desenhados. Enfim, cada detalhe faz muita diferença!




 

Imagens: Decorology, Elle Decor, Casa.com