31 de jul de 2013

Ervas e Feng Shui: um tempero energizado!

Vocês sabiam que existem ervas que podem ajudar a ativar os cantos do baguá no seu jardim, canteiro ou mesmo dentro de casa - se houver luminosidade adequada para as plantinhas?

Aqui estão alguns dos tipos de ervas mais indicadas para cada canto do baguá e o tipo de vaso e a respectiva cor também!


TRABALHO
Ervas: Cavalinha, salsa, babosa e capuchinha
Vasos de vidro ou cachepôs de cor preta ou azul-marinho
Energia ativada: a rotina diária, destino e o bom andamento da carreira



AMIGOS
Ervas: Tomilho, manjerona e orégano
Vasos de metal, prateados ou brancos
Energia ativada: viagens, amizades e benfeitores


ESPIRITUALIDADE
Ervas: Camomila, melissa e erva-doce
Vasos de cerâmica ou cachepô azul ou lilás
Energia ativada: fé, autoconhecimento, caminhos espirituais


FAMÍLIA
Ervas: Artemísia, boldo, carqueja
Vasos verdes ou cachepôs de madeira ou fibras naturais
Energia ativada: saúde, força e união da família


PROSPERIDADE
Ervas: todos os tipos de manjericão (pequeno, gigante, roxo)
Vasos de madeira, roxos ou dourados
Energia ativada: fartura e bênçãos materiais e espirituais


RELACIONAMENTOS
Ervas: alfazema, capim-limão, louro
Vasos de cerâmica ou nas cores rosa e vermelho
Energia ativada: amor e relações afetivas


SUCESSO
Ervas: malva, hamamélis e sálvia
Vasos vermelhos
Energia ativada: realizações pessoais e profissionais


CRIATIVIDADE
Ervas: hortelã, guaco, alecrim

Vasos de metal ou multicoloridos
Energia ativada: inspiração, alegria, mudanças



Fonte sobre as Ervas: Bons Fluidos
Imagens: Flickr, Bons Fluidos, CasaCor, 
Blogs: Viajelivre, Esteticalia, Marianstclair, FloresyPalabras   

26 de jul de 2013

O poder das imagens: crianças e cachorros

Sabe quando você vai ao cinema e aparece aquela imagem cute-cute e fofa e todo mundo (bom, as mulheres com certeza) soltam aquele som assim ó: 
"woooooooaaaoouuuuuuuuummmmmmmmmm"  
E até parece que foi tudo combinado?!

Então, esse é o poder das imagens a seguir que tem o poder de alegrar, entusiasmar e confortar a sua sala, o seu corredor, o quarto das crianças, o canto da criatividade e ativar a energia fofa do "woooaoum" (que lembra o mantra "om"...rs...) na sua casa ;-)

Curta as imagens e sinta-se leve e alegre!!!






Imagens: VintageHolidaysCrafts, AllPosters e AntiquesAbout

25 de jul de 2013

Cuidar de outras casas: mente e corpo

Oi, pessoas queridas! É muito importante a gente dedicar um tempo para outras casas que nos acompanham sempre: o corpo e a mente! Para isso, pesquise e sinta quais atividades físicas, práticas de meditação e tudo que contribua para o seu bem-estar físico, mental e espiritual. Entendo que essa é uma busca sem fim, mas com benefícios igualmente infinitos!

A dica de hoje é destinada a todas as pessoas que buscam qualidade de vida, bem-estar, harmonia e crescimento pessoal. Por isso, o Canto do Feng Shui convida você para visitar o espaço Espaço Kaizen - resultado da dedicação de diversos profissionais da área da saúde a um projeto de vida.

O Espaço Kaizen lança novas propostas e serviços que atuam no autoconhecimento e identificação dos processos de pressão, sejam profissionais, pessoais, familiares ou ambientais. E busca reconhecer a maneira como a sua vida está sendo gerenciada e as reações físicas, emocionais e comportamentais. Sendo assim, adota uma perspectiva multidimencional agindo de maneira personalizada para que você conquiste seus objetivos de qualidade de vida. Entre os serviços oferecidos estão pilates, yoga e meditação. Saiba mais clicando aqui.


Observação: Post Promocional

24 de jul de 2013

Elemento Fogo

Fogo é muita, muita, muita energia e paixão.

E significa atividade, transcendência, ruptura, vitalidade, purificação, sucesso, poder, coragem, ascendência, calor, brilho, proteção.

O fogo está relacionado com o guá do sucesso e simboliza a LUZ, a integridade, a força pessoal que servirá de exemplo aos outros.

As formas são as triangulares e pontiagudas.

Os símbolos mais representativos são as velas, abajures, luminárias, lustres, lâmpadas e sempre que possível uma boa iluminação natural.

Imagens do sol, de estrelas e de seres vivos (animais e pessoas) também são símbolos do fogo, da vida em movimento.

E, obviamente, todos os tons de vermelho pertencem ao elemento fogo.




Frase para reflexão:
"Do atrito de duas pedras chispam faíscas; das faíscas vem o fogo; do fogo brota a luz." Victor Hugo


Imagens: An Indian Summer Blog e Via Amelie

21 de jul de 2013

Elemento Madeira

O elemento madeira está ligado com a energia da expansão, da criação e compreensão. Esse elemento promove o nascimento, crescimento, desenvolvimento e esforço que estão ligados à primavera. A madeira remete também ao início e reinício de fases ou ciclos da vida.

No ciclo construtivo a madeira alimenta o fogo e o no destrutivo absorve a água.


A madeira é o elemento que rege os guás da prosperidade e da família.


As formas são as alongadas, cilíndricas e estreitas lembrando o tronco das árvores.
As plantas são as maiores representantes do elemento madeira, pois contém a própria natureza desse elemento com a semente, o crescimento e a vida.


Todos os tons de verde são favoráveis para representar a madeira, mas o azul esverdeado também pode ser usado. Os objetos mais representativos são os móveis e esculturas de madeira, motivos florais e imagens da natureza (jardins, florestas, bosques).


Frase para reflexão:
"Uma árvore de tronco enorme começa de uma muda fina como cabelo; uma torre de nove andares começa sobre um montículo de terra; uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo."
Lao-Tsé, no livro Tao Te Ching

Imagens: Múltiplas Impressões e Via Amelie

19 de jul de 2013

Aconchego, meditação e sabedoria


O que você vê ou sente olhando para esse canto? 

Eu sinto uma tranquilidade, uma energia boa, um torpor mental quase meditativo.

Eu também ficaria um tempão aí nesse aconchego e "de boa" tomando um chá e lendo o meu livro predileto. Na verdade, como geminiana eu teria pelo menos uns 2 livros no chão, umas 2 revistas e um livro na mão!

Então, pessoas queridas, esse é um belo exemplo para o canto/guá da espiritualidade e sabedoria.
Discreto e sem imagens religiosas contendo o azul (cor desse guá),  a cortina suave (lembrando a leveza do céu) e a planta em vaso com terra (elemento desse guá).

Feng Shui pode ser lindo, aconchegante, chique e "quase" invisível!

Beijos! Beijos!

Imagem: House to Home

17 de jul de 2013

Elemento Metal

Os guás da criatividade e dos amigos são comandados pelo elemento metal, segundo a teoria dos 5 elementos do Feng Shui, e que lembra muito o elemento ar da astrologia.

O elemento metal representa a transição, o outono, a interiorização, e o fortalecimento e o recolhimento para a condensação e renovação de energias emocionais e mentais.

Organização, clareza, introspecção, centramento, instinto, vitalidade, determinação, limpeza, planejamento, criatividade e finalização são algumas das características associadas ao elemento metal.



A cor predominante é o branco, mas os tons pastel, o cinza e o prata também representam o metal. As formas são circulares. E o metal está presente em granitos, cristais de quartzo, pedras preciosas, mármores e objetos feitos de ouro, prata, bronze, cobre, latão e, claro, metal mesmo.


Frase para reflexão:
"Enquanto os ventos de mudança sopram alguns constroem barreiras, outros constroem moinhos de vento!" Antigo ditado chinês

15 de jul de 2013

O poder das imagens: árvores

Na minha antiga casa de infância tinha um pé de abacate. A mais bela árvore que já conheci...Que alegrava minhas manhãs preguiçosas, fazia barulho com suas milhares de folhas nas tardes de domingo, que me protegia durante as noites. O abacateiro doava seus frutos com fartura e alimentava a vizinhança e os parentes. Era uma árvore maravilhosa...Por questões de segurança, teve que ser retirada e lembro que não me contive com sua morte...Eu e meu irmão saímos de casa e choramos muito com a morte do nosso abacateiro. Também senti muita tristeza quando vi um eucalipto caído numa praça perto da minha casa.

 As árvores são sagradas e merecem muito carinho e cuidado. São as árvores que fazem a diferença nessa cidade cinzenta...Imagine se não houvessem árvores no caminho? As árvores podem representar a ligação da terra com o céu, proteção, família, fartura. Algumas tem significados específicos, confira:

Ameixeira: juventude, beleza e vida longa
Carvalho: força masculina e virilidade
Cerejeira: feminino e beleza
Laranjeira: felicidade e prosperidade
Macieira: prosperidade e paz
Pessegueiro: imortalidade, casamento e amizade
Pereira: vida longa e pureza
Pinheiro: longevidade

E as árvores podem estar em jardins, varandas, quintais...Ou em imagens, fotos, quadros. São indicadas para os cantos da família da prosperidade. E que tal árvores dentro de uma estação de metrô?








Imagens: Fotos da Exposição Pinturas em Seda de Laila Bastos Andrade Guimarães 
no Metrô Vila Madalena em setembro de 2010.

13 de jul de 2013

Incensos - Aromas Sagrados

Para ativar ou purificar a energia de um ambiente de uma maneira simples e cheirosa, basta acender um incenso. Para fortificar essa ação, faça uma prece, um pedido e coloque a sua intenção positivamente.

Há uma variedade de aromas que possuem significados e poderes diferentes. Para cada tipo de situação ou energia há um aroma apropriado. Você também pode fazer a escolha intuitivamente. Por isso, vale a pena ter uma boa variedade de incensos.

Ao acender um incenso, concentre-se, peça, medite, ouça uma música suave com sons de natureza ou um mantra ou fique em silêncio. A fumaça sagrada levará a sua intenção para o universo e você, sua casa, seu ambiente, seu trabalho, seu estudo, suas preces ou sua prática de meditação serão ainda mais auspiciosos e abençoados.

A foto é do meu bowl que acho lindo e coloco vários incensos coloridos. Para segurar os incensos coloco sal grosso dentro do bowl. Além de útil e prático, a decoração fica alegre.

Aqui estão alguns aromas e as indicações de uso:

Alecrim - estimulante e revigorante
Camomila - para acalmar e reconfortar

Eucalipto - remove energias negativas, limpa e purifica o ambiente

Gerânio - equilibra, conforta e relaxa

Lavanda - promove serenidade e relaxamento

Laranja - revitalizante e refrescante

Lemongrass - ativa a criatividade e a concentração

Mirra - fortalece inspira

Pitanga - transmite descontração e alegria

Rosas - bom para o amor e aconchego

Sândalo - harmoniza, acalma e é bom para meditar

Tangerina - revigorante e alegre

Verbena - energizante e bom para ativar talento no trabalho

Ylang-Ylang - para ativar o amor e a sensualidade


Foto: Cris Ventura, Canto do Feng Shui

9 de jul de 2013

Móveis e Feng Shui: Criado-Mudo

Oi, pessoas! Aqui no canto tem uma série de posts temáticos, e temos uma série especial sobre "Móveis e Feng Shui" com dicas de alguns móveis que possuem significados importantes dentro do lar. E pra começar, vamos ao criado-mudo - também conhecido como mesa de cabeceira.

Esse móvel pode ser muito funcional e prático, como um apoio mesmo ao lado das camas. Mas há uma variedade de estilos, materiais, cores e formas que garantem personalidade, beleza e energia ao criado-mudo. E quando possuem espaços e gavetas é preciso tomar cuidado para não depositar muitos itens e - principalmente - papeis, remédios e objetos quebrados (por exemplo um relógio parado). Isso tudo pode estagnar a energia do ambiente e influenciar o futuro...Dizem que as gavetas do criado-mudo representam projetos e oportunidades futuras. Então, corre lá pra fazer uma "limpa" e organizar a vida!!!

No Feng Shui há recomendações para criados-mudos iguais para manter um relacionamento equilibrado e estável entre o casal.

Mas já notei criados-mudos diferentes: um criado-mudo em linha reta simbolizando a energia masculina (yang) e outro criado-mudo arredondado simbolizando a energia feminina (yin). E com um outro olhar mais intuitivo e sensível, percebi uma complementaridade harmoniosa para o quarto de casal.


 


Quando possível, melhor manter os criados-mudos ou mesas de cabeceira abaixo do nível do colchão da cama, para evitar as pontas/flechas venenosas. Se forem mais altos do que a cama é melhor que tenham os cantos arredondados.


Outra dica é deixar o mais distante possível os aparelhos eletrônicos e celulares (podem ficar na parte mais baixa do criado-mudo).

Moringa, copo com água, objetos aos pares, flores, velas, fotos do casal, esculturas eróticas, livros, abajoures, luminárias e itens queridos são sempre positivos sobre os criados-mudos.


 


Beijos e boas energias sempre!!!

Imagens: Better Homes and Gardens, Pritty in Pink, Trícia Veratti, Apatment Therapy, Elle Decor, Pritty in Pink, House of Turquoise, Lori Langille Blog, House Beautiful, VT Interiors

7 de jul de 2013

São Paulo - um outro olhar

Oi, pessoas queridas!
Hoje o post pode não parecer sobre Feng Shui. Mas, ao ler com o coração você poderá perceber que a intenção é a contemplação de boas imagens que trazem boas energias. E também observar que a descoberta de um dom - do verdadeiro propósito de vida, que pode acontecer quando ativamos o guá do trabalho/carreira nos ambientes - pode virar a sua profissão!

E, por isso tudo e mais um pouco, no meio de tantos afazeres e compromissos e de um clima tão estranho que nossa querida cidade está vivendo, vale a pena parar e olhar com calma, com atenção e cuidado e você vai notar que fez sim muitas coisas, que foi muito mais forte do que imaginava, que doou energia por boas causas, que duplicou sua jornada, que realizou, que amou, que sorriu e chorou, e que tudo pode ser visto com um outros olhos...Sim, tudo pode ter um outro lado, uma outra razão, um outro sentimento...Sinto isso com a loucura e a lucidez que se misturam e se mostram em São Paulo, no meio de sombras e luzes, e que foram sensivelmente congeladas em imagens - com um outro olhar - pelas lentes da amiga Bruna que fez da fotografia seu dom e profissão - e que me encantou com as fotos de São Paulo... Espero que esse encanto se espalhe!











Obs. Esse post já foi publicado, 
mas vale a pena ver e ler de novo, com um outro olhar...
E com o coração ;-)