30 de abr de 2013

Velho Novo, Novo Velho


Oi , pessoal! Na decoração de ambientes existe uma imensa possibilidade de combinações e jeitos novos de usar coisas antigas ou até mesmo velhas. No Feng Shui que pratico sempre há flexibilidade para avaliar a energia do local e a primeira questão a ser verificada é se os objetos que estão em uso passam uma boa impressão e uma boa sensação. O móvel, caixote, lata, quadro pode ter um pouco de imperfeição e ser combinado com um item novo para ganhar charme, utilidade e uma nova energia (mas não precisam ser coisas quebradas, muito lascadas, rachadas).

E tem mais: recuperar itens antigos é um jeito de economizar, de reutilizar, de reciclar e isso é uma boa prática e se é uma boa prática, é um bom Feng Shui ;-)

O espaço ainda ganha ares diferentes: alguns mais rústicos, outros com mais jeito de casa de fazenda e até mesmo mais ecológicos!!!

Aqui algumas imagens para ajudar a criar e recriar seu espaço com um item velho novo somado a um item novo velho!








Imagens: CasaeJardim, CoisasdaLueTal, FalandodeArte, ContryHomesInterior, ViaAmelie

28 de abr de 2013

Plantas embaixo da escada

Nem sempre é possível evitar escadas no centro da casa. E as escadas em espiral ou caracol não são nem de longe as preferidas do Feng Shui. Podem até ser estilosas e bonitas, mas não transmitem uma energia de estabilidade e equilíbrio necessárias no guá do centro de qualquer ambiente.

Mas, muita calma nessa hora, pois também não há necessidade de sair demolindo todas as escadas espiraladas do mundo. Há uma cura que é colocar plantas naturais (um jardim mesmo com terra e pedras), esculturas ou vasos de cerâmica e cores como o amarelo ou o laranja. Todos esses itens simbolizam a energia do elemento terra que é o regente do centro da casa. Mas o melhor mesmo são as plantas naturais.

E, para quem estiver na fase de projeto, se for possível, evite esse tipo de escada no centro das casas.




Imgens: CasaeJardim e Design Interiores

26 de abr de 2013

Cores para decorar e energizar

As cores estão por todos os lados como se falassem com a gente despertando as mais variadas sensações. E são ferramentas indispensáveis na decoração, na arquitetura e  no Feng Shui.

Pesquisando sobre cores, encontrei dicas preciosas e fáceis de decorar:
  • Para ampliar os ambientes (por exemplo: lugares com pouca luz natural, corredores ou entradas estreitas) use cores claras ou tons neutros.
  • Se quiser diminuir espaços muito grandes, prefira tons quentes como o vermelho, o laranja e o amarelo.
  •  No teto cuidado com as cores: cores escuras passam a sensação de teto mais baixo e cores claras elevam o teto.
  • A parede em frente a uma janela deve receber um tom claro para refletir a luz. Já a parede da janela pode receber uma cor escura ou uma cor alegre e vibrante para formar uma moldura.


Observe se sua casa precisa de:

Ação e movimento, decore com vermelho.
Suavidade e calma, prefira cores escuras.
Limpeza e clareza mental pedem branco, gelo e cores claras.
Criatividade e expansão, escolha o verde azulado.
Estabilidade e segurança, decore com amarelo.

E use as dicas acima para incluir cores com charme e energia em objetos, detalhes da decoração e/ou paredes de sua casa ou ambiente de trabalho! Beijos ;-)


Fonte: Dicas do arquiteto e consultor de Feng Shui Carlos Solano
Imagens: Decorology, Apartment Therapy, An Indian Summer e Sokice

19 de abr de 2013

Cactos e Feng Shui

Oi pessoal, tudo bem?

Há alguns temas que são bem polêmicos no Feng Shui e o cactos é um deles.

Existem pessoas que simplesmente não gostam e consultores de Feng Shui que não indicam o uso do cactos de jeito nenhum. Mas, então, o que fazer? Eliminar todos os cactos da face da terra?
Creio que não é possível e nem ecologicamente correto ;-)

Mas há quem defenda os cactos como plantas que purificam e protegem os ambientes.

Há um significado interessante: os cactos são originários de regiões áridas e isoladas e armazenam água dentro do caule, por isso, representam, a força interna de uma pessoa em momentos de solidão. Os espinhos são a proteção e a segurança da planta e, simbolicamente, de quem a possui.


Também encontrei um livro que tem vários símbolos do Feng Shui e o cactos estava lá com a seguinte descrição: "Os espinhos podem simbolizar proteção contra visitantes inesperados ou perigosos, e também pode ensinar a lidar com os próprios limites e lembrar a importância de dizer não quando precisamos defender nossos limites. As magníficas flores simbolizam a beleza escondida na simplicidade."
Na minha visão, não recomendo o o cactos para determinados locais, por exemplo, perto da porta de entrada e no guá dos relacionamentos, por causa dos espinhos.



Mas o cactos pode estar numa sala ou numa varanda ou fazendo parte de um jardim - desde que as pessoas que moram, frequentam ou trabalham nesses locais se sintam bem com o cactos.

Se você tem e gosta e está tudo bem, deixe tudo como está. Também lembrei de uma frase de Denise Linn, mestre de Feng Shui: "Se a sensação é boa, o Feng Shui é bom."

Beijos em seus corações e muita luz!


Obs. Esse post foi sugerido pelo leitor Ual (do blog Ualmenidades).


Imagens: Casa e Jardim

11 de abr de 2013

A magia das cores: Laranja

Laranja é uma cor muito energética e auspiciosa, pois trata-se de uma mistura de vermelho e amarelo. 

Transmite entusiasmo, alegria, disposição, fartura, otimismo e poder. 

Ativa a sociabilidade, o prazer e a diversão - com muito alto-astral. 

Ótima cor para salas de estar, ambientes festivos, escritórios e salas de reunião.
 





Imagens:   Blog Roxxn, Casa e Cia, Elle Decor,  Blog Style Estate  


8 de abr de 2013

A magia das cores: Vermelho

Força, vigor, energia, paixão, ação, calor, verão! Vermelho traz vitalidade e eleva a auto-estima das pessoas e dos ambientes. Seus tons são variados – desde os mais vibrantes até os mais escuros ou queimados. – mas seja qual for o tom, vermelho é uma cor poderosa! Quem é que resiste a um buquê de rosas vermelhas? Atração, entusiasmo, vida, prazer, sorte fluem espontaneamente do vermelho. Os significados mais fortes do vermelho estão ligados com o sangue (e por isso vida e energia) e com o fogo (poder e transmutação).

O vermelho sugere proteção divina e psíquica – representando luz, fogo e poder.

E não hesite em usar uma roupa vermelha para combater a depressão! O vermelho é capaz de aumentar a auto-estima, de causar entusiasmo e estimular atitudes!

Para uma mágica noite de paixão, um encontro especial ou um jantar romântico, use vermelho!

A melhor área do baguá para incluir o vermelho na decoração é o guá do sucesso e da fama, regido pelo elemento fogo. Ouros ambientes podem conter a cor vermelha nos detalhes ou acessórios. Nos quartos não é bom, pois é uma cor muito energética e por isso pode causar insônia e irritabilidade.

O ideal é conhecer o baguá da casa para aplicar o vermelho nos lugares certos. Se não souber, use o vermelho nos detalhes.











Imagens: Bons Fluidos, Desire to Inspire, Casa.com, Casa e Decoração, Um Sonho a Dois

2 de abr de 2013

A magia das cores: Violeta/Roxo

Fortuna, sorte, poder, abundância, riqueza, 
são as mensagens dessa cor associada à alta nobreza.
 
A mistura de vermelho e azul sugere um equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espírito. Roxo é uma cor conectada as energias da compaixão e das boas ações. 


Também é a cor de grandes ideais e das pessoas de sorte.

O roxo é uma cor que inspira dignidade, autoridade e respeito.
 

Por outro lado, o roxo tem uma conotação espiritual muito forte e representa a profundeza das meditações e o silêncio das preces. E, claro, muita intuição!

Cor muito auspiciosa para a área da prosperidade e para a área da espiritualidade.









Imagens: Apartment Therapy, Elle Decor, HousetoHome, UKTV, Banheiros e lavabos