31 de mar de 2013

Cortinas e Feng Shui


Além da beleza e do aconchego, as cortinas simbolizam o lado mais doce e gostoso de um relacionamento amoroso.

Geralmente estão em pares, o que é o ideal, sendo que o lado direito simboliza o feminino e o esquerdo o masculino.

Juntas devem estar de um lado ou de outro da janela, porta, varanda, vão ou divisória de quartos, salas, escritórios, cantos de leitura e outros cômodos.

                                                                                       
Confira os seguintes aspectos das cortinas e seus significados:

- Cortinas que arrastam no chão: falta de cuidado com o seu amor.

- Cortinas velhas e desbotadas: relacionamento degastado.

- Sem cortinas no quarto do casal: falta carinho e os diálogos são muito ríspidos.

- Persianas: tudo é muito prático no relacionamento.

- E, se um lado está preso e o outro solto, verifique se é o direito (feminino) ou o esquerdo (masculino) para saber quem está mais preso ou solto na relação.






Cuide bem da sua cortina e, mais amor, por favor!
;-)
Beijos! Beijos!


Obs. Resgatei esse aprendizado de um caderno de anotações sobre Feng Shui numa palestra da consultora e astróloga Hanna Optiz.

Imagens: Indian Summer Blog,  Bebe.com, House gardes, House Beautiful

27 de mar de 2013

Os Cinco Elementos

Você já entrou em restaurantes, hotéis, casas, apartamentos, jardins, parques, escritórios ou lojas que transmitem uma sensação tão agradável que não dá vontade de ir embora? Provavelmente havia um bom equilíbrio dos 5 elementos nesses ambientes e que são ferramentas fundamentais para a prática do Feng Shui.

Os chineses usam a teoria dos 5 elementos no taoísmo, na medicina, na astrologia e no Feng Shui. A Escola da Forma observou e interpretou a presença dos elementos na natureza e as mudanças climáticas de cada estação que alterava a paisagem dos lugares. Confira a representação e o significado de cada um deles e comece a observar a presença deles em seu ambiente.

Madeira – expressa o início, o crescimento, a expansividade. Considerado o primeiro de todos os elementos, gera o ciclo que origina os outros quatro elementos. Está ligado a primavera, as formas são retangulares e tubulares, as cores são o verde e azul claro.

Fogo – simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares e pontiagudas.

Terra – representa a transição entre o verão e o outono como uma pausa para a transformação. As cores são o amarelo e marrom e o formato é o quadrado.

Metal – um elemento mutável e está ligado ao outono que lembra meditação, concentração, sobriedade e finalização. Suas cores são o branco, tons pastéis, cinza e prata e suas formas são as esféricas e redondas.

Água – expressa recolhimento, aceitação e introspeção que estão relacionados ao inverno.
A água também simboliza o inconsciente e a emoção. As formas são as sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro.

Imagem: http://www.rotemshen.co.uk

22 de mar de 2013

Mandalas - Equilíbrio e Proteção


A mandala se apresenta na maioria das vezes em círculo, mas também pode aparecer em formato oval, octogonal ou quadrado, sempre com uma estrutura fechada e uma imagem central. Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, a integração e a totalidade.

Em tibetano, mandala é “kilkor” e significa a roda ou o círculo mágico. E representa a relação de equilíbrio entre o centro e a periferia desse círculo.

Em sânscrito também significa círculo ou "aquilo que circunda um centro". E representa geometricamente a relação entre o homem e o cosmo.

Outros significados: integração, cura, transformação, harmonia, movimento, equilíbrio e proteção.  Portanto, no Feng Shui a mandala pode ser usada acima da porta de entrada (do lado de dentro ou do lado de fora) ou no hall de entrada como símbolo de proteção do lar.

Os melhores guás para colocar mandalas são: criatividade – com desenhos bem coloridos, amigos – com desenhos ovais ou circulares e tons de cinza e branco; carreira – com desenhos bem sinuosos e tons de azul índigo e preto e espiritualidade – para proteção com as cores lilás, roxo, verde e azul.

Em outros guás as mandalas também podem ser auspiciosas usando as cores de cada um deles: no guá dos relacionamentos com as cores rosa, branco e vermelho; no guá da família, com tons de verde e azul, no guá do sucesso, vermelho e dourado; no guá da prosperidade, as cores são púrpura, azul, vermelho e verde e no centro da casa com desenhos mais quadrados e tons de terra, amarelo e laranja.


Uma mandala pode ser feita sob encomenda para ser usada como um amuleto de sorte e proteção. Conforme a necessidade e de acordo com a energia pessoal, a mandala pode incluir desenhos sagrados e riscos mágicos para trazer bênçãos, abertura de caminhos, renovação de energia, estímulo para a realização de projetos, saúde mental e física e prosperidade.




As mandalas desse post são energizadas e confeccionadas em aquarela com mantras, pedras semipreciosas, folhas de ouro e prata. O trabalho artístico, maravilhoso e abençoado é de Cláudia Proushan (para saber mais ou encomendar a sua mandala, escreva para ela no e-mail: cproushan@uol.com.br).



Imagens: Cláudia Proushan.



Obs. Favor não reproduzir as imagens desse post sem autorização.

14 de mar de 2013

Cabeceiras e Feng Shui

Oi, pessoas!

Cabeceira é sempre uma questão nas consultorias de Feng Shui...Muita gente faz a opção pela cama box - grande e prática, mas sem cabeceira - o que não é muito bom para as energias e para o conforto.

A cabeceira simboliza segurança e proteção. Além disso, encostar na parede fria não é uma sensação muito agradável. Por isso, você pode mandar fazer uma cabeceira ou um painel de madeira ou tecido. Há papeis de parede que podem fazer o "papel" de cabeceira ;-)

Aqui estão dois modelos mais "naturais" que são ótimos - principalmente se sua cama e/ou quarto fica no canto da prosperidade que é comandado pelo elemento madeira.


 

 Beijos! Beijos!
;-)


Imagens: Via Amelie 

11 de mar de 2013

Janelas da Alma...E da Casa

Os olhos são as janelas da alma e no Feng Shui as janelas são os olhos da casa. Simbolizam a maneira como você encara o mundo lá fora, a habilidade de receber e assimilar conhecimento do mundo exterior, o seu futuro, os seus projetos, a voz dos filhos e, ora vejam, os seus olhos físicos.

As janelas devem estar sempre limpas, funcionando direitinho, livre de obstáculos, manchas e rachaduras. 

Cuide bem de sua alma...E da sua janela.
E enxergue o mundo com um novo olhar.
;-)











4 de mar de 2013

Feng Shui, movimento e vida!

Tudo na vida é movimento, até mesmo quando parece que tudo está parado. Tudo se expande e se recolhe, tudo começa e termina...E recomeça...Tudo é energia...E a energia se renova. Se está tudo parecendo errado é hora de parar e refletir...Mas também é hora de se mover...Tomar alguma atitude para que a vida mude. E com a casa também é assim...O "caos" acontece em casa: coisas quebradas, desorganização...E vem aquela falta de vontade de arrumar e consertar...Afinal, tudo isso dá trabalho. Mas, coragem! Siga em frente! Acredite! Mude! Movimente e renove a energia. Uma coisa simples de presente para casa pode fazer muita diferença no ambiente - e na energia! Coloque um objeto novo, uma planta, uma cortina de plástico no banheiro (bem bonitinha, claro!). Mude o sofá de lugar, o pufe, o vaso...Mude os quadros de lugar, misture quadros com espelhos...Coloque uma colcha linda e colorida na sua cama...Almofadas, muitas almofadas!!! Inspire-se! Renove-se! Movimente o que está parado! E tudo volta a fluir - positivamente! Sim, isso é Feng Shui - vento e água - a essência do movimento e da vida!!











Beijos em seus corações!
;-)