Organização e Feng Shui

Pessoal, o post de hoje - embora já tenha sido publicado - é muito valioso e traz várias dicas de organização essenciais para um bom Feng Shui! 

Atualmente há a opção de arquivamento digital de contas (muitas empresas enviam a conta por e-mail em PDF e não encaminham mais os boletos). Mas lembre-se de arquivar essas contas digitais  de forma acessível numa pasta do computador para quando precisar, por exemplo, de um comprovante de residência. Não somos ninguém sem um comprovante de residência ;-)

Papeis: guardar ou não guardar?

O post de hoje sobre a organização de papéis foi sugerido pelas leitoras Míriam e Angel que pediram uma atenção especial aos papéis de trabalho e o que fazer com tanto papel acumulado em casa sem sem saber é realmente necessário arquivar tudo!

Bom, vocês já devem desconfiar que eu sou devota de jogar quase tudo sempre fora (claro, reciclando o máximo possível). Mas, acreditem, apesar de ser organizada (gosto de tudo em pastas e caixas), já tive os meus dias de "ai, onde é mesmo que tá aquela nota fiscal do celular?!" e na euforia de rasgar e jogar fora documentos, já rasguei um documento de carro!!!

Então, a primeira coisa na hora de organizar é calma (pra não descartar o que não deve)!

A segunda é coragem (reserve um dia pra isso e encare, pois é tanto papel que dá vontade de fugir do planeta)!

A terceira é persistência (termine no mesmo dia o que começou, senão nunca mais você acha nada mesmo e continue semanalmente, quinzenalmente ou pelo menos mensalmente fazendo uma revisão)! Independente do gosto de cada um pela decoração, o sonho de consumo de um espaço de trabalho em casa (ou na empresa) super organizado e clean é esse aqui, né?



Mas, contudo, entretanto, todavia, porém...Com a correria do cotidiano, a vida real fornece o seguinte e nada fabuloso cenário...



E o que o Feng Shui tem a dizer sobre o tema?! Então, muita coisa acumulada (objetos e/ou papéis) geram uma energia estagnada, parada. O ideal é fazer uma constante revisão - principalmente em relação aos papéis, documentos, contas, revistas, jornais, cadernos de escola/cursos/faculdade, notas fiscais, manuais e guardar somente o que é realmente necessário de forma organizada. 

O Feng Shui é simpatizante da organização e do menos é mais. E repare que quando você organiza os papéis você acaba exercitando a concentração e depois sente um super alívio - aquele sentimento de que tirou um peso das costas - e da cabeça!

Mas, se o seu tipo de trabalho exige o arquivamento de muitos papíes e documentos, mantenha tudo num determinado lugar e em ordem (ex: alfabética, prioridade de cliente ou projeto, em adamento e concluído).

Dicas da Cris

- Aqui em casa coloco tudo em caixas ou latas: lembranças da escolinha do meu filho, enfeites de Natal, cartas, CDs de backup, receitas, vidros com óleos essenciais, incensos.

- As contas a pagar ficam no na agenda ou numa pasta sobre a mesa do escritório - do lado direito da mesa que é guá dos amigos (melhor guá para colocar contas a pagar ou pagas). E com avisos na agenda do computador e celular para não esquecer de pagar.

- Documentos e certificados de cursos ficam em pastas.

- Depois de pagas e/ou agendadas as contas vão imediatamente para uma pasta plástica com divisões por tipo de conta. Antes eu tinha uma pasta com o título "arquivar" que acumulava as contas e depois pra arquivar dava um trabalhão. Para cada ano, eu tenho uma pasta dessas com todas as contas.

- Revistas: já trabalhei numa editora, então, imaginem que a minha casa muitas vezes se parecia com uma banca de jornal. Mas, não pode! Não tenha medo de doar as revistas antigas pro salão de beleza, pras amigas, pros vizinhos que vão adorar! Guardo por ordem de data só os temas que mais me interessam (decoração e bem-estar).


- Manuais, garantias e notas fiscais: melhor guardar isso tudo junto em uma caixa ou pasta.

Lembrando que as caixas e pastas podem ser bem decorativas, coloridas (cestos vime), práticas (rodinhas), diferentes (binder-livro) e bonitas. Vejam só:




Se você tem um escritório em casa, esse é o melhor lugar para guardar os papéis, documentos e contas. Mas também podem ficar escondidos ou dentro de caixas bonitas numa estante da sala, no armário do quarto, em prateleiras da área de serviço, enfim, desde que você escolha um lugar prático para essa função.


Dicas de tempo de arquivamento de documentos 

(fonte: livro Organize-se, de Donna Smallin)

- Canhotos de cheque: guardar até fazer a conferência. E guarde o canhoto de cheque de algo que precise comprovar o pagamento. Ou use o extrato virtual.

- Comprovantes de saques, depósitos e/ou transferências: confira no extrato bancário e depois descarte. Ou use o extrato virtual.

- Notas Fiscais de produtos:  guardar durante o período de vida útil (ou de garantia) do produto.

- Contas de tarifas públicas, pagamentos de condomínios e mensalidades escolares: guardar por 5 anos.

- Imposto de renda e impostos em geral:  guardar por 5 anos, depois desse período, se resolver descartar os documentos, é melhor rasgá-los ou queimá-los.

- Escrituras e registros de propriedade devem ser arquivados para sempre, exceto em caso de venda.

- DUT ou CRV (o famoso documento de compra e venda de veículo), documentos pessoais, passaportes, título de eleitor, RG, CPF, carteira de trabalho, documentos importantes - devem ficar dentro de um cofre ou dentro de uma gaveta ou armário com chave.




 Encare os papeis da sua vida e organize-se, com boas energias!


Imagens: Tok&Stock, Pensando Grande, Good House Keeping, Ponto Arquitetura e Design, Maxima Interiores