Risoto Roxo!!!

Muito bom dia! Vamos começar a semana falando de comida ;-)

A inspiração veio do Studio da Lu. Só que eu ficava com preguiça de fazer a receita só pra mim e num belo domingo, há algumas semanas, convidei meu irmão querido e uma amiga (muito irmã) para serem cobaias da minha mais recente aventura culinária! Eles seguem vivos e felizes, então, acho que "o rango" tava bom ;-)

Ingredientes:
1 cebola roxa picada em cubinhos
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de arroz arbório
1 cubo de caldo de carne para 1litro de água
1/2 xícara de chá de vinho tinto
3 colheres de sopa (bem cheias) de queijo parmesão ralado
200 gramas de queijo brie cortado em cubos (geladinho ele fica mais firme na hora de cortar, na hora da preparação do prato ele ja deve estar na temp ambiente)
200 gramas de presunto de Parma fatiado, que pode ser cortado em tirinhas ou picadinho irregular
Pimenta do reino (opcional)
Agrião, manjericão e tomatinhos (pêra ou cereja) para completar e enfeitar

Modo de fazer (essa parte eu segui direitinho da Lú e reescrevi aqui):
Ferva a água, e acrescente os cubos de caldo de carne, deixe no fogo bem baixo.

Em outra panela, derreta 2 colheres da manteiga e acrescente a cebola, assim que ela ficar transparente adicione o arroz e refogue por 1 minutinho. Acrescente o vinho e mexa um pouco. Agora vá adicionando (com auxilio de uma concha) o caldo de carne e vá mexendo, mexendo…(esse é o segredo do risoto: mexer sempre, assim o amido do arroz se solta, é isso que faz com que o risoto fique bem cremoso) conforme o caldo for secando(mas não pode deixar secar!) vá acrescentando mais caldo, faça isso até que o arroz adquira a consistência al dente, abaixe o fogo e acrescente o queijo parmesão, a manteiga restante,  pimenta do reino a gosto, e mexa por uns segundinhos até que a manteiga  derreta, desligue o fogo.

O parmesão e o Parma já são bem salgadinhos, mas se achar necessário corrija o sal.

Na hora de servir: Coloque o arroz no centro do prato, por cima adicione 1 porção do queijo brie e uma porção de agrião. Coloque o presunto de Parma em volta do arroz e decore com tomatinhos e manjericão.

Observações da Cris: Na web algumas receitas acrescentam rúcula. No dia em que fui ao mercado, advinhem? Nada de rúcula, então, escolhi o agrião! E coloquei umas folhinhas de manjericão pra combinar com o tomatinho (adoooroooo! olha aqui!). Batizei meu risoto de "risoto roxo", pois joguei um pouquinho mais de vinho e escolhi a cebola roxa ;-)


Espero que gostem! Beijos!!!