Dona Resiliência

Há um bom tempo li um matéria na revista Vida Simples sobre um tema que eu não conhecia: resiliência. A palavrinha estranha aos meus ouvidos começou a surgir em diversas áreas da vida pessoal e profissional (terapia, psciologia, revistas, carreira, ecologia e por aí vai...).

E por que falar de resiliência num blog de Feng Shui? Porque acredito que Feng Shui é vida (uma leitora, a Fabianne, me disse uma vez que meu blog era sobre a vida...) e a vida nos leva ao aprendizado na prática e, acho que já fui resiliente algumas vezes e isso me fez uma pessoa melhor.

O assunto de hoje pode parecer "muito cabeça", mas eu já tinha anotado esse tema como "rascunho", mas acho que vale a pena dividir com quem não sabe ou relembrar para quem já sabe que:

" Resiliência é um conceito que vem da física e significa a capacidade de um objeto recuperar-se, de se moldar novamente depois de ter sido comprimido, expandido ou dobrado, voltando ao seu estado original. O dicionário Aurélio define o termo como 'a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora duma deformação elástica' "
Isabel Camilo Galieta

"Enfrentar as adversidades da vida não é fácil. Mas, quando conseguimos subjugar os problemas, saímos restaurados, firmes para continuar em frente.
Isso é resiliência, afinal."
Rafael Tonon

E para que a "dona resiliência" nos ajude a ter uma vida mais simples, aqui estão algumas dicas que encontrei na matéria (leia aqui o texto completo).

- OTIMISMO. Manter o bom humor é necessário nas adversidades. Recuse-se a se ver como vítima e mantenha o pensamento positivo.

- FLEXIBILIDADE. Aceite que existem altos e baixos. Jogo de cintura é imprescindível.

- LEGITIMIDADE. Procure reconhecer seu valor: você é quem melhor pode se ajudar a enfrentar os problemas - e a sair deles.

- ESTABILIDADE. Não permita que as adversidades ou os outros o invalidem: busque conhecer a natureza exata de suas falhas.

- UNIÃO. Conte com as pessoas para ajudá-lo: compartilhar ajuda a enfrentar os problemas.

- HUMILDADE. Reconheça que os problemas exigem de você uma postura diferente: é preciso aprender maneiras novas de agir perante eles.

- PERSISTÊNCIA. Tenha a certeza de que há uma solução. Não desista antes de chegar lá.

- AÇÃO. Renove suas energias e mantenha sempre a disposição: não basta querer, é preciso ter vontade e agir.

- CRIATIVIDADE. Não acredite em receitas preestabelecidas: confie em si mesmo para incrementar novas soluções.

- LIBERDADE. Livre-se dos padrões de certo e errado: busque alternativas segundo seus instintos e crenças.

- FÉ. Determine um sentido espiritual para sua vida: é ela que rege o significado de sua existência.

- AMOR. Amar é a melhor forma de ajudar aos outros: integre a adversidade a sua história, fale dela, seja solidário e sirva como exemplo.

Bom fim de semana ;-)

Imagem: RedBubble