28 de nov de 2008

Mude...

Estava lendo essa semana um livro de Feng Shui (de uma coleção da Caras Zen...Sim comprei a Caras algumas vezes por causa dos livros e CDs da Coleção Zen...) e amei a frase de abertura:

"Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade..."

Autor: Edson Marques

Algumas mudanças ocorrem porque procuramos...Outras vezes a mudança apenas chega de surpresa...Situações, pessoas, empregos, moradia, pensamentos, paisagens, comportamento...Tudo muda, tudo está em movimento...E tudo pode mudar...Mas é importante também parar e direcionar o movimento...Mude...Experimente um sabor diferente, uma cor diferente, um lugar diferente...Ou se você está se movimentando demais e com muitas incertezas no coração, experimente parar um pouco e cuidar de si. Parar também pode significar uma mudança...Muita luz a todos!

Aviso importante:
Gente, peço desculpas ao Edson e aos leitores desse blog, pois no livro da Caras diz que a frase é de autoria de Clarice Lispector, mas não é...A frase é do Edson Marques, autor do livro MUDE. Mais detalhes sobre o livro e o poema completo vocês encontram no blog dele, clique aqui.

27 de nov de 2008

Momento de reflexão

Gente, fiquei sem internet hoje...Mas eis o post que eu estava salvando como rascunho e resolvi publicar.

Desde os tempos de adolescente eu já admirava Fernando Pessoa...Navegando para reler alguns de seus poemas, encontrei este que achei humano, belo e bom para refletir - independente da crença ou não em Deus.

"Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida."

Fernando Pessoa


O Feng Shui não faz milagres e, às vezes, utiliza meios aalternativos, tênues e intuitivos para mostrar as opções de escolha ou do caminho. O Feng Shui ajuda a compreender algumas situações que precisamos experimentar (mesmo sem saber a razão no começo, mas depois descubriremos) e encarar a vida com mais leveza e harmonia. Todos nós temos direito a viver com alegria, beleza, paz interior e exterior...Não podemos deixar que a loucura do cotidiano nos impessa de nos conectar com a nossa alma ou a nossa essência para cumprirmos nossa missão na terra! Cuidem-se com carinho!

26 de nov de 2008

Quanto custa um sorriso?

Estou na casa de mamãe cuidando dela...Pela manhã eu a acompanhei até um hospital para ela fazer uma endoscopia (creio que está tudo bem). Ela só tá meio "doidona" com o efeito do remedinho e dormindo bastante. Fui encontrá-la e usei o metrô para evitar o trânsito...Antes de passar pela catraca uma moça sorridente veio em minha direção e eu logo pensei: "Ai, meu Deus, a moça vai me pedir alguma informação e eu tô com presa..." Mas a moça me disse sorrindo: "Vai pegar o metrô? Use esse passe aqui que eu não vou usar..." Respondi passando por ela: "Mas você não vai usar outro dia?" Ela disse que não, pois usa uma van que dá direito ao passe de metrô mas ela não precisa usá-lo porque trabalha ali perto e faz isso todos os dias. Então, eu sorri, agradeci e usei o passe tranquilamente. E mandei uma bênção mental para a moça que distribui um presente para as pessoas diariamente no seu caminho ao trabalho. Quando cheguei no hospital, me deparei com recepcionistas de caras amarradas...Encontrei mamãe - sorrindo quando me viu - e logo ela foi fazer o exame. Fiquei um tempão aguardando, pois ela ficou na observação para passar o efeito da anastesia. Fui tomar um café na lanchonete e o moço que me atendeu tava de cara feia, mal falou comigo. Sentei-me e estava me deliciando com um bolo de laranja muito gostoso e um café com leite (raridade bons sabores em lanchonetes de hospital ou laboratório) e um senhor de cabelos bem branquinhos e boné, parecia um europeu de filme, me perguntou - sorrindo: "Quanto custa um sorriso?" E eu apenas sorri e fiquei pensando...Acho que ele se referiu ao moço invocado da lanchonete...Pois é, como diz o poeta da paixão que é uma de minhas paixões: "É melhor ser alegre que ser triste...Alegria é a melhor coisa que existe...É assim como a luz no coração..." (Vinícius de Morais). Tento me lembrar do valor do sorriso toda vez que olho para meu filho, para meu amor, para minha mãezinha, para mim no espelho (por mais que eu ache que todo dia tem um fio de cabelo branco novo e um danado de um pé de galinha em volta do olho). Toda a vez que olho para o meu lar e para a minha vida e vejo que só tenho a agradecer...Com sorrisos infinitos!!!

Sorria....Você não está sendo filmado, mas está sendo tocado por uma mensagem e uma bênção virtual ;-) E não custa nada não ;-)

Para alegrar a casa:
Uma cor: amarelo que tem a cor do sol, alegra e estimula a comunicação
Um aroma: flor de maracujá para a sua diversão
Uma pedra: amazonita para alegrar e revigorar
Uma planta: alecrim que tem o poder do amor e da felicidade
Uma flor: begônia para a inspirar
Um óleo essencial: lemongrass para concentração e criatividade
Um objeto: use um brinquedo para decorar com descontração
Uma música: a que você mais gosta de ouvir ou cantar
Um presente: um sorriso seu no seu espelho ;-)

19 de nov de 2008

A gente quer inteira e não pela metade!!!

Toda a vez que sinto um frio imenso e um calor sobrenatural no mesmo dia fico apavorada!
Quando eu era criança me lembro de ter vivido as estações do ano em suas respectivas datas. Hoje, passamos pelas quatro estações do ano em um único dia, a grande maioria de nós sofre de algum tipo de "ite" (sinusite, bronquite, rinite...), poluentes estão por toda a atmosfera e a gente acha que isso é normal...Será que haverá água, ar, comida e amazônia quando os nossos filhos virarem gente grande?!

Vi a campanha abaixo no Decorando Tudo! que viu no blog Verde Novo e peço a todos que participem e divulguem clicando aqui!

A iniciativa é do Greenpeace
A Ong internacional organizou uma exposição itinerante que passará por sete cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Manaus e Recife. São painéis fotográficos e imagens que demonstram o desmatamento no Brasil desde 1986, com uma projeção do que acontecerá em 2050 caso nada seja feito. O foco das atividades será a Amazônia, por causa do movimento “Meia Amazônia Não”, que luta contra a aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados conhecido como “Floresta Zero”. Se aprovado, a área de reserva legal da floresta será reduzida de 80% para 50%. Acesse o site especial para saber mais informações.

Fonte: O texto acima foi publicado em 29/05/2008 no site Planeta Sustentável em virtude da semana do meio ambiente.

Outros artigos para saber mais sobre o assunto:

http://planetasustentavel.abril.com.br/especiais/veja/veja4.shtml

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2013/artigo91030-1.htm

E, para concluir, a letra da música dos Titãs que inspirou o título do post:

Comida
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer

Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?
A gente não quer só comer
A gente quer comer e fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer pra aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade

12 de nov de 2008

Fim do ano...Hã?!...Já?!

E com o fim do ano chega a ansiedade, a maluquice de querer ver todas as pessoas que não conseguimos ver durante o ano todo, marcar todos os médicos, terapias, visitas, cursos, e a lista de presentes (e a dúvida: presentear ou não), o caos da cidade com o trânsito e todo mundo com pressa, muita pressa, muita presssa...Ande mais rápido, gente, que vai...vai...vai...Vai ô que minha gente?! Atenção! Novembro (já tá tudo decorado de Natal e a cada ano parece que a decoração começa mais cedo...) e Dezembro são meses como os outros...Apenas mais um final de ano que se aproxima....O mundo não vai acabar e não vamos resumir 12 meses em 2...Por favor, vamos manter...a calma...a paz...a tranqüilidade...a serenidade...a suavidade de que tanto precisamos para viver - e não ter que sobreviver...Viver (e sonhar) é melhor do que sobreviver...Por isso, calma gente....vamos todos nos preparar com amor, carinho, luz e muita serenidade para o fim do ano e o novo ano que chegará resplandecente com ótimas vibrações e o meu desejo mais profundo é que todos nós: mulheres, homens, crianças...todos os seres sencientes tenham muita paz interior - no coração e na mente - e consequentemente paz exterior em suas ações e palavras.

E a dica de Feng Shui é se livrar - com muita calma - do velho para dar entrada ao novo...Sabe aquelas coisas quebradas que você nunca vai mandar consertar, as roupas que comprou e se arrependeu, as bolsas caras que você tem pena de dar pra sua empregada, os sapatos que machucam seus queridos pezinhos, os talheres ridículos que você ganhou da tia-avó do seu marido, os brinquedos atolados no fundo do baú que seus filhos nem se lembram que existem, os tapetinhos manchados, os panos de prato rasgados, os inúmeros potinhos de plástico que caem na sua cabeça toda vez que você abre a porta do armário da cozinha, a vassoura velha, os livros que você acha que vai ler (mas sabe que não vai), a coleção de revistas mofadas, enfim...A gente tem mania de acumular coisas, mas quando realmente não forem usadas ou recicladas o melhor mesmo é passar para frente para que seja útil para alguém!

Primeiro você pode colocar as coisas em sacolas e colocar uma etiqueta: doação, casa da mãe, casa da praia ou dúvida. Na sacola ou caixa de dúvida, você deixa as coisas lá um tempinho, se não usar de 3 a 6 meses, o melhor é doar mesmo.

Quer um empurrãozinho? Aqui estão 3 Bons Motivos:

Motivo 1 = Graninha Extra
Se você estiver precisando de incentivo pra arrumação, que tal pensar numa graninha extra? Então, leve os livros e revistas para um Sebo e as roupas e objetos para um brechó. Há alguns lugares que pagam à vista, nem sempre é uma super grana, mas é uma grana. Aqui em SP tem um brechó bem bacanca: O Capricho à Toa que aceita de tudo: roupa, sapato, objetos de casa.

Motivo 2 = Fazer o bem sem olhar a quem
Leve sem dó e nem piedade as coisinhas para o bazar de uma igreja, orfanato ou instituição....Sempre tem uma por perto. Por exemplo, todo o dia 28 tem bazar na Igreja de São Judas aqui em SP. E tem o Grupo Socorrista que ajuda muitas entidades. Se quiser se desfazer de móveis ou objetos grandes e/ou em muita quantidade, existem instituições que retiram as doações nos domicílios como As Casas André Luiz.

Motivo 3 = Reunir as amigas para um chá de trocas
Já vi muita gente fazer isso (vizinhas, amigas e posts em blogs)...Uma reunião num domingão à tarde com as amigas, todas levam comes e bebes e roupas, bolsas, bijouterias, sapatos, acessórios, caixinhas, latinhas, toalhinhas, coisas de casa e...trocam!!! Não é bacana?! É um momento único pra mulherada se reunir, colocar o papo em dia e, de quebra, levar pra casa uma coisinha nova...sem gastar din din!!!

E, vamos entoar um mantra nesse fim de ano:
muita calma nessa hora - e em todas as horas ;-)

5 de nov de 2008

Luz, Ação...Mudança!

Saudação da Aurora
(antiga oração em sânscrito)*

Cuida bem deste dia,porque é o dia, a própria vida da Vida.

Neste dia residem todas as verdades e as realidades de tua existência:

- a glória da Beleza;

- o esplendor da Ação;

- a bênção do Crescimento.

Cuida bem deste dia!

Pois ontem é apenas um sonho,

e amanhã apenas uma visão.

Mas,cada hoje bem vivido

torna cada ontem um visão de felicidade.

E cada amanhã uma Visão de esperança.

cuida bem, pois, deste dia.

O mundo pode mudar! Há esperança! Há luz! Que o resultado das eleições dos EUA simbolize a força que existe dentro de cada pessoa e que o mundo melhore! Cada pequena atitude reflete no todo. As pessoas foram votar...As pessoas podem fazer acontecer....Somos pessoas...Precisamos fazer acontecer! Um ótimo dia a todos! Beijos!

*oração que conheci no livro Casa Natural do curso do arquiteto Carlos Solano

3 de nov de 2008

Feng Shui para Crianças

É muito importante lembrar que os bebês e as crianças são seres sagrados e intuitivos. Muitas vezes eles são os melhores indicativos da energia da casa ou de um determinado ambiente. Se ficam irritadas, chorosas ou inquietas é sinal de que a energia não está boa. Vale investigar se o quarto está organizado, bem limpinho, arejado, com excesso de objetos.

Tenho uma irmã muito especial ( de alma e que considero minha irmãzinha de verdade mesmo). Na época em que trabalhamos juntas as pessoas trocavam nossos nomes - achavam que a gente se parecia muito e acabavam trocando pedidos e informações...hehehehehe...Eu e AnaPaula, nos apelidamos carinhosamente de sister. E ela me permitiu contar a sua experiência com o Feng Shui e sua filha.

Ana me escreveu dia 20 de agosto dizendo que sua filha não estava dormindo bem e que havia muitos brinquedos guardados embaixo do berço da pequena. Recomendei: retirar todos os brinquedos, deixar o espaço vazio embaixo do berço, retirar objetos de cor vermelha e usar essência de lavanda. Semana passada, dia 30 de outubro, recebi o gratificante e-mail:


"Oi sister, tudo bem???? É inacreditável!!! Somente na tarde calorosa do domingo que passou que consegui arrumar as coisas do quarto da Ana Luiza. Fui na Leroy e comprei um gaveteiro de plástico para por os brinquedos, etc e finalmente tirei toda a bagunça que estava embaixo do berço. O resultado é surpreendente, pois desde domingo ela está dormindo a noite toda sem acordar!!!!! Sister, isso é magia!!!!!"

Sim é a magia do Feng Shui que aplicado com carinho e boas inenções ajudam a harmonizar a vida e a encher de bons sonhos e boas energias os quartos dos nossos anjinhos! ;-)
Recentemente, fui entrevistada para um artigo sobre Feng Shui para o quarto do bebê e listei algumas dicas que aqui estão:

Aromas
Lavanda: acalma, ajuda a dormir e a ter bons sonhos. É um emergencial para toda hora.
Tangerina: é ideal para resfriados e revigorante – por isso mesmo, não é aconselhável usar esse aroma à noite.
Eucalipto: ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. É indicado para ser usado na limpeza do quarto.
Atenção: os óleos essenciais devem ser diluídos em água justamente por serem bastante concentrados.

Cores
Verde: é uma ótima opção para mães e pais que não querem saber o sexo do bebê. Além disso, é a cor da saúde, do equilíbrio e do crescimento.
Lilás: relaxante, funciona bem para os detalhes e pode ser combinado com o verde.
Rosa-claro: contém o elemento fogo, que é estimulante.
Azul-claro: possui o elemento água, que é pura emoção. É uma cor que acalma, mas deve ser combinada com branco ou outro tom de azul.

Sons
CDs: dê preferência aos relaxantes, com sons da natureza, como passarinhos, noite com grilos, chuva, baleias e por aí vai.
Músicas: podem ser clássicas ou simplesmente instrumentais, como as de caixinhas musicais.
Móbiles: opte por aqueles com sons de natureza ou bem suaves.
Relógios: somente os sem tique-taque.

Leia o artigo completo aqui.

Boa semana a todos! E boas energias para nossas crianças - elas são o futuro de nossas vidas e do planeta!