31 de out de 2008

Natureza, vamos cuidar dela para que ela cuide da gente!

Pessoal, e pra não ficar só no blablablá...Vamos lá coletar o lixo eletrônico (que não é spam, hehehe...) e sim celulares, baterias diversas, pilhas, lâmpadas, DVDs, CDs, aparelhos eletrônicos quebrados, fios e mais fios e tudo aquilo que a natureza não criou e não precisa receber de volta.

Começou ontem a campanha da Secretaria do Meio Ambiente e no site tem os locais de coleta (confira aqui) e ótimas informações:

http://www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico/default.htm#

Beijos! Vou levar o meu lixo, leve o seu também ;-)

Dia das Bruxas?! Prefiro as fadas, elementais da natureza ;-)

28 de out de 2008

A importância da consultoria

Oi pessoal! Espero que as dicas e informações publicadas aqui no Canto do Feng Shui ajudem a esclarecer dúvidas, a melhorar e ampliar o conhecimento sobre o Feng Shui e que vocês todos possam fazer melhorias no astral, na decoração e na energia de suas casas. Mas, por favor, lembrem-se que uma consultoria é muito valiosa e importante, pois cada espaço - residencial ou comercial - e seus ocupantes tem uma energia específica e um especialista em Feng Shui pode te ajudar bem mais se visitar o local ao vivo e analisar o ambiente, pois muitas vezes as plantas dos imóveis são irregulares e na visita o consultor poderá identificar as necessidades específicas do cliente e fazer um trabalho personalizado.  

Lembre-se antes de tudo que há muitas escolas de Feng Shui (saiba mais sobre as escolas aqui). Verifique com qual escola você se identifica e se achar melhor procure a ajuda de um consultor. Algumas dicas importantes: o consultor deve conversar com você antes da consultoria para identificar as questões a serem resolvidas e uma consultoria no local dura em média 2 horas e, dependendo do caso, é necessário mais de uma visita.

Indicações: O Feng Shui pode ser aplicado em residências, espaços comerciais ou empresas para tornar o ambiente saudável e atrair soluções para diferentes áreas da vida como, por exemplo, carreira, prosperidade, relacionamentos, saúde, sucesso, amigos, criatividade, sabedoria e família.

Benefícios: Ajuda a superar dificuldades, transmutar energias negativas em positivas, atrair prosperidade, encontrar soluções, conquistar equilíbrio, harmonizar o ambiente, melhorar os relacionamentos e aumentar oportunidades para a vida pessoal e profissional.

Os ensinamentos desse blog estão de acordo com o Feng Shui da Escola do Chapéu Negro (com a qual me identifiquei e fiz o curso profissional) e é a mais conhecida no ocidente.

Beijos e boa semana!

27 de out de 2008

Ainda sobre as fotos...

...Surgiram questões importantes nos comentários que deram origem ao post de hoje. Agradeço ao Carlos e à Mari pelos comentários e espero conseguir esclarecer um pouco mais sobre a energia das fotos.

Imagens clicadas por profissionais
Quando eu vejo as fotos do Sebastião Salgado que retratam pobreza e miséria (e que são maravilhosas) sinto uma melancolia poética, uma tristeza, uma mensagem de que às vezes fazemos muito pouco para ajudar o mundo de verdade. Mas, isso é o que eu sinto e prefiro deixar para ver essas imagens em livros ou exposições. Mas, para quem trabalha como escritor, cantor ou outra profissão que exige criatividade para um determinado trabalho (por exemplo, com momentos tristes) pode se beneficiar muito de estímulos visuais por meio de imagens que retratem situações nas quais precisem se inspirar. E energia atrai energia, se estamos melancólicos por diferentes motivos, temos uma tendência natural de ouvir músicas tristes ou ver um filme e se emocionar. Certa vez um professor de teatro me disse: “um pouquinho de tristeza não faz mal a ninguém”. Com todas essas reflexões, quero dizer que nossa casa é o reflexo da nossa alma e, às vezes, precisamos nos cercar de imagens que transmitam um determinado tipo de energia. Ao optar em expor uma determinada foto vale observar o significado da imagem para cada pessoa que mora na casa e depois de algum tempo observar como estão as emoções de cada um e como estão se sentindo no ambiente.

Sugestão
Se a escolha de colocar uma imagem em casa é a admiração pelo trabalho de um fotógrafo ou artista, como citamos do o Sebastião Salgado, sugiro escolher outros trabalhos sensacionais que ele tem com imagens da natureza.

Feng Shui para a Alma
O primeiro post veio sob inspiração de uma mestra que respeito e admiro muito. Transcrevo o trecho de um de seus livros: “As fotos encerram uma misteriosa alquimia...Elas revelam emoções, pensamentos passageiros, momentos efêmeros no tempo. Uma foto pode retratar a essência de uma pessoa ou situação e continuará a irradiar a energia daquele momento para a nossa casa enquanto a foto estiver exposta”.
O livro: Feng Shui para a Alma, a mestra: Denise Linn.


Aconteceu comigo
Ganhei uma foto maravilhosa de um amigo fotógrafo e queria muito expor a foto na minha casa, mas a preguiça não me deixava emoldurar a foto. Mas, no ano passado, tive um ataque repentino e mandei fazer a moldura e lá estava ela na minha parede: linda, cheia de cores, num momento grandioso de sua carreira, e uma cantora que eu amo de paixão (veja a foto aqui). No entanto, reparem que há uma certa tristeza e que exatamente na altura da boca e da garganta há uma sombra. E eu tive momentos difíceis, com dificuldade de expressão. Observem que não foi a imagem que me causou o problema, eu estava passando pelo problema e coloquei a foto ali para refletir o que eu sentia e o que eu precisava curar. Depois de um tempo, resolvi guardar a imagem que já não tinha mais sentido ficar exposta no meu lar.

Fotos na geladeira
Em um dos cursos que fiz, registrei no meu caderno de anotações que a geladeira representa a nossa auto-imagem. Então é bacana ter um mural com fotos nossas e /ou fotos inspiradoras que transmitam amor, aconchego, apoio, segurança, amizade. No caso de fotos antigas, por exemplo, da infância ou clicadas há muito tempo, é legal ter ao lado uma foto mais recente, para criar a sensação do laço permanente e da amizade, amor ou sentimento que vai se renovando e se intensificando com o passar dos anos.

Fotos de entes queridos falecidos
O melhor é deixar as fotos de pessoas falecidas (membros da família ou não) em álbuns. Se na sua casa só tem fotos expostas de pessoas que já se foram, pode significar que você está muito ligada ao passado e não consegue viver no momento presente.

Fotos antigas e fotos atuais
Fotos de antigas da família podem ser colocadas em um painel ou um altar simbólico para caracterizar uma homenagem aos ancestrais e uma maneira de manter a força dos laços de família. O melhor lugar para essas fotos é no guá da família de sua casa. Em outro local, que pode ser no guá dos amigos, recomendo um outro painel cheio de fotos recentes de família, amigos, viagens, festas, mestres, pessoas inspiradoras.

15 de out de 2008

Aos Mestres do Caminho

Agradecimento é a palavra de hoje a todos que ensinam! Os professores têm um valor e uma missão especial. Mas ao se deparar com uma pessoa difícil de lidar ou uma pessoa que você acha estranha... Pare, preste atenção e agradeça! Muitas vezes esses são os melhores mestres. Vejo que ao invés de pedras o meu caminho foi e continua sendo presenteado com muitos mestres. Hoje quero fazer um post especial para todos os professores, educadores, mestres, gurus, benfeitores, amigos, mamães, papais, irmãos (de sangue ou não), chefes, colegas de trabalho, escritores, filósofos, poetas e todas as pessoas que cruzaram o meu caminho e - conscientes ou não - me ensinaram a ser, a viver, a descobrir, a compreender, a aprender, a construir, a continuar e a transmitir os verdadeiros valores da vida e da alma.

Agradecimento a minha família:
Família: Sou muito grata por tudo! Mãe: sou grata por ter me ensinado a olhar para as estrelas e para a lua, por ter me ensinado a rezar, a agradecer e a viver. Pai: sou grata por ter me ensinado o valor do trabalho, da justiça, da palavra, da religião. Ri, meu mano querido, que sempre me ouviu e me ajudou nas horas difíceis. E agradeço a todos os ancestrais da família Ventura e da família Morais.

Agradecimentos ao meu amor:
Mateus, presente de Deus, meu filho menino-anjo iluminado e amoroso que veio me ensinar a viver o agora!

Agradecimentos aos mestres da vida:
Astrologia, Tarot e minha amiga-guru de plantão: Shirley
Feng Shui: Silvana Occhialini (que me iluminou com suas palavras e ensinamentos). Carlos Solano, Nancy SantoPietro, Denise Linn, Sara Rossbach, Lin Yun que espalharam a semente por meio de seus livros e cursos.
Numerólogo: MarcioMussel
Florais: Cynthia Assef e Dani Martins
Reiki: Karina, tia Silvia, Rosi, Kerima
Terapia: Dóris

Agradecimento aos amigos:
Sister AnaPaula, Laís, Monikinha, Glauce, IberoGirls (3 Adris e 1 Cyn), Analu, AnaHolanda, Betina, AlêAraújo, Simone, Monica Kato, Fátima Lobo, Fátima Torres, Gaby, Ká, Martinha, Lu Nittinger, Lu Neves, Poly, Val, Lucélia, Paula, Flávia, Samadhi, Eli(Nikinha), Rosana, Marina (afilhada) e a todos amigos e amigas que moram no meu coração! E a lista é imensa eu ficaria dias escrevendo ;-)

Agradecimento aos companheiros de jornada:

Agradeço a todos as pessoas com quem trabalhei na Drogaderma, Rodobens, Sulimob, Accenture
e muito especialmente aos amigos e todas as pessoas com quem trabalhei na Editora Abril.


Agradecimento aos educadores:
Professores da E.E.P.S.G. Leopoldo Santana, Escola São Vicente de Paula e E.E.P.S.G. Dom Duarte Leopoldo e Silva. Professores do cursinho Etapa e da escola de inglês Berlitz. Professores de tradutor e intérprete da Unibero, de marketing da ESPM e da pós em marketing da FAAP.

Agradecimento aos bichinhos que me ensinaram o valor do carinho e do cuidado:
Fofinho, Lalá, Kika, Lulu (esses já estão no céu dos cachorrinhos) e Pantcho (que vive feliz e é um labrador tão louco e cativante quanto o Marley)

Agradecimento a você, leitor e amigo deste blog! Sem você, ele não seria possível!

13 de out de 2008

Descubra o seu talento

Mensagens de um desenho que vi no final de semana...Adoro desenhos e fadas ;-)
  • Abra o seu coração
  • Seja leal a você
  • As estrelas te iluminam
  • Você saberá o que fazer
  • Não importa o que você faça, tenha orgulho do seu talento

A história "Sininho, o filme" conta que cada fada nasce com um talento especial que se revela no trabalho diário de preparar a natureza para a mudança das estações e, em especial, para a chegada da primavera.

Sempre gostei de organizar as coisas, deixar a casa mais bonita, cuidar dos espaços, ficar num cantinho bom e confortável...Energias, plantas, flores...Sincretismo...Ecletismo...E tudo bem geminianamente misturado com costumes antigos de mães e avós, dicas de benzedeiras, tradições populares, cultura oriental e paz de espírito. E foi na leitura de revistas, livros e sites que descobri o Feng Shui. E encontrei o meu talento: a arte de harmonizar e iluminar as energias dos ambientes e das pessoas que neles vivem.

Cada um de nós possui um talento...Descubra o seu ativando a área da carreira que também significa trilhar a jornada da sua verdadeira missão.
Itens favoráveis: fontes, plantas em vasos com água, vidros, espelhos, objetos de decoração com formas sinuosas. Cores: preto e azul índigo.


8 de out de 2008

Luz do dia

Quem é que não se anima com um belo dia de sol?! A estrela mais próxima da Terra que é a nossa fonte natural de energia anda se escondendo sob as nuvens nas últimas semanas...E garanto que todos nós estamos com saudades ;-)

A luz é fonte de energia vital. Por isso, a iluminação é um item muito importante no Feng Shui...Luminárias ou abajures iluminam cantos escuros e ativam a energia de qualquer área do baguá que precisa ser ativada. Há uma variedade infinita de modelos e formas que decoram com graça e criam um clima aconchegante.

A luminária da foto é do renomado designer Karim Rashid que será lançada no Brasil em novembro (saiba mais aqui).

6 de out de 2008

Um fogão pra chamar de seu...

Que tal unir o útil ao agradável, somar a praticidade e a revolução customizada desse nosso mundo moderno? Calma, gente, não pirei...Mas, de vez em quando, geminiana que sou, fico louca sem saber qual produto comprar como, por exemplo, um simples shampoo e/ou condicionador de cabelo...Quando eu era mais jovenzinha eram produtos para apenas 3 tipos de cabelo: normal, oleoso e seco.
 Agora, tem pra cacheado, misto, liso, comprido, médio, curto, tingido, alisado, volumoso, crespo, levemente ondulado, anti-frizz, brilho, maciez etc...E aí? Aí, que eu fico uma hora na loja lendo todas as embalagens pra achar um produto adequado à minha cabecinha...mental e física... ;-)

Mesmo assim, creio que o mundo da segmentação tem seu lado positivo!
E ainda pode ajudar muito no Feng Shui!!! Sim, quando vi este fogão roxo, achei sensacional!!! Faz parte da linha Brastemp You!!! e no site você pode brincar com as cores!!! Coloridos os fogões (e outros eletrodomésticos) podem encher de graça a sua cozinha e compor as cores de acordo com a área do baguá!!! Isso é que eu chamo de um fogão muito Feng Shui!!!

Mas, enquanto você continua com o seu fogão, cuide bem dele! Ele simboliza a prosperidade e deve estar sempre brilhando e em bom funcionamento!

2 de out de 2008

Anjo da Guarda

Oi Pessoal! Sou uma pessoa sincrética...Gosto de citações, rituais, ensinamentos de diferentes religiões, culturas e filosofias. Mas, antes de tudo, o que vale é a crença, a fé, a intenção e a atitude de cada um de nós para tornar o dia, a semana, o mês, o ano (que já tá acabando...) mais amoroso. Para isso, lembre de olhar nos olhos de verdade, brinque com o seu filho, sorria para uma criança, ofereça um bênção mentalmente para o seu colega de trabalho, ligue para aquela amiga distante, fale com a sua mãe, fale com o seu pai, com seus irmãos, cumprimente as pessoas ao seu redor, leve seu bichinho de estimação no veterinário, compre adubo para as suas plantinhas. Abrace, beije, brinque, sorria, ame, viva ;-) Vale assistir uma comédia romântica e rolar de rir (só ou acompanhado) ou um drama pra chorar e lavar a sua alma...Chorar também faz bem...Sinta-se feliz com você mesmo para viver bem com quem está a sua volta.

Voltando ao sincretismo, hoje é dia do Anjo da Guarda.
Adoro essa imagem que esteve comigo no quarto que eu dividia com meu irmão durante a minha infância...E, hoje, deixo essa imagem no quarto do meu querido filhote e todos os dias rezamos para os nossos Anjos da Guarda. Outro dia, Mateus disse que o papai não sabia rezar...Então, providenciei uma colinha: uma almofada com a oração que, aliás, é muito simples e protetora: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina...Amém!"

Lembrando que toda a casa, todo o ambiente também possui alma e um anjo protetor! Reze, peça, converse com o anjo da sua casa pedindo bênçãos, amor, luz, saúde e proteção para a casa e seus ocupantes! E imagens ou quadros de anjos ficam ótimas no quarto das crianças, no canto dos amigos (pois os anjos são nossos benfeitores) e no canto da espiritualidade!

Fiquem com os Anjos!!!