17 de out de 2008

Mandalas

As mandalas se apresentam na maioria das vezes em círculos, mas podem aparecer em formas ovaladas, octogonais ou quadradas, sempre com uma estrutura fechada e uma imagem central. Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, integração e totalidade.

Encontrei um estudo de mestrado sobre mandala (de autoria de Monalisa Dibo) que traz uma definição, segundo C. G. Jung: “A palavra sânscrita mandala significa “círculo” no sentido habitual da palavra. No âmbito dos costumes religiosos e da psicologia, designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente, ou danças”... E mais "Jung usava desenhos circulares que fazia com seus pacientes, associando a mandala com o Self, o centro da personalidade como um todo. Nesse estudo também encontrei que "manda" significa essência e "la" significa conteúdo. Em diferentes tradições e culturas, as mandalas foram usadas como orientação espacial, práticas espirituais, rituais sagrados e meditação.

Quando mandalas aparecem em sonhos ou na sua trajetória de vida, elas representam beleza, integração, cura, transformação, harmonia e equilíbrio. Outros significados: círculo mágico, proteção, ponte para dimensões superiores; caminho a percorrer, busca interior, energia e movimento. Mandala é o fim e o começo; a morte e o renascimento.


No Feng Shui são ótimas para serem usadas como proteção acima da porta de entrada (do lado de dentro ou do lado de fora) ou no hall de entrada. Dentro de casa simbolizam energia de totalidade e integração, simbolizam o alinhamento interior. Você pode utilizar as mandalas em qualquer área da casa, de acordo com a sua intuição ou com as cores dessa área.



Por exemplo: No canto dos relacionamentos use mandalas com as cores rosa, branco e vermelho. No canto da família, com tons de verde e azul. No canto do sucesso, vermelho e dourado. Para prosperidade, as cores são púrpura, azul, vermelho e verde. Para espiritualidade, azul índigo e roxo. Para criatividade, mandalas coloridas (aliás esse é um dos melhores cantos para colocar uma mandala!). Para amigos, tons de cinza e branco. Para a carreira, tons de azul índigo e preto. Para o centro da casa, escolha mandalas que tenham formas quadradas e tons de terra, amarelo e laranja.

E, claro, o baguá é uma mandala!!! É um octógono que representa a harmonia entre o ser humano, a Terra e o Céu a partir de um centro que contém o símbolo yin e yang - o equilíbrio das energias do feminino e masculino!!!



Imagem da Mandala Baguá: Priscilla Brugnago
Imagem Mandala Mosaico: Jussara Moreira, imagem do blog Cris Poetto Arte
Imagens Mandalas: Mandalas.ch, Mundo das Mandalas

4 comentários:

margaret disse...

Oi Cris,
Eu adoro Feng Shui. Sempre estou lendo a respeito e na medida do possivel procuro dar um equilibrio na minha casa.
Nem sempre acerto mas bem que tento.
Obrigada pela visita e comentario.
beijos e boa semana pra vc.

Hazel disse...

Bom dia, Cris!
Tenho um prémio para ti na Casa Claridade.
Beijos!

liler disse...

Oi! Adoro mandalas, acho que são pura concentração de força, beleza, energias positivas, equilíbrio... Lindas.

CLAUDIA disse...

oi...eu comprei uma colorida tamanho pequena..puxa bem a cor amarela....eu coloquei pindurado no meu bambu mosso...que esta na minha area externa ao lado da piscina...pega sol e chuva...gostaria de saber se fiz certo....